Sabe aquela sensação de que você conhece uma pessoa mesmo no primeiro contato? Ou a sensação de que a conversa pareceu durar apenas alguns minutos, mesmo que tenha sido horas? Algumas técnicas de Rapport podem ajudar você a construir esse tipo de relação com seus novos associados.
Essa é uma estratégia muito importante na jornada do consumidor, especialmente porque o público de hoje não é mais o mesmo de alguns anos atrás. Atualmente, as pessoas se sentem melhor em fechar negócio quando estão conectadas com quem está lhe oferecendo algo.
E foi pensando justamente nisso que preparamos este artigo. Abaixo você vai entender o que são as técnicas de Rapport, como ela pode ajudar sua associação a conquistar novos associados e como aplicá-la na prática. Vem conferir!
O são técnicas de Rapport e por que elas são importantes?
Rapport é uma derivação da palavra francesa rapporter e significa “relatar ou trazer de volta”. Esse é um conceito bastante usado na captação de novos associados com o intuito de criar uma ligação através de uma comunicação empática e harmônica.
O tom de voz, uma imitação de gestos, estilos e ideias parecidas entre duas pessoas podem tornar a conversa mais harmônica. Isso permite que os interlocutores compreendam as dores, gerando empatia e fazendo com que o associado esteja mais aberto a receber informações.
Com essa abertura, as chances de uma negociação ser bem-sucedida aumentam, uma vez que a conversa será mais afetiva, ao invés de ser apenas ligada na ideia de compra e venda.
As vantagens de trabalhar a empatia no atendimento
Agora que você já entendeu o que são as técnicas de Rapport, vamos explicar quais as vantagens de trabalhar a empatia no atendimento.
Antes de mais nada, você sabe o que significa empatia? Basicamente, empatia é quando você se coloca no lugar do outro. É a habilidade de perceber o outro, sem que ele precise dizer algo sobre sua situação afetiva ou emocional.
Ter empatia significa compreender uma situação que não é sua. É compreender como seria se fosse você passando por determinado momento. E a empatia no atendimento ao associado oferece inúmeras vantagens para o seu negócio, entre as principais estão:
- entender melhor as pessoas: quando entendemos melhor o outro, podemos apoiá-lo com clareza;
- observar coisas que os associados nem sempre dizem: por muitas vezes, o associado não consegue explicar seus sentimentos e necessidades. Com empatia, você consegue entendê-lo;
- solucionar os problemas de maneira afetiva: quando você identifica o que o associado não comenta, pode abordá-lo e fazê-lo se sentir ouvido, um começo importante para uma negociação;
- conquistar a confiança do associado: por vezes, o atendimento pode ser bem estressante. Com a empatia, o associado fica mais suscetível a confiar em você e entender seu ponto de vista.
5 técnicas de Rapport para colocar em prática
Já deu para perceber que a empatia no atendimento é importante, concorda? Mas, como colocar em prática as técnicas de Rapport? Abaixo separamos algumas estratégias para você aplicar no seu dia a dia.
Sorrir
Essa é a chave universal do Rapport. O sorriso é capaz de desarmar um associado, fazendo com que grandes problemas sejam fáceis de serem solucionados. Pode ser uma conversa ao vivo ou até mesmo por telefone ou vídeo, é possível perceber quando a pessoa está sorrindo. É gratuito e traz grandes resultados!
Espelhamento
Essa é a técnica mais famosa do Rapport. Consiste em imitar a linguagem corporal do interlocutor com o objetivo de gerar empatia. É possível imitar os gestos, expressões corporais e posturas.
Apenas tome cuidado para não ser forçado, combinado? Comece o espelhamento de maneira gradual, para que o associado não ache que você está debochando dele.
Trate o outro pelo nome
Parece uma técnica irrelevante, mas todo mundo gosta de ser tratado pelo nome, especialmente se não vemos a pessoa com muita frequência. Demonstra cuidado, cordialidade e faz a pessoa se sentir importante. Experimente, você vai ver como vai fazer uma grande diferença.
Contato visual
Essa também é uma das técnicas de Rapport mais usadas. Não tem nada mais chato do que conversar com uma pessoa que não olha nos olhos, concorda? Essa atitude demonstra insegurança, falta de atenção e de compromisso.
O contato visual é uma maneira de realizar a comunicação, além da fala. Apenas tome cuidado para não ficar encarando a outra pessoa para não deixá-la constrangida. Faça de forma natural e use em momentos que você considera mais importantes.
Ter paciência
Em qualquer situação da nossa vida, precisamos ser tolerantes, e isso vale especialmente se você deseja atingir um grande resultado. Por isso, trabalhe sua ansiedade e saiba ouvir. Quando alguém fala, é porque quer ser escutado.
Agora você já sabe como as técnicas de Rapport podem ser fundamentais para captar novos associados. Utilize as dicas no dia a dia e aumente o número de captações.
Lembre-se também que você pode contar com as funcionalidades do Power CRM, uma ferramenta criada especialmente para as associações de proteção veicular, para melhorar seu processo de captação.
Sendo assim, converse com o seu presidente e peça para ele entrar em contato conosco e saber mais detalhes sobre as soluções que oferecemos.