Como captar associados pelo Instagram de sua Associação de Proteção Veicular

por | set 23, 2021 | Blog, Marketing, Vendas | 0 Comentários

captar associados pelo instagram proteção veicular

Se você ainda não se perguntou como captar associados pelo Instagram, é hora de começar a pensar sobre isso. 

Antes de mais nada, a rede social já deixou de ser apenas mais um espaço de compartilhamento de imagens e de influencers usando sua popularidade para promover produtos, marcas e serviços. 

Assim, os negócios estão marcando presença por lá. Lojas virtuais já encantam seus clientes pelo Instagram, e seus associados também podem usufruir dele

Apesar de ter um apelo diferente das outras redes sociais e focar fortemente no aspecto visual, o Instagram é um excelente canal de difusão de conteúdo para o mercado. Da mesma forma, as associações de proteção veicular têm a oportunidade de educar e informar seus associados. 

Para isso, a rede social tem funcionalidades diversas, como o reels para compartilhar vídeos curtos, bem como o IGTV que permite até uma hora de filmagens, caso você queira criar um conteúdo mais elaborado para compartilhar com os potenciais associados. 

Agora, você quer saber por que também deve estar no Instagram? Vamos contar! Além disso, vamos dar dicas valiosas sobre como conseguir captar mais associados pelo Instagram

Continue lendo!

Por que utilizar o Instagram para sua Associação de Proteção Veicular

Não há dúvidas de que o Instagram pode ajudar muito em captações para a associação de proteção veicular e aproximar ainda mais a marca de seus associados.. 

E para quem ainda hesita, mostramos números. De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em número de usuários, o Brasil está na segunda colocação global, atrás apenas dos Estados Unidos. Veja só: a rede social tem mais de 1 bilhão de usuários ativos. Impressionante, não?

No entanto, há outros dados da pesquisa que também surpreendem:

  • 84% dos usuários entram pelo menos uma vez ao dia;
  • 82% seguem alguma empresa ou marca;
  • 79% acham que as marcas devem estar na plataforma para interagir com seu público.

Há muito mais dados, mas estes certamente já ajudam a convencer sobre o poder da plataforma. 

Agora que já temos informações, sabemos o quão importante é a presença digital nessa plataforma. Então vamos direcionar mais o foco e entender como vender proteção veicular no Instagram. 

Como captar associados pelo Instagram: 5 Dicas de conteúdo para produzir

Para começar, vamos abordar o tipo de conteúdo que pode ser criado no Instagram

Proteção veicular é um tema que permite explorar muitos tópicos. Dessa forma, a criação de conteúdo se torna mais ampla — mas não se engane, isso não significa que basta jogar uma imagem e uma frase e está tudo certo. 

Por isso, vamos explicar vários processos que devem ser planejados, monitorados e avaliados ao longo deste post. Não é difícil entender como conseguir adesão de associados pelo Instagram, logo você se sentirá um especialista. 

Vamos começar então com as dicas de assuntos que podem ser abordados nas postagens:

1. Fale sobre a marca de sua Associação de Proteção Veicular

É importante também que você dê bastante visibilidade à sua marca. Explique as razões de a marca estar ali, e faça isso continuamente. 

Para isso, coloque postagens no feed ou use o IGTV para falar um pouco da associação, seus objetivos, valores etc. E não esqueça de dar destaque à sua logomarca nas artes.

Dessa forma, o visitante — e potencial associado — deve lembrar da sua associação quando estiver pronto para fazer sua adesão

2. Conceitue Proteção Veicular

Para quem conhece, pode parecer óbvio, mas há milhares de pessoas que não sabem o que é proteção veicular. 

Então comece com o básico: eduque seus potenciais associados com conceitos iniciais e vá diversificando os conteúdos. Coloque postagens com informações básicas no feed, sobre o que, como se associar etc. 

Use o stories também, mas seja criativo: fale o que é proteção veicular e abra uma caixinha de perguntas. Certamente os potenciais associados vão adorar!

3. Desenvolva conteúdos relacionados ao negócio

conteudos relacionados a proteção veicular

Agora é hora de começar a trabalhar temas diversos. Dentre as possibilidades que você abordar estão:

  • mostrar que um associado pode ter proteção sem preocupações;
  • proteção ao bem que a pessoa sempre sonhou e conseguiu adquirir;
  • abrangência da assistência;
  • ofertas e promoções;
  • convite para que o seguidor se torne um associado;
  • tipos de eventos aos quais a proteção assiste;
  • parcerias e descontos especiais;
  • benefícios da proteção veicular;
  • como pedir uma cotação;
  • valores (exemplo: proteção a partir de…).

Esses são apenas alguns exemplos. Com o passar do tempo, as ideias brotarão de forma fácil. Além disso, fique sempre atento às interações dos usuários. A partir de comentários e dúvidas você pode ter vários insights para conteúdo

4. Não esqueça de datas comemorativas

Tenha uma coisa em mente: não adianta ir para o Instagram e se fechar no negócio. As redes sociais são sucesso porque informam, divertem e se conectam com o exterior. 

Por isso, crie postagens para datas comemorativas e associe isso ao que você oferece. Um exemplo: faça uma postagem no dia do amigo e lance uma promoção — um associado que indicar um amigo ganha um desconto na próxima mensalidade e o amigo indicado ganha na primeira mensalidade.

Além de datas comemorativas, engaje em campanhas solidárias, como a do agasalho ou alguma outra em sua cidade. 

Lembre-se que saber como captar associados pelo Instagram não se trata somente disso, mas também de mostrar os valores e a responsabilidade social de sua marca. 

Design matador para atrair e fidelizar associados

Você sabe que o Instagram é a rede social das imagens, dos vídeos, dos reels e IGTV. Sendo assim, por ser naturalmente visual, é preciso dar atenção especial ao design. 

Uma dica valiosa é padronizar as peças. Isso cria uma identidade visual fortíssima. Pode alterar o design das peças de tempos em tempos. Estabeleça um prazo para isso, mas não fuja de características como a paleta de cores.

Dessa forma, ao criar um ambiente acolhedor por cores e layouts atraentes, você consegue captar a atenção de seus potenciais associados e, inclusive, torná-los fiéis ao seu perfil e marca

Dicas Bônus: Como garimpar leads quentíssimos

leads quentes

Em primeiro lugar, é hora de contarmos sobre as otimizações que você deve fazer para captar leads e até mesmo convertê-los. Separamos três essenciais. Acompanhe:

1. Use o link na bio

Você certamente já leu algo como “Saiba mais, link na bio”. Entretanto, como no Instagram não é possível colocar links clicáveis nas descrições, ele vai lá para a bio e de lá, você pode direcionar seu lead para o site, blog, landing page etc. 

Mas existem os agregadores de links, onde é possível colocar vários a partir de um único link na bio. No entanto, só é possível para perfis com mais de 10.000 seguidores. Perfis com menos que isso só têm a opção do link na bio.

Alguns agregadores:

2. Publique em várias superfícies

De acordo com a própria plataforma, publicar em várias superfícies é uma boa estratégia para atrair novos públicos — neste caso, novos potenciais associados. 

Segundo o Instagram, não se deve focar somente em uma funcionalidade, mas aproveitar todas: feed, stories, IGTV e apostar em lives, por exemplo. 

Crie lives para tirar dúvidas, grave um vídeo explicativo sobre eventos que a proteção veicular cobre, compartilhe stories com depoimentos de associados… Há muitas opções para criar conteúdos diversificados. 

Tenha em mente que quanto mais conteúdo interessante o perfil de sua associação tiver, maiores as chances de os associados se sentirem motivados a compartilhar.

Dessa forma, aumenta a visibilidade da associação e, é claro, as chances de mais captações e adesões. 

Não esqueça das hashtags, importantes para classificar e organizar conteúdos que abordam o mesmo tema. O Instagram permite até 30 hashtags por publicação —  o que não significa que seja preciso usar todas. Use somente as que tenham a ver com seu conteúdo e que sejam relevantes ao seu negócio. 

3. Mantenha uma determinada frequência de publicações

Faça um planejamento para suas publicações no Instagram. Publicações frequentes, mesmo que não sejam diárias, oferecem grandes chances de gerar leads. 

Para planejar, você pode usar ferramentas como:

Ter um calendário editorial para as redes sociais deixa o fluxo de trabalho mais dinâmico e ajuda com o sucesso das estratégias de marketing para o Instagram e as demais redes sociais

No entanto, tome cuidado para não exagerar, fazendo várias atualizações ao dia, isso pode desengajar os seguidores. O mesmo vale para casos de publicações muito espaçadas. 

3 Métricas essenciais para acompanhar o desempenho do Instagram de sua Associação de Proteção Veicular

Para finalizar, separamos três principais métricas para que você acompanhe o desempenho de suas publicações e analise se precisa mudar suas estratégias ou reforçar o que está sendo feito e tem dado bons resultados. 

  1.  Engajamento

Veja o que caracteriza o engajamento:

  • comentários na postagem;
  • número de compartilhamentos (DM ou stories);
  • número de pessoas que visualizaram e não te seguiam (encontraram pela hashtag).

Além disso, também é possível analisar as postagens que foram salvas pelos usuários. Isso significa que aquele determinado conteúdo surtiu efeito e que foi tão bom que gerou interesse se a pessoa revê-lo mais tarde. 

2. Crescimento de seguidores qualificados

seguidores qualificados

O aumento de seguidores dentro de seu público-alvo significa que suas estratégias de conteúdo estão dando certo.

Aqui, é importante que você compreenda que ter muitos seguidores não significa que se tenha um Instagram qualificado. 

O importante é que o Instagram de sua associação consiga se comunicar com quem tem perfil de potencial associado. Esse sim, é o seguidor que vai qualificar seu Instagram.

3. Características da audiência

Faixa etária, gênero e localização dos seguidores são dados fundamentais para que você consiga alinhar melhor suas postagens ao seu público-alvo, como a linguagem. 

Outro ponto importante é saber os horários e dias da semana que seu público está mais ativo na plataforma, assim você pode programar para postar nesses períodos e garantir mais visualizações e interações com suas publicações. 

Essas informações podem ser conseguidas pelo Instagram Analytics, funcionalidade disponível no aplicativo mobile, para criadores de conteúdos e perfis de negócios. 

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo sobre como captar associados pelo Instagram e que nossas dicas o ajudem a captar associados para sua Associação de Proteção Veicular!

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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