Como aplicar inteligência estratégica em captações para aumentar seus fechamentos de adesão?

por | mar 1, 2023 | Blog, Marketing | 0 Comentários

Ter uma Inteligência Estratégica é essencial para todo negócio que deseja aumentar suas adesões. No entanto, aplicar esse conceito na prática se mostra um enorme desafio para diversas associações.

Com um estratégico eficiente, diversas oportunidades de negócio vêm à tona, permitindo à marca conquistar números cada vez mais efetivos e se consolidar no mercado. 

Quer aprender mais sobre inteligência estratégica, sua aplicação e como utilizá-la de forma a aumentar o número de adesões e, por consequência, de associados ao seu negócio? Então continue acompanhando o artigo e boa leitura!

O que é inteligência de marketing e como ela aumenta as captações?

Antes de falarmos de inteligência estratégica , é preciso abordar a inteligência de marketing. Apesar de servirem a propósitos diferentes, a maneira como funcionam é bem semelhante, e a forma que interagem é crucial para um negócio ser ampliado.

Inteligência de marketing é um conjunto de processos e metodologias para a coleta, organização e análise de dados. Seu objetivo é facilitar tomadas de decisão e estratégias relacionadas às propagandas e anúncios de uma associação.

Através destes processos, torna-se possível estruturar informações mais relevantes, de modo a facilitar a compreensão sobre o mercado em que sua marca está inserida, seus concorrentes, o público-alvo e o próprio negócio. Isso lhe dá o que é preciso para se tornar cada vez mais competitivo.

Existem diferentes áreas que esse tipo de inteligência busca avaliar, sendo elas:

  • Comportamento do consumidor: busca compreender a fundo o seu público-alvo;
  • Inteligência competitiva: busca descobrir os diferenciais do negócio;
  • Inteligência de conteúdo: orienta estratégias de marketing de conteúdo
  • Inteligência de preço: Foco na definição de valores de modo a posicionar estrategicamente a associação no mercado;
  • Inteligência de produto: detec pontos de melhoria nos produtos para atender às necessidades dos interessados;
  • Inteligência de redes sociais: destina-se a coleta e análise de dados relativos às interações dos usuários nas mídias sociais da marca.

Devido à quantidade massiva de dados que se pode obter, é comum que esse conjunto de processos seja um dos pontos mais abordados na inteligência estratégica de uma associação, que os utilizará como base para tomar decisões a respeito de diversos setores do negócio.

Implementar esse tipo de abordagem é um grande desafio, mas que traz resultados muito positivos para  a vida de qualquer marca.

Formas de aplicar a inteligência estratégica e aumentar suas adesões

Diferente de outros métodos, não há umareceita pronta” para se aplicar inteligência estratégica e conseguir obter resultados.

Cada associação deve realizar a implementação do conceito de forma que seja mais orgânica possível dentro da sua realidade Afinal, para que seja eficiente, tal conceito precisa ser implementado de forma contínua dentro do negócio.

Uma vez que o conjunto permite  o time estratégico de uma associação ter acesso a informações mais mais complexas, os responsáveis por essa parte do negócio podem estabelecer relações e conexões, de forma a gerar inteligência para toda a organização .

Isso cria estratégias para cenários futuros e possibilita uma tomada de decisões de maneira mais assertiva e segura, evitando cenários indesejados.

Como esse tipo de inteligência de negócio visa analisar informações brutas – como pesquisas, comportamento de mercado, legislação dados económicos etc – até informações internas (receita, recursos, investimentos, entre outros) ela ajuda gestores nos seguintes aspectos:

  • Tomar decisões baseadas na realidade da marca;
  • Identificar oportunidades de negócios;
  • Enxergarem possíveis reduções de custos e perdas;
  • Mapear pontos fortes e fracos da marca e de seus concorrentes diretos.

Esse conjunto de ações visa não apenas melhorar a eficiência dos processos, como aumenta a lucratividade e otimiza a sustentabilidade do modelo de negócio, permitindo a criação de uma visão a longo prazo e sua possível concretização.

Aproveite os recursos do Power CRM para melhorar a inteligência estratégia da sua Associação

Como podemos ver, a inteligência estratégica é um enorme diferencial para qualquer associação, independente de seu porte. No entanto, para atingí-la, é necessário adotar um processo de implementação constante, com base em dados, informação e conhecimento.

Para tornar esse processo possível, contar com uma ferramenta capaz de reunir, organizar e facilitar a leitura de dados, lhe entregando diretamente o que precisa é um enorme diferencial, pois além de economizar tempo, permite que decisões sejam tomadas de formas mais ágeis.

E essa ferramenta é o Power CRM. Contando com recursos que facilitam desde o primeiro contato com o associado até as vistorias, levantamento de gráficos e volume de adesão. Com o Power , o negócio ganha a possibilidade de se transformar em uma verdadeira potência de mercado.

Quer trazer esse recurso incrível para dentro da sua associação? Então converse e apresente o Power CRM para o seu presidente, peça para que ele entre em contato com nossa equipe e trabalhe com uma das melhores plataformas de CRM para proteção veicular que o mercado tem a oferecer!

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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