Engajamento: como usar o marketing de incentivo no setor comercial de sua Associação

por | mar 16, 2022 | Blog, Gestão de equipes, Vendas | 0 Comentários

Você quer que a sua equipe de consultores produza mais, aumentando o número de captações de novos associados? Uma ótima forma de fazer isso é por meio do marketing de incentivo. Já ouviu falar nesse conceito? Ao longo do texto, vamos explicá-lo para você e dar dicas de como utilizar tal método com seu time comercial. 

Ademais, iremos mostrar como o Power CRM, programa exclusivamente voltado para associações de proteção veicular, facilita esse processo. Afinal, utilizando-o da forma correta, é possível engajar colaboradores sem grandes esforços. 

Então, venha conosco e aproveite a leitura!

O que é o marketing de incentivo?

Marketing de incentivo é um conjunto de práticas desenvolvidas por uma empresa com o objetivo de motivar a equipe interna. A ideia é fazer com que os colaboradores permaneçam engajados com as metas da companhia e deem o seu máximo para alcançar os resultados propostos. 

Para fazer isso dar certo, é necessário oferecer reconhecimento e prêmios para aqueles profissionais que apresentam as melhores performances. As premiações aqui podem ser as mais variadas:

  • uma viagem;
  • uma alta bonificação;
  • uma bebida especial;
  • um dia de lazer em um spa;
  • a assinatura de algum serviço;
  • um carro etc. 

O importante é trazer algo que realmente desperte o interesse dos colaboradores e que as metas estipuladas sejam realistas. Assim, você consegue criar um ambiente de competição saudável e ter resultados positivos. 

06 dicas de ações para aplicar o marketing de incentivo em sua Associação 

No caso das associações, o marketing de incentivo é uma maneira muito boa de melhorar a performance dos consultores ao longo das etapas da jornada comercial. Para implementá-lo, basta seguir as dicas abaixo que separamos para você. 

1. Planeje a ação com cuidado e defina objetivos claros

Defina como será a ação:

  • Qual o tempo de duração?
  • Quais as metas que precisam ser atingidas?
  • Quais as regras que os colaboradores devem seguir?
  • etc. 

Além disso, defina quais resultados você, enquanto gestor, quer alcançar: maior número de captações, maior número de leads conquistados, mais serviços adicionais adquiridos pelo associado, entre outros. Isso é importante para fazer o balanço final da campanha e para guiar a equipe. 

2. Selecione prêmios interessantes

Escolha prêmios que realmente despertem o interesse dos seus consultores. Do contrário, você não vai conseguir o engajamento que deseja.

Aqui no Grupo Hinova, por exemplo, a consultora Fernanda bateu todas as metas do ano, do produto Hinova Pay, em poucos meses e ganhou uma viagem para Cancún. 

3. Apresente a campanha de incentivo ao seu time

Com a campanha organizada, reserve um tempo para apresentá-la aos consultores. Explique como ela vai funcionar e quais prêmios serão oferecidos. Esclareça todas as possíveis dúvidas que possam surgir. 

4. Mantenha o estímulo dos colaboradores ao longo da campanha

Dependendo do período de duração da campanha, seu time pode perder a motivação ao longo do tempo. Para que isso não ocorra, forneça feedbacks sobre o desempenho de cada um e oriente os consultores sobre como podem melhorar seus próprios resultados.

5. Faça um evento de encerramento

Para encerrar a campanha de incentivo, organize um evento que chame atenção da equipe. Reserve um momento para reconhecer aqueles consultores que se destacaram e para distribuir os prêmios.  

6. Analise os resultados 

Depois de finalizar a ação, analise os resultados obtidos. Como estava a performance do time antes das estratégias de incentivo? O que melhorou? Ocorreu, de fato, um aumento significativo no alcance das metas propostas? 

É essencial ter esses dados na hora de utilizar o marketing de incentivo. Do contrário, você não tem como saber se a campanha deu certo ou se precisa passar por ajustes.

Como o Power CRM ajuda a engajar colaboradores?

O Power CRM é um sistema voltado para a área comercial de associações de proteção veicular. Ele possui diversas funcionalidades que, além de ajudarem a captar novos associados, também são ótimas para você que deseja engajar os colaboradores.  Quer saber como fazer isso? Selecionamos algumas possibilidades abaixo:

Analise os relatórios disponibilizados na plataforma

No Power CRM, você tem acesso a relatórios sobre cotações criadas, negociações arquivadas, captações concretizadas etc. Desse modo, use essas informações para monitorar o que precisa ser melhorado e, assim, criar campanhas de incentivo específicas. 

Incentive a utilização dos powerlinks

Os powerlinks são links para captação de potenciais associados que seu consultor consegue gerar dentro do sistema. Eles ficam vinculados de forma pessoal a cada colaborador e podem ser divulgados em diversas plataformas, incluindo redes sociais.

Este é um ótimo recurso do Power CRM e você pode incentivar os membros do time a utilizá-lo para aumentar as captações.  

Acompanhe o ranking dos consultores

Dentro do Power CRM, é possível visualizar o ranking com o desempenho dos consultores. Desse modo, fica fácil acompanhar quem está mais perto de atingir as metas estabelecidas e quem precisa de um incentivo a mais. 

Estabeleça metas entre cooperativas

O Power entende as cooperativas como uma forma de organizar as equipes comerciais (time de consultores externos e time interno, por exemplo). Uma boa maneira de engajar os colaboradores é criar metas para o grupo. Isso tende a gerar um senso de unidade e uma disputa saudável. 

Além disso, dentro da plataforma, você pode acompanhar o desempenho de cada cooperativa. 

Utilize a função de split de pagamentos

O split de pagamentos é uma funcionalidade do Power CRM que divide automaticamente as comissões para todos os seus consultores. 

Isso tende a motivar a equipe, pois facilita o processo de recebimento. Afinal, o consultor sabe que quando uma captação for finalizada, a porcentagem referente a ela irá direto para a conta dele.  

Agora você já sabe mais sobre marketing de incentivo. Além disso, percebeu como o Power CRM é uma ótima ferramenta para criar estratégias relacionadas ao tema, ajudando a engajar os colaboradores da sua associação. Portanto, não perca tempo. Converse com o presidente da associação de proteção veicular onde você atua e indique a contratação do Power CRM. Basta sugerir que ele entre em contato conosco.

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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