Um mapa de empatia é fundamental para que se possa fazer uma prospecção comercial. Mas, apesar de sua importância, poucos realmente entendem do que se trata essa ferramenta.
O que pode acabar se tornando um problema. Veja, essa espécie de mapa oferece informações cruciais para o negócio, que possibilita a tomada de decisões e definições de metas reais e mais assertivas.
Quer saber tudo a respeito do mapa de empatia e porque ele é necessário para a sua associação? Então continue acompanhando o artigo e boa leitura!
O que é o mapa da empatia?
Alguma vez, você já deve ter ouvido a frase “o mundo precisa de mais empatia”, referindo-se a clara desumanidade que se apresenta em certos eventos, comumente abordados em notícias trágicas.
Empatia é um sentimento que descreve a habilidade de compreender o estado emocional do outro ao colocar-se no lugar dele. Ele permite ver situações sob perspectivas diferentes e entender as razões pelas quais indivíduos agem de uma determinada forma.
“Ok. Mas qual a ligação disso com o mundo dos negócios e por que é importante para minha associação?”
Imagine retirar esses sentimentos do plano abstrato e colocá-los sobre o papel, dividindo-os em categorias como dores, necessidades e sentimentos. Pode imaginar essa divisão em blocos ou cores, se desejar.
O mapa da empatia é justamente a divisão dessas categorias. Ao levantar questionamentos sobre as possíveis dores do público, é possível observar diversos detalhes a respeito do mesmo. Detalhes estes que revelam informações úteis e determinantes para o estratégico de um negócio.
Ao detalhar a personalidade de seus leads, você consegue alinhar a sua solução com os interesses do seu público-alvo. Ou seja, é possível direcionar seu serviço para quem realmente pode se interessar por ele.
Como tal ferramenta ajuda na prospecção comercial da sua Associação?
Quando você passa a entender melhor os seus leads, também é possível compreender como as suas soluções impactam em suas vidas. Mas não apenas isso.
As informações obtidas através do mapa permitem criar uma prospecção comercial mais condizente com a realidade do seu negócio.
Isso é possível por que agora você possui uma visão mais ampla a respeito do público, sendo capaz de entender suas dores, o que vai te ajudar a tornar a sua solução cada vez mais alinhada com os interesses dos seus leads.
Assim, será possível transformar o seu produto ou serviço em algo que realmente se comunica com o público.
Isso o permitirá trabalhar em campanhas e anúncios de maneira mais assertiva, aumentando a velocidade de expansão da marca.
Com os dados obtidos após todos esses processos, fazer previsões futuras do negócio será mais fácil, lhe dando a oportunidade perfeita para descobrir meios efetivos de alcançar as metas que deseja.
Dicas para montar o mapa da empatia do seu associado
Montar um mapa de empatia pode parecer simples, mas não é bem assim.
Você precisará responder algumas perguntas enquanto cria essa ferramenta. Mas, é claro, que, para isso, será preciso criar uma persona.
Personas, caso não saiba, são personagens fictícios construídos com base na etnografia de pessoas reais. Possuindo características psicológicas, esses personagens são capazes de exemplificar perfeitamente um determinado grupo com qualidades e comportamentos parecidos.
Para criá-lo, você precisará de uma audiência mínima. Por isso é tão importante construir uma base de dados, mesmo que ela seja pequena.
Com isso em mãos, responda as seguintes perguntas para criar o seu mapa da empatia:
O que vê
No quadro de “ o que vê” você deve falar dos estímulos visuais que sua persona recebe. Responda esses questionamentos:
- Como é o mundo em que a persona vive?
- Como são os amigos da persona?
- O que é mais comum em seu cotidiano?
O que ouve?
Aqui, pense o seu personagem fictício escuta não apenas no sentido sonoro, de músicas ou conversas, mas também nas influências que recebe e de quais fontes vem essas influências.
Tente responder essas perguntas:
- Quais pessoas e ideias influenciam a persona?
- Quem são seus ídolos?
- Quais suas marcas favoritas?
- QUais os produtos de comunicação que ele consome?
O que a persona pensa e sente?
Esse quadro tratam-se das ideias que seu produto ou serviço desperta na mente dos consumidores.
- Como a persona se sente em relação ao mundo?
- Quais seriam as suas preocupações?
- Quais os seus sonhos e ambições?
O que esse personagem fala e faz?
Esse campo diz respeito ao consumo do produto ou serviço a partir do momento em que a persona toma a decisão de comprá-lo. Responder essas perguntas pode lhe ajudar:
- Sobre o que seu personagem costuma falar?
- Ao mesmo tempo, como é sua forma de agir?
- Quais hobbies ele possui?
Quais suas dores
Este campo corresponde às dúvidas e obstáculos que o seu público precisa superar ao consumir a sua solução. Reponda:
- Do que sua persona tem medo?
- Quais são as frustações do seu personagem?
- QUe obstáculos ele precisa ultrapassar para conseguir o que deseja?
Quais suas necessidades
Por fim, o último campo trata do que você pode colocar em prática para surpreender o seu público alvo, lhe mostrando novas possibilidades. Questione-se sobre:
- O que é sucesso para sua persona?
- Onde ela deseja chegar?
- O que acabaria com seus problemas?
Crie personas mais facilmente com o Power CRM
Agora que já sabe como abordar a sua persona e como criar o mapa de empatia dela, é hora de contar com ferramentas que facilitam na criação do seu personagem fictício.
E é justamente para isso que você pode contar com o Power CRM. Através desse recurso, você poderá reunir sua base de dados e desenvolver personas assertivas, que realmente refletem o seu público, além de contar com outras funções que auxiliaram na tomada de decisões da associação!
E ai? Quer trabalhar com o Power? Então fale com o presidente de sua associação hoje mesmo para que ele entre em contato com nossa equipe e garanta essa ferramenta para o seu negócio!