Co-marketing: busque parceiros no online e no offline para divulgar e conquistar novos leads

por | jul 29, 2022 | Blog, Marketing | 0 Comentários

Você quer otimizar o seu trabalho, conquistar novos leads e ter maior retorno financeiro com suas atividades diárias? Então, vale a pena apostar no co-marketing, uma estratégia focada em ações colaborativas. Caso nunca tenha ouvido falar nessa expressão, acompanhe o conteúdo de hoje. 

Ao longo dos próximos tópicos, vamos explicar o que é co-marketing e como você pode fazer uso dessa técnica. Boa leitura!

O que é co-marketing e por que esta é uma boa estratégia

Co-marketing é o mesmo que marketing de parceria ou marketing compartilhado. Ele ocorre quando dois negócios ou pessoas, que possuem o mesmo público-alvo, se unem para realizar alguma ação. 

Aqui o foco está na ajuda mútua. Afinal, esforços em conjunto têm um alcance maior do que aqueles realizados individualmente. Desse modo, você consegue divulgar seus serviços para uma quantidade maior de pessoas sem grandes esforços. 

Entretanto, lembre-se que é importante que o seu parceiro compartilhe o mesmo público que você. Assim, as ações de divulgação beneficiam todos os envolvidos.

Como usar o co-marketing e conquistar novos leads

Para que o co-marketing funcione e você consiga, de fato, conquistar novos leads, é necessário observar algumas questões:

Escolha um bom parceiro 

Como mencionamos no tópico anterior, você deve escolher parceiros que compartilhem o mesmo público-alvo que o seu. Porém, outros pontos também devem ser levados em conta. São eles:

  • autoridade de mercado;
  • expertise;
  • qualidade de conteúdo; 
  • serviços ou produtos que complementem o serviço de proteção veicular que você oferece, mas que não sejam concorrentes diretos. 

Tendo isso em mente, algumas parcerias interessantes seriam com:

  • pessoas que fazem conteúdo para a internet sobre carros e motos;
  • oficinas mecânicas;
  • lojas de artigos automotivos;
  • empresas que realizam limpeza de carro etc. 

Planeje as atividades

Antes de colocar o co-marketing em prática, você precisa definir quais ações vai fazer e como elas serão compartilhadas com seu parceiro. Para isto, é importante marcar uma reunião com todos os envolvidos. Pode até ser um pouco complicado conciliar a agenda dos participantes, mas nada que um bom planejamento não resolva. 

Durante a reunião, definam qual será o período da parceria, quais atividades cada um vai realizar, quais os possíveis gastos envolvidos etc. 

Algumas ações simples de se realizar, mas bastante eficientes são: 

  • guest post: publicar artigos nos blogs dos parceiros; 
  • e-book: fazer um e-book com informações relevantes sobre o setor automobilístico e divulgar nas suas páginas e nas do seu parceiro;
  • webinar: gravar uma apresentação completa junto com seu parceiro sobre algum tema relevante para o público-alvo e publicar no YouTube ou nas redes sociais;
  • podcast: caso você não queira gravar algo visual, vale a pena investir nos podcasts e produzir um conteúdo em formato de debate com seu parceiro de co-marketing

Foque na relação ganha-ganha 

Uma parceria de sucesso precisa garantir vantagens para todos os envolvidos. Sendo assim, na hora de desenvolver a estratégia de co-marketing, converse bastante com seus parceiros. Assim, cada um pode deixar claro o que espera dessa oportunidade de cooperação, evitando frustrações futuras.

Facilite o trabalho do seu parceiro 

Ao convidar uma pessoa ou uma empresa para fazer parceria, facilite ao máximo esse processo para ela. Ou seja, programe as atividades com antecedência, apresente as vantagens que seu parceiro terá e evite criar ações complicadas para o outro lado colocar em prática. 

A ideia da parceria é sua. Deste modo, você deve apresentá-la da forma mais interessante e menos complicada possível. Isto vai aumentar bastante as chances de sucesso e adesão. 

Funcionalidades do Power CRM que também ajudam na conquista de leads

Como deu para perceber, o co-marketing é ótimo para conquistar novos leads. Porém, além dessa estratégia, você pode investir em ferramentas que auxiliam no processo de captação. E aqui entra o Power CRM, um programa desenvolvido especialmente para associações de proteção veicular. 

Dentro do Power, você tem acesso a várias funcionalidades especiais. Entre elas, podemos destacar:

  • powerlinks: links personalizados para cada consultor divulgar nas redes sociais ou e QRCodes que você pode imprimir e divulgar de forma offline;
  • cotações rápidas: você consegue gerar cotações em menos de 1 minuto e sem o retrabalho de consultar a tabela Fipe;
  • importação de listas: quando você faz ações externas e capta vários contatos, consegue subir todos os dados diretamente na plataforma do Power em forma de lista;
  • relatórios específicos: dentro do Power CRM, você consegue ter acesso a relatórios com dados sobre os motivos mais comuns de perdas de negociação e origem de leads, o que ajuda na hora de criar estratégias e conquistar novos leads

Bem, agora é com você! Coloque em prática as ações de co-marketing que apresentamos ao longo do texto e utilize o Power CRM no seu cotidiano de trabalho. Estas ações farão total diferença no processo de captação de potenciais associados. Sendo assim, converse com o presidente da sua associação e peça para que ele entre em contato conosco. Temos um time pronto para apresentar todas as vantagens do Power CRM. 

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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