A proteção veicular se tornou uma potencial alternativa para atender quem precisa proteger seu veículo e quer opções mais acessíveis.
Para atender essa demanda, surgiu no mercado o segmento de associação de proteção veicular.
Segmento, aliás, que cresce a cada ano. Como resultado, já são mais de 2.300 associações de proteção veicular no Brasil, segundo o Grupo Hinova. Este número compreende associações com base única e também associações que possuem mais de uma base.
Os números impressionam e a tendência é só crescer. No entanto, para que uma associação seja bem-sucedida, ela precisa crescer. Isso acontece pelo aumento do número de associados.
Mas e como fazer esse número crescer? Captando associados! E é exatamente esta abordagem que queremos fazer.
Dessa forma, nosso objetivo é auxiliar o gestor comercial sobre como preparar sua equipe para fazer a captação de mais associados.
Então, para possibilitar isso, relacionamos algumas dicas imbatíveis para você! Continue a leitura e saiba mais.
Como associações de proteção veicular podem captar mais associados?
Antes de mais nada, vamos reforçar conceitos importantes sobre a natureza do negócio. Na sequência, você terá dicas valiosas sobre como captar associados.
O que é uma Associação de proteção veicular?
Associação de proteção veicular é uma organização em forma de associação que oferece o serviço de proteção veicular com custo mais acessível. Em outras palavras, seus associados contribuem com valores que são usados para dividir custos de eventos em seus veículos, de forma ágil e sem burocracias desnecessárias.
5 dicas sobre Como Captar associados em Associações de Proteção Veicular
1. Aposte no marketing digital
Por meio do marketing digital é que sua associação de proteção veicular se comunicará diretamente com seus associados, de forma personalizada e na hora certa.
Dessa forma, o marketing digital é uma maneira de fortalecer a sua marca e dar visibilidade online. Por meio de suas ferramentas, é possível chegar a associados em potencial: e-mail marketing, redes sociais, sites e blogs, por exemplo.
Sendo assim, por meio do marketing digital é possível:
- Entender melhor o seu público;
- Captar associados;
- Fidelizar associados;
- Gerar oportunidades;
- Receber feedbacks.
2. Use ferramentas digitais
O uso de ferramentas digitais é fundamental para uma equipe comercial. Um CRM é um exemplo. Trata-se de um software que faz a gestão do relacionamento da associação com seus associados.
Em síntese, por meio desse tipo de recurso é possível fazer e acompanhar todo o processo comercial, desde a solicitação de cotação até a concretização da adesão do associado. Como resultado, se tem tudo automatizado e com o fechamento de adesões 100% online.
Para que se tenha ideia, esse tipo de software permite que o gestor acompanhe as negociações de cada consultor e que, a cada fechamento, pague as comissões automaticamente (dentre muitas outras funcionalidades).
Além disso, o associado também recebe as cotações online e pode, inclusive, selecionar os opcionais que deseja e reformular a cotação.
3. Marque presença nas redes sociais
As redes sociais dão bastante visibilidade e alcançam vários tipos de públicos. Sendo assim, com o tipo certo de estratégia, se consegue educar o público e direcioná-lo a ações importantes, como clicar em um link para solicitar uma cotação.
Do mesmo modo, parte da estratégia é também criar o conteúdo apropriado a cada tipo de público de cada rede social.
4. Ofereça conteúdo relevante
Um blog é uma forma de oferecer conteúdo que o público consome, atraindo tráfego orgânico.
No entanto, é preciso oferecer um conteúdo rico, que responda às dúvidas dos associados e que indique caminhos para resolver seus problemas.
5. Tenha um perfil no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma estratégia que permite que sua associação se conecte a potenciais associados que estão próximos geograficamente.
Ele reforça o conceito de marketing local e dá informações importantes, como endereço, telefone, horário de funcionamento, site etc. Além disso, pode receber avaliações de associados.
5 dicas para aumentar o número de associados
1. Alie o marketing digital ao marketing tradicional
Usar o marketing tradicional para divulgar o digital é uma excelente tática para aumentar as captações da sua associação de proteção veicular.
Você pode, por exemplo, adicionar um QR Code direcionando para seu link de cotação ou site em folhetos, publicidade em revistas ou até mesmo nas listas de negócios de bairros.
2. Aproveite todas as funcionalidades da ferramenta CRM
Um bom CRM tem funcionalidades que são úteis para divulgação, com a finalidade de obter mais vendas para a associação.
Um exemplo são os hotlinks, que podem ser utilizados tanto pela associação quanto pelos associados. Esses hotlinks — que contêm uma solicitação de cotação — podem ser divulgados em canais como redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, assim como em postagens de blog.
3. Use gatilhos mentais
Gatilhos mentais são fundamentais quando se trata de captação. A equipe comercial deve saber como e quais os melhores momentos para utilizá-los.
Um exemplo de gatilho mental é quando é enviada uma cotação e nela aparece descrito o prazo de validade da oferta — um gatilho de urgência.
Isso direciona a uma tomada de decisão mais rápida, afinal, se não aproveitar aquela oferta até determinada data, o valor pode alterar.
4. Marque presença em eventos locais
Ter um stand (ou qualquer espaço) em uma feira local — que pode ser de automóveis ou não — é uma boa maneira de divulgar a associação e de conquistar mais associados .
5. Aposte em parcerias
Fazer parcerias com postos de gasolina, borracharias, lava-jatos e outros locais onde há movimentação de veículos também é uma opção de aumentar o número de associados.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo sobre a captação de associados para a associação de proteção veicular e que seja útil para ajudar sua equipe comercial.