Você quer melhorar sua performance na captação de novos associados e alcançar maior retorno financeiro? A Programação Neurolinguística ou PNL pode ajudá-lo a atingir esses objetivos.
Utilizando técnicas específicas de comunicação, psicologia e persuasão, a PNL é uma abordagem que faz com que você consiga se relacionar melhor com as pessoas. Como consequência, é possível fechar negócios com maior efetividade.
Neste post, vamos explicar um pouco melhor como funcionam as técnicas de PNL e dar dicas para utilizá-las cotidianamente na sua associação. Acompanhe!
Programação Neurolinguística: o que é e para que serve
O conceito de Programação Neurolinguística foi criado por dois professores da Universidades da Califórnia, chamados Richard Blander e John Grinder.
Essa abordagem utiliza técnicas da Psicologia e da Linguística para melhorar questões relacionadas à comunicação e ao desenvolvimento pessoal. Para isso, divide as pessoas em três grandes grupos: visuais, auditivas e sinestésicas. Dependendo da categoria onde se encontrem, os indivíduos respondem de forma específica a determinados estímulos.
Sendo assim, você, ao saber disso, pode criar mensagens específicas para cada perfil de interlocutor e chamar a atenção de quem lhe escuta com mais efetividade.
A compreensão de todos esses processos fez surgir o PNL para vendas, que nada mais é do que a aplicação das técnicas de Programação Neurolinguística pelo time comercial. O objetivo aqui é aumentar o número de negociações finalizadas e conseguir mais clientes para a empresa.
Com o uso das técnicas de PNL para vendas, os vendedores conseguem se comunicar melhor com consumidores, entender suas necessidades e, assim, finalizar acordos com mais agilidade.
Dicas de como usar a Programação Neurolinguística para captar mais associados
Se você atua como consultor em uma associação, com certeza quer otimizar seu trabalho, captar cada vez mais associados e ganhar mais dinheiro. Certo? Então, veja como utilizar corretamente as técnicas de PNL.
1. Identifique o perfil do potencial associado
Pessoas visuais gostam de analisar informações por meio de imagens, gráficos e outros recursos do gênero. Pessoas sinestésicas querem testar um serviço antes de realizar a compra, e aquelas que são auditivas gostam de conversar e buscam explicações claras para suas dúvidas.
Portanto, identifique em qual dos casos o potencial associado se encontra. A partir daí, use abordagens que o ajude a tomar decisões mais rápidas.
2. Ofereça o que a pessoa precisa
Entenda qual a real necessidade do lead com quem está negociando. Então, ofereça as soluções que vão resolver essa dor. Isso será muito mais eficiente do que tentar oferecer todos os serviços que sua associação possui, mas que não farão nenhuma diferença na vida da pessoa.
3. Seja flexível na sua abordagem
Fique atento aos questionamentos do potencial associado, às barreiras levantadas por ele na hora da negociação e ajuste a abordagem de acordo com isso. Afinal, cada pessoa é única, e você construirá relações muitos mais sólidas ao levar essa questão em conta.
4. Use a técnica de Rapport com o possível associado
A técnica de Rapport é importante para construir uma boa interação com o lead com quem está negociando. Ela funciona ancorada em quatro pilares:
- respeito;
- reconhecimento;
- reafirmação;
- responsabilidade.
A ideia é ser empático com a pessoa que está do outro lado, criando uma sensação de confiança com a mesma. Para fazer isso, você realiza ajustes de postura, tom de voz, movimentos corporais etc. para que se assemelhem ao do seu interlocutor. Bem como escuta tudo o que outro diz com atenção.
5. Utilize a técnica Swish para trabalhar seus próprios pensamentos e comportamentos
Swish é uma técnica que tem o objetivo de redirecionar pensamentos e comportamentos negativos para outros mais positivos. Por meio dela, você consegue trabalhar autoconfiança e se posicionar melhor diante de dificuldades.
Sendo assim, quando um pensamento do tipo “não consigo fazer novas captações” surgir em sua mente, ajuste-o para algo como “estou tendo dificuldades para realizar novas captações, preciso mudar de estratégia”. Esse simples ajuste é um exemplo de Swish.
Vantagens de utilizar as técnicas PNL na sua associação de proteção veicular
Agora você entende um pouco melhor como funciona a Programação Neurolinguística e pode utilizá-la na associação de proteção veicular onde atua. Mas, quais as vantagens de fazer isto?
Maior autoconfiança nas negociações
As técnicas de PNL levam muito em conta o autoconhecimento. E, quanto melhor você entender a si mesmo (vendo seus talentos e limitações), mais fácil se torna interagir com o outro. Isso tende a deixá-lo mais confiante nas negociações e, como consequência, as captações aumentam.
Criação de vínculos reais com potenciais associados
Por meio das técnicas PNL, você usa estratégias específicas para interagir com os potenciais associados. Elas levam em conta padrões de comportamento, tanto do próprio consultor quanto da pessoa com quem ele está conversando. Isso ajuda a criar relações positivas e empáticas.
Facilidade para resolver problemas e conflitos
Ao se comunicar melhor e compreender mais a si mesmo, fica mais simples resolver os conflitos e problemas que surgem pela frente.
Bem, agora é com você! Coloque em prática tudo o que explicamos ao longo deste texto e aproveite todos os benefícios da Programação Neurolinguística.
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