O que é CRM e quais funcionalidades para sua associação de proteção veicular?

por | set 2, 2021 | Blog, CRM | 0 Comentários

Você sabe o que é CRM? Então imagine poder otimizar as estratégias de relacionamento com seus associados, desde sua captação até o pós-adesão? Do mesmo modo, pense em que bom seria se pudesse integrar o marketing e comercial e otimizar processos?

Espera, isso pode feito! Essas e muitas outras funcionalidades podem ser conseguidas com uma ferramenta CRM. Para saber mais, elaboramos este artigo com as principais funcionalidades da ferramenta, suas vantagens e aplicações.

O que é CRM e benefícios para associação de proteção veicular

Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, conhecido como CRM, é uma filosofia ou estratégia de gestão com foco no seu associado, nas suas preferências e hábitos de consumo visando perceber e antecipar suas necessidades.

Além disso, a ferramenta engloba as áreas comercial, marketing e atendimento da associação, o que acaba por exigir uma boa comunicação e integração entre as mesmas.

Assim, com a implementação desta estratégia, a associação sai um pouco do papel tradicionalmente exercido por ela de fornecedora de produtos e se torna uma solucionadora de problemas. Dessa forma, consegue entender que seu foco não deve estar exclusivamente em seus produtos, mas também nas soluções que este é capaz de oferecer. Assim, todo esforço aqui é voltado para aumentar a satisfação do associado e melhorar suas interações e relacionamento com sua associação de proteção veicular.

Agora que você já sabe o que é CRM, é hora de conhecer suas funcionalidades e entender como essa solução pode auxiliar com suas captações e adesões e controles diversos nos processos relacionados a associados de proteção veicular.

Ferramentas CRM

Com o avanço e desenvolvimento da tecnologia, hoje contamos com ferramentas de CRM que nos auxiliam em todos os passos deste estilo de gestão. Elas são capazes de realizar a integração das diversas áreas da associação, coletar dados, gerenciar as interações com os associados, centralizar tudo em um só local e então disponibilizar tudo isso em forma de dados e estatísticas extremamente úteis na gestão da carteira de associados e na tomada de decisões de estratégicas da associação.

Essas ferramentas são amplamente utilizadas atualmente e se mostram poderosas aliadas dos gestores, principalmente por sua praticidade e possibilidade de economia de tempo. 

Antes de mais nada, saiba que a ferramenta CRM é composta de quatro conjuntos de funcionalidade que devem ser preferencialmente utilizadas de forma integrada. Veja quais são e como elas podem auxiliar na gestão de uma associação:

1. Operacional

Relacionada diretamente ao pós-adesão, à equipe de suporte técnico e de atendimento ao cliente e ao Help Desk, é esta funcionalidade que permite armazenar e futuramente acessar os dados referentes ao seu associado. Ela permite também descobrir as falhas em seus processos ou produtos, problemas na funcionalidade dos serviços e até de conseguir sugestões de melhoria a serem desenvolvidas no futuro.

2. Analítica

Em síntese, esta funcionalidade te permite gerar relatórios e analisar os dados obtidos. Com eles, a associação consegue traçar os perfis de seus associados, segmentá-los e então oferecer experiências cada vez mais personalizadas.

3. Colaborativa

Como o próprio nome já diz, esta funcionalidade é responsável por criar a colaboração necessária entre os setores da associação, como comercial e marketing, por exemplo. Assim, permite que a informação flua de forma colaborativa e o foco se mantenha no atendimento das necessidades dos associados.

4. Estratégica

Aqui é feita uma análise de mercado, das oportunidades e ameaças do ambiente e das fraquezas e forças da associação. Determina-se então a melhor estratégia a adotar, tendo com base as três aplicações definidas anteriormente.

Vantagens da gestão e sistema CRM no segmento de proteção veicular

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é CRM e suas funcionalidades, vamos te ajudar a compreender por que é tão importante implementar esta estratégia de gestão na sua associação. Conheça algumas vantagens:

  • Ajuda com indicadores elementares como retorno sobre investimento, ou redução de custos;
  • Cria um funil comercial fácil de gerenciar e entender;
  • Possibilita que processos de marketing e comercial sejam automatizados, sem perder a personalização necessária;
  • Centraliza as informações sobre seus associados em um só lugar. Como o acesso é remoto, permite que todos da equipe os vejam em tempo real dados e estatísticas fundamentais para o bom funcionamento dos processos;
  • Permite atribuir tarefas, verificar o histórico de contatos com aquele cliente e programar lembretes automáticos;
  • Dispõe às estatísticas e dados do desempenho da equipe de maneira fácil e rápida, o que te permite gerar relatórios gerencias precisos e atualizados e também tomar decisões relacionadas a gestão da equipe comercial baseada em fatos;
  • Permite segmentar os grupos de associados por características específicas. Capacidade de analisar dados para criar ofertas personalizadas;
  • Permite o acompanhamento de resultados/desempenho das suas estratégias através de métricas objetivas, mantendo sua associação no rumo certo;
  • Personaliza as etapas do processo de adesões segundo as características de sua associação;
  • Permite documentar os motivos de perdas de adesões e aprender a evitá-los.

Compreendido o que é CRM?

Em resumo, se você tinha alguma dúvida a respeito dos benefícios da adoção do CRM para associações, agora você já sabe a resposta! Sabemos que o perfil do consumidor mudou nos últimos tempos e que hoje ele busca aquelas associações que dão maior atenção à sua experiência e satisfação.

Do mesmo modo, também sabemos que a criação de boas campanhas e estratégias de adesão de associados capazes de satisfazer tais expectativas estão intimamente relacionadas com a capacidade da sua associação de conhecer seus associados, suas preferencia e necessidades.

Com isso em mente, podemos perceber que a aderência à estratégia de gestão CRM e o trabalho de dados que uma boa ferramenta como o Power CRM pode fazer, garantem que estes objetivos estejam sempre no foco da sua atenção.

Como resultado, a filosofia CRM não só permite que você melhore seu relacionamento com seus consumidores, mas também é capaz de gerar impactos positivos na organização da sua associação, agilizando tarefas, otimizando processos e reduzindo custos.  

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/marina/" target="_self">Marina Ditta</a>

Marina Ditta

Engenheira aeronáutica com ênfase em gestão da qualidade e redatora do Power CRM.

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