Otimize sua experiência: 4 dicas de como agilizar seu processo de captação de novos associados

por | jun 8, 2022 | Blog, Marketing, Vendas | 0 Comentários

Quer melhorar seu processo de captação de associados, fechar mais negociações e, consequentemente, receber maiores valores em comissões? Ao longo do texto de hoje, vamos ajudá-lo a atingir tais objetivos. Para isso, selecionamos dicas incríveis para você otimizar as atividades de captação que realiza diariamente. 

O melhor é que esse processo não exige grandes mudanças, basta realizar ajustes nos recursos aos quais você já tem acesso diariamente. 

E então, preparado para alcançar mais pessoas interessadas nos serviços da sua Associação de Proteção Veicular? Acompanhe este texto até o final. 

O que pode afetar o processo de captação de associados?

Para realizar um bom processo de captação de associados, você precisa ter planejamento. Afinal, tal atividade é impactada por muitas variáveis. 

De maneira prática, uma abordagem mal feita ou na hora errada, por exemplo, pode afastar potenciais interessados no seu serviço. A falta de nutrição dos leads também é outro ponto de impacto, que pode aumentar ou fazer suas captações diminuírem. 

Um fator que também merece destaque é o uso do funil comercial. Se você não souber utilizar essa estratégia, será difícil compreender em que fase seus leads estão. Como consequência, fica complicado fazê-los avançar na jornada de compra. 

4 dicas para otimizar seu processo de captação 

Depois de compreender o que pode afetar o processo de captação de associados, chegou a hora de otimizar suas ações. Abaixo estão dicas extremamente úteis e que você consegue colocar em prática a partir de hoje.

1. Conheça a fundo o perfil do público que usa os serviços da sua associação

Você já prospectou pessoas que não lhe deram nenhum retorno? Ou então pessoas que até adquiriram um plano de proteção, mas cancelaram o serviço depois de pouco tempo? 

Um dos motivos para que estas situações ocorram é que os indivíduos selecionados não têm o perfil certo para a sua Associação de Proteção Veicular. 

Então, para evitar desperdício de tempo e otimizar o processo de captação, conheça o perfil do seu público. Você pode fazer isso analisando as características das pessoas que já são associadas. Verifique, por exemplo:

  • renda média;
  • tipos de veículo que possuem;
  • se atuam como táxi/Uber ou utilizam os carros para uso particular;
  • idade média;
  • gênero;
  • como preferem ser contatados etc. 

De posse dessas informações, você consegue filtrar melhor seus próximos contatos. Ou seja, direcionar esforços para atingir pessoas que realmente sejam potenciais associados.  

2. Use diferentes estratégias de prospecção

O marketing dispõe de diferentes técnicas que ajudam a atrair pessoas para o seu negócio. Sendo assim, aproveite essa variedade:

  • escolha ações de prospecção ativa (falaremos mais sobre isso no final do texto);
  • invista na produção de conteúdos sobre proteção veicular para atrair a atenção do lead;
  • ofereça descontos especiais;
  • invista em recompensas digitais (temos um post completo sobre isso aqui no blog);
  • faça anúncios, seja em jornais, revistas ou na internet. 

Estas são apenas algumas sugestões de estratégias que você pode colocar em prática. 

Caso sua associação trabalhe como o software Power CRM, outra ótima oportunidade de prospecção é por meio dos chamados powerlinks. Eles são links, vinculados a cada consultor, e que levam o lead até uma página onde ele pode saber mais sobre os planos de proteção e realizar uma cotação online.

O melhor é que você consegue divulgar os powerlinks em diversas plataformas e também em meios físicos. Afinal, ele gera um QR-Code que é possível imprimir e vincular a uma imagem, panfleto etc. 

3. Converse com seus atuais associados e peça indicações 

Entre em contato com seus atuais associados e pergunte se eles podem indicar outras pessoas que também tenham interesse em um plano de proteção veicular. 

A partir daí, basta conversar com esses novos indivíduos, apresentar sua associação e informar que conseguiu os dados de contato por meio da indicação do amigo X, que já usa o plano que você está oferecendo. Isto tende a gerar maior abertura e confiabilidade para seguir com o processo de negociação.  

4. Não tenha medo de usar a internet

A internet é um espaço perfeito para captar potenciais associados de forma rápida e com baixo custo. Portanto, não tenha medo de usar o meio digital. Você pode começar aos poucos. 

Um bom primeiro passo é criar um perfil nas redes sociais (Facebook e Instagram, principalmente) e divulgar seus serviços por lá. Assim, mais pessoas poderão encontrá-lo. Você pode, por exemplo, divulgar os powerlinks que comentamos no tópico acima por nesses ambientes. 

Outra iniciativa bem bacana é investir em um pequeno site para melhorar o processo de captação de associados. Hoje há várias formas de fazer isso de modo gratuito, usando plataformas como Wix, WordPress e Google Sites. 

Apostando na prospecção ativa

Para finalizar o conteúdo de hoje, vamos falar um pouco sobre prospecção ativa

O termo diz respeito às estratégias que envolvem o contato direto com pessoas, com o objetivo de verificar se alguma delas está interessada no serviço que você oferta.

Sendo assim, em vez de colocar um anúncio e esperar as ligações chegarem, por exemplo, você dá o primeiro passo na interação com o usuário.  

De forma prática, imagine que conseguiu o contato de alguns potenciais associados ao oferecer um grande desconto de adesão para quem fornecesse telefone e email em um site. A partir daí, você liga para cada usuário da lista e começa o processo de negociação. 

No cotidiano, o ideal é unir esforços de prospecção ativa e passiva. Assim, fica mais fácil gerenciar as atividades, bem como ter um retorno leads positivo. Esperamos que você tenha gostado do conteúdo de hoje. E, caso queira otimizar ainda mais sua experiência de prospecção, utilize o Power CRM. Converse com o presidente da sua associação e peça para que entre em contato conosco. Nosso time vai passar todas as informações necessárias sobre a ferramenta.

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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