O que é CRM e quais funcionalidades para sua associação de proteção veicular?

por | set 2, 2021 | Blog, CRM | 0 Comentários

Você sabe o que é CRM? Então imagine poder otimizar as estratégias de relacionamento com seus associados, desde sua captação até o pós-adesão? Do mesmo modo, pense em que bom seria se pudesse integrar o marketing e comercial e otimizar processos?

Espera, isso pode feito! Essas e muitas outras funcionalidades podem ser conseguidas com uma ferramenta CRM. Para saber mais, elaboramos este artigo com as principais funcionalidades da ferramenta, suas vantagens e aplicações.

O que é CRM e benefícios para associação de proteção veicular

Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, conhecido como CRM, é uma filosofia ou estratégia de gestão com foco no seu associado, nas suas preferências e hábitos de consumo visando perceber e antecipar suas necessidades.

Além disso, a ferramenta engloba as áreas comercial, marketing e atendimento da associação, o que acaba por exigir uma boa comunicação e integração entre as mesmas.

Assim, com a implementação desta estratégia, a associação sai um pouco do papel tradicionalmente exercido por ela de fornecedora de produtos e se torna uma solucionadora de problemas. Dessa forma, consegue entender que seu foco não deve estar exclusivamente em seus produtos, mas também nas soluções que este é capaz de oferecer. Assim, todo esforço aqui é voltado para aumentar a satisfação do associado e melhorar suas interações e relacionamento com sua associação de proteção veicular.

Agora que você já sabe o que é CRM, é hora de conhecer suas funcionalidades e entender como essa solução pode auxiliar com suas captações e adesões e controles diversos nos processos relacionados a associados de proteção veicular.

Ferramentas CRM

Com o avanço e desenvolvimento da tecnologia, hoje contamos com ferramentas de CRM que nos auxiliam em todos os passos deste estilo de gestão. Elas são capazes de realizar a integração das diversas áreas da associação, coletar dados, gerenciar as interações com os associados, centralizar tudo em um só local e então disponibilizar tudo isso em forma de dados e estatísticas extremamente úteis na gestão da carteira de associados e na tomada de decisões de estratégicas da associação.

Essas ferramentas são amplamente utilizadas atualmente e se mostram poderosas aliadas dos gestores, principalmente por sua praticidade e possibilidade de economia de tempo. 

Antes de mais nada, saiba que a ferramenta CRM é composta de quatro conjuntos de funcionalidade que devem ser preferencialmente utilizadas de forma integrada. Veja quais são e como elas podem auxiliar na gestão de uma associação:

1. Operacional

Relacionada diretamente ao pós-adesão, à equipe de suporte técnico e de atendimento ao cliente e ao Help Desk, é esta funcionalidade que permite armazenar e futuramente acessar os dados referentes ao seu associado. Ela permite também descobrir as falhas em seus processos ou produtos, problemas na funcionalidade dos serviços e até de conseguir sugestões de melhoria a serem desenvolvidas no futuro.

2. Analítica

Em síntese, esta funcionalidade te permite gerar relatórios e analisar os dados obtidos. Com eles, a associação consegue traçar os perfis de seus associados, segmentá-los e então oferecer experiências cada vez mais personalizadas.

3. Colaborativa

Como o próprio nome já diz, esta funcionalidade é responsável por criar a colaboração necessária entre os setores da associação, como comercial e marketing, por exemplo. Assim, permite que a informação flua de forma colaborativa e o foco se mantenha no atendimento das necessidades dos associados.

4. Estratégica

Aqui é feita uma análise de mercado, das oportunidades e ameaças do ambiente e das fraquezas e forças da associação. Determina-se então a melhor estratégia a adotar, tendo com base as três aplicações definidas anteriormente.

Vantagens da gestão e sistema CRM no segmento de proteção veicular

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é CRM e suas funcionalidades, vamos te ajudar a compreender por que é tão importante implementar esta estratégia de gestão na sua associação. Conheça algumas vantagens:

  • Ajuda com indicadores elementares como retorno sobre investimento, ou redução de custos;
  • Cria um funil comercial fácil de gerenciar e entender;
  • Possibilita que processos de marketing e comercial sejam automatizados, sem perder a personalização necessária;
  • Centraliza as informações sobre seus associados em um só lugar. Como o acesso é remoto, permite que todos da equipe os vejam em tempo real dados e estatísticas fundamentais para o bom funcionamento dos processos;
  • Permite atribuir tarefas, verificar o histórico de contatos com aquele cliente e programar lembretes automáticos;
  • Dispõe às estatísticas e dados do desempenho da equipe de maneira fácil e rápida, o que te permite gerar relatórios gerencias precisos e atualizados e também tomar decisões relacionadas a gestão da equipe comercial baseada em fatos;
  • Permite segmentar os grupos de associados por características específicas. Capacidade de analisar dados para criar ofertas personalizadas;
  • Permite o acompanhamento de resultados/desempenho das suas estratégias através de métricas objetivas, mantendo sua associação no rumo certo;
  • Personaliza as etapas do processo de adesões segundo as características de sua associação;
  • Permite documentar os motivos de perdas de adesões e aprender a evitá-los.

Compreendido o que é CRM?

Em resumo, se você tinha alguma dúvida a respeito dos benefícios da adoção do CRM para associações, agora você já sabe a resposta! Sabemos que o perfil do consumidor mudou nos últimos tempos e que hoje ele busca aquelas associações que dão maior atenção à sua experiência e satisfação.

Do mesmo modo, também sabemos que a criação de boas campanhas e estratégias de adesão de associados capazes de satisfazer tais expectativas estão intimamente relacionadas com a capacidade da sua associação de conhecer seus associados, suas preferencia e necessidades.

Com isso em mente, podemos perceber que a aderência à estratégia de gestão CRM e o trabalho de dados que uma boa ferramenta como o Power CRM pode fazer, garantem que estes objetivos estejam sempre no foco da sua atenção.

Como resultado, a filosofia CRM não só permite que você melhore seu relacionamento com seus consumidores, mas também é capaz de gerar impactos positivos na organização da sua associação, agilizando tarefas, otimizando processos e reduzindo custos.  

Outras publicações

Nota de Atualização 05.02 (Power CRM)

Nota de Atualização 05.02 (Power CRM)

Estamos empolgados em compartilhar as mais recentes melhorias em nossa plataforma, projetadas para aprimorar significativamente sua experiência de uso. Confira as atualizações: 1. Usuários: Inclusão de uma coluna para exibição do grupo de permissões. Adição de filtro...

Nota de Atualização 13.01 (Power CRM)

Nota de Atualização 13.01 (Power CRM)

Estamos empolgados em compartilhar as mais recentes melhorias em nossa plataforma, projetadas para aprimorar significativamente sua experiência de uso. Confira as atualizações: 1. Filtros e Funcionalidades Aprimoramento dos filtros: Melhorados os filtros...

Assista uma apresentação

E descubra como o Power CRM pode impulsionar o trabalho da sua equipe comercial

Não perca mais nenhuma novidade!

Inscreva-se para receber todas novidades do nosso blog.

loading...