Maneiras de motivar sua equipe e bater as metas desejadas

por | maio 25, 2021 | Blog, Gestão de equipes

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Bater metas depende mais das ações e métodos do gestor do que da equipe em si 

Bater metas e alcançar os objetivos traçados para um determinado período sempre foi uma grande preocupação dos gestores. Esta preocupação os acompanha praticamente todos os dias, mas sem dúvidas existem alguns períodos do ano que exigem uma atenção redobrada neste quesito. Para te ajudar a não deixar as metas se acumularem ao longo de mais um ano, preparamos este conteúdo que pode esclarecer os erros e acertos cometidos na hora de motivar a sua equipe. 

Primeiramente, é importante entender a definição de um líder 

Precisamos entender que existe uma grande diferença entre ser chefe e ser líder. Observe aqui uma imagem que ajuda bem a ilustrar essa ideia:  

Fonte: Diferença 

Por definição, chefe é o profissional que possui certa autoridade dentro de uma empresa e é ele o responsável por garantir o cumprimento das obrigações de seus colaboradores, mantendo a estrutura dos processos da empresa. Líder, por sua vez, é aquele que consegue influenciar seus funcionários a executarem suas tarefas através da comunicação e do trabalho em conjunto. Ele é uma pessoa capaz de entender e gerenciar as competências e necessidades de cada individuo e da sua equipe em geral. 

Ações que te tornam um bom líder 

Treine bem seus colaboradores. Parece um conceito básico, mas este é frequentemente um dos passos mais negligenciados pelos gestores. Com a atual economia, empresas enfrentam problemas financeiros e é compreensível que o número de colaboradores esteja baixo. É comum que estejam todos atolados de serviço, sem tempo, principalmente, para treinar a pessoa nova que entrou. Ele(a), então, realiza os serviços da maneira que acha melhor ou correto no ponto de vista dele(a), o que nem sempre alinha com as expectativas e acaba por gerar um grande desgaste para todos. Existem duas formas de aprendizado: aprende-se com um tutor ou por tentativa e erro. A primeira exige um investimento de tempo inicial maior, mas a médio e longo prazo pode-se reduzir significativamente os custos para a empresa. Na segunda, o investimento de tempo inicial pode ser próximo de zero, mas os vários erros cometidos até que seja obtido sucesso, a médio e longo prazo, podem trazer um custo muito maior do que o esperado. Se o seu perfil não for voltado para treinamentos, esteja ciente que você deverá então estar disposto a investir (agora falo de dinheiro) em um funcionário com mais treinamento e experiência. Querer economizar tempo e dinheiro neste quesito nunca é recomendado.

Fonte: Blog da qualidade

Seja um facilitador e tenha uma comunicação clara com sua equipe. Seus colaboradores tem níveis sociais, escolaridades e formas de pensar diferentes uns dos outros, então cabe a você ser capaz de entender as suas mais diversas formas de expressão. Você deve estar disposto a ouvir as dificuldades enfrentadas por eles e saber como ajuda-los a transpor estas barreiras sem oferecer ainda mais resistência no processo. É preciso também aprender a passar suas mensagens de uma forma clara, para que ela possa ser bem compreendida por todos da equipe.   

Fonte: Blog Sat

Elogie em público e critique no particular. Frase amplamente divulgada, mas nem sempre executada, então vale a pena relembrar a sua importância. Todos já vivenciaram uma situação onde ele mesmo ou um colega recebeu uma bronca do chefe na frente de todos e sabem bem qual o sentimento da pessoa envolvida. Essa vergonha em “público” não contribui em nada para o desenvolvimento e motivação de um colaborador, muito pelo contrário.

Fonte: Simeon

Além da atenção à forma da fala, deve-se ter atenção também ao seu conteúdo. Direcione o feedback às ações da pessoa na empresa e não à pessoa em si. Essa simples mudança evita que o feedback seja levado para o lado pessoal e ainda é capaz de preservar a motivação. Ela é conhecida como critica construtiva e acredite, ela te permite direcionar as ações dos seus colaboradores de uma maneira muito mais eficiente.

Motivando seus vendedores

Depois de entender um pouco melhor como deve ser sua postura perante a equipe, chegou a hora de por em prática algumas estratégias que podem te auxiliar na motivação de seus colaboradores. Vale lembrar que cada pessoa é única e que cada um é motivado por motivos diferentes, mas vamos deixar aqui algumas ideias que podem te dar uma ajuda: 

Metas cumulativas

Esta técnica ajuda a manter a motivação dos vendedores mesmo em períodos fracos. É muito importante aqui ter cuidado para que a meta seja baseada em análises e também seja considerada justa. Se o vendedor sentir que ele não será capaz de bater esta meta ou que sua remuneração é injusta, podemos ter o efeito contrario do esperado.

Campanhas internas de incentivo de vendas

Defina bem os objetivos de sua campanha, entenda o perfil de seus colaboradores e determine qual o tipo de premiação os motivaria mais, esclareça bem as regras e crie uma cerimônia de premiação. É possível ir testando seus métodos à medida que novas campanhas vão sendo realizadas e, com isso, ajustar alguns detalhes para que a próxima seja sempre melhor.

Team building

Atividades lúdicas realizadas em grupos com o objetivo de fortalecer os laços entre os membros da equipe. Veja no link a seguir algumas das atividades de team building mais utilizadas atualmente: (https://www.above.co.mz/10-exercicios-de-teambuilding-que-vao-transformar-a-sua-equipe/)

Flexibilização

Flexibilização do trabalho, como home office ou horários alternativos. Esta pandemia nos mostrou que muitos trabalhos não dependem mais de um escritório e horário comercial para serem realizados. Se esse for seu caso, aproveite! Pessoas diferentes tem necessidades e horários diferentes, então saber respeitar e entender isso pode trazer muitas vantagens.   

Ferramentas

Faça uso de ferramentas de comunicação e sistemas de gestão. A tecnologia nos oferece diversos softwares como Trello, Pipedrive e Zendesk que podem ser poderosos aliados para o sistema de gestão da sua empresa quando bem organizados, então use e abuse deles. Quando possível, compartilhe com seus associados e faça-os se sentirem parte do processo.

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