Você já ouviu falar em prova social? Sabia que ela é um dos recursos mais efetivos quando o assunto é captação e conversão de leads?
Se a sua resposta foi não para uma dessas perguntas, ou até mesmo para ambas, não precisa se preocupar. Apesar de importante, esse não é um conceito tão famoso quanto o marketing digital e o marketing de conteúdo, por exemplo.
Por isso, neste artigo, nós apresentaremos mais detalhes a respeito do que se trata a prova social, o por que de ser importante para a sua associação e como ela pode lhe ajudar a conquistar mais associados!
Aproveite e boa leitura!
O que é prova social e por que é importante para sua Associação
Sabe aquele momento em que está navegando pela internet e se depara com o depoimento de um especialista no setor em que atua ou respeita?
Esse depoimento pode falar sobre qualquer assunto dentro da área, podendo abordar desde as tendências até aquilo que já está consolidado. Pois bem, essa declaração dessa figura renomada é uma prova social.
No entanto, a prova não se limita apenas a figuras físicas. Quando o negócio gigante em sua área de atuação passa a utilizar uma determinada ferramenta e divulga a sua opinião sobre essa ferramenta publicamente, isso também pode ser considerado prova social.
Essencialmente, a essa “prova” trata-se de utilizar da influência – sua ou de terceiros, ao depender do seu tamanho – para exercer uma mudança de comportamento no seu público. Ou seja, trata-se de usar uma imagem para influenciar as pessoas a tomarem uma atitude.
Em termos de definição, pode-se dizer que a prova é um fenômeno psicológico onde as pessoas assumem ações na tentativa de refletir o comportamento correta em uma determinada situação em que viram alguém falar ou fazer algo a respeito.
Colando de maneira mais direta, ela é a noção de que “já que outros estão fazendo, eu deveria estar fazendo também”.
Por que a prova social é importante para a marca
Esse é um recurso muito interessante quando falamos do aspecto do mercado. Afinal, aqui, as pessoas não são capazes de determinar qual o modo apropriado de se comportar.
No mundo dos negócios, essa é uma oportunidade onde o seu possível associado não tem conhecimento suficiente sobre uma determinada solução, mesmo que esteja disposto a adquiri-la.
Neste contexto, é possível que o lead pré-suponha que outros a seu redor tenham mais conhecimento do que ele. E é aqui em que a prova social entra.
Se, enquanto pesquisa, ele vê que, em seu site, um CEO famoso da área comentou a respeito da solução que você criou, o lead assumirá que, devido a esse comentário, o seu produto ou serviço deve ser realmente bom.
Com isso, suas chances de transformar o associado em alguém engajado com a marca aumenta significativamente.
Como a prova social ajuda na captação e conversão de leads
Para conseguir uma captação e qualificação de leads de sucesso, a prova social é fundamental. Ela não agrega apenas valor, mas também reconhecimento para a sua marca.
Ela, sozinha, é o suficiente para convencer uma pessoa a comprar a sua solução, simplesmente por que o comprador admira alguém que falou a respeito da sua mercado.
Além disso, se essa figura que falou bem a respeito do seu produto ou serviço manter sua imagem anexada a ela, isso parecerá, perante os olhos do público que o acompanha, que a sua solução pode não ser a melhor, mas é a que esse indivíduo reconhecido prefere.
Influencer marketing e prova social
Dentre todas as maneiras de utilizar a prova junto a uma estratégia de marketing digital, nenhuma fica tão visível quanto no caso do marketing de influenciadores.
Aqui, o influenciador fala, tira fotos e dá declarações abertamente para seu público a respeito do seu produto. Logo, pessoas que consomem o conteúdo de tal influencer passarão a olhar para a sua solução como algo em potencial.
Essa é uma combinação de sucesso, e que mesmo que já venha sendo utilizada a alguns anos, vem tomando cada vez mais força no ambiente digital.
6 tipos de prova social para usar na sua Associação
Na sua associação, você pode optar por alguns tipos diferentes de provas sociais, e nem todas elas precisam ser diretamente ligadas a alguém famoso. Esses tipos são:
- Cases de sucesso;
- Depoimentos;
- Avaliações;
- Redes sociais;
- Dados e números fornecidos.
- Ícones confiáveis.
Elas são de simples implementação, mas com alto poder de convencimento, visto que, quando um lead se depara com alguma delas, suas chances de permanecer consumindo o conteúdo de uma determinada marca são maiores.
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Agora que sabe a importância das provas sociais e como elas são eficazes para gerar mais atração e qualificação de leads, é hora de saber como obter as suas próprias!
E nesse quesito, o Power CRM está pronto para te ajudar! Contado com relatórios com dados detalhados, você será capaz de fazer pesquisas para fornecer números ou ainda obter depoimentos de associados já engajados na marca!
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