5 Dicas para fazer um pós-adesão eficaz

por | abr 20, 2022 | Blog, Marketing, Vendas | 0 Comentários

Fazer um bom pós-adesão é indispensável para fidelizar associados. Então, se você pensa que o trabalho acabou depois de uma negociação bem sucedida, precisa rever sua postura. Afinal, investir no pós-adesão é uma oportunidade de criar um vínculo de longo prazo com o associado e garantir mais transações no futuro. 

Quem atua como consultor em associações de proteção veicular precisa de estratégias específicas para criar essa conexão com os associados. E o texto de hoje vai ajudar você a fazer isso. E então, preparado para conferir as dicas que selecionamos? 

O que é e as diferentes formas de fazer o pós-adesão

Antes de apresentar algumas estratégias de pós-adesão, é necessário compreender o que é essa etapa do processo comercial. Então, de maneira objetiva, pós-adesão diz respeito a uma série de ações que visam manter o bom relacionamento com o associado depois que uma compra é efetivada. 

Isso vai desde oferecer suporte para possíveis problemas até entrar em contato para perguntar sobre a experiência da pessoa com a aquisição do produto ou serviço. Tendo isso em mente, podemos dizer que existem duas formas básicas de trabalhar o pós-adesão:

  • ativa: quando a empresa se comunica com o associado para ouvir sua experiência, realiza ações ou cria programas para engajá-los e gerar fidelização;
  • receptiva: o associado entra em contato com o suporte para sanar dúvidas ou resolver problemas.

O pós-adesão e a fidelização de associados em sua Associação de Proteção Veicular

Conquistar a fidelização de associados é algo que você, enquanto consultor, precisa ter como um dos seus principais objetivos. Afinal, é muito mais fácil criar novas negociações com quem você já conhece e tem um bom relacionamento do que realizar captações do zero. Por isso, é tão importante investir no processo de pós-adesão. 

Por meio dele, é possível coletar dados sobre o atendimento da associação e melhorar etapas da jornada comercial, aumentando a satisfação do público. 

Além disso, com o contato correto, você consegue indicar serviços adicionais ao plano de proteção adquirido pelo associado. O que é vantajoso para todos os envolvidos. 

Também não podemos deixar de citar que um pós-adesão bem feito faz o associado sentir-se valorizado, o que contribui para o processo de fidelização, bem como melhora o posicionamento da associação perante concorrentes. 

5 dicas para um pós-adesão eficaz

Diante de tudo o que explicamos, temos certeza que você está louco para aumentar a fidelização de associados usando estratégias de pós-adesão. Bem, as dicas abaixo vão ajudá-lo.

1. Mostre interesse pelas necessidades do associado

Um bom relacionamento vai além de uma negociação de compra e venda. Então, mantenha contato com o associado para saber como ele está, o que vem achando do plano de proteção adquirido, se possui dúvidas sobre o serviço etc. 

Demonstre interesse genuíno. As pessoas vão perceber isso e se sentir valorizadas. 

2. Esteja disponível para oferecer suporte

Sempre que um associado entrar em contato com você para sanar alguma dúvida, pare para ouvi-lo. Caso esteja muito ocupado no momento, responda de forma rápida e marque um momento específico para conversarem melhor. 

O importante aqui é mostrar disponibilidade, ser simpático e dar atenção para a pessoa. Ser organizado com seus contatos vai facilitar todo o processo. Uma maneira de fazer isso é usando um bom software CRM, como o Power CRM. 

Dentro da nossa plataforma, você consegue verificar toda a jornada de compra do associado, o tipo de veículo que possui e as interações realizadas até finalizar a adesão. Essas informações o ajudam a manter-se bem informado e conversar com o associado sem parecer que esqueceu quem ele é. 

3. Cumpra suas promessas

Algumas vezes, para fechar uma negociação, os consultores ficam tentados a fazer promessas que não podem cumprir, criando falsas expectativas. 

Isso, além de ser antiético, fará com que o associado sinta-se enganado. Consequentemente, as reclamações irão aumentar no pós-adesão, gerando insatisfação e até cancelamento do serviço. 

Sendo assim, sempre seja sincero. Apresente as vantagens reais do plano de proteção veicular ofertado, bem como qualquer outro benefício que tenha autorização para negociar. 

4. Antecipe os desejos do associado

Quando você mantém contato regular com o associado, consegue coletar muitas informações sobre seus interesses e necessidades. Isso pode ser útil na hora de ofertar um serviço adicional ao plano que ele contratou, oferecer um plano diferente ou dar orientações que vão facilitar a vida da pessoa. 

Assim, o associado tem seus desejos atendidos de modo proativo, o que tende a elevar ainda mais a satisfação. 

5. Escute com atenção as possíveis reclamações

Muitos consultores ficam chateados quando precisam lidar com reclamações. Porém, por mais que isso possa ser desgastante, é preciso encarar essas situações como uma oportunidade de aprendizado. 

Então, mantenha-se neutro na hora de ouvir a queixa, tente entender a visão do associado e o que o levou a ficar insatisfeito. Em seguida, trabalhe para resolver o problema ou o direcione para alguém que tenha autoridade para tal. 

Bem, agora é com você! Coloque em prática as cinco dicas que apresentamos sobre pós-adesão e melhore o relacionamento que possui com seu público. Não se esqueça de contar com os recursos do Power CRM para isso. Aproveite e fale com o presidente da sua associação e peça para que ele entre em contato conosco. Nosso time vai explicar todos os benefícios da ferramenta para a fidelização de associados.

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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