O que é CRM? Guia completo sobre gestão de relacionamento com associados

por | jan 13, 2022 | Blog, CRM | 0 Comentários

Quer se relacionar melhor com seus associados? Deseja aumentar a quantidade de captações e espera que os consultores tenham abordagens eficientes na hora das negociações? Ao entender o que é CRM e aplicá-lo dentro da sua associação, você consegue atingir os objetivos citados, além de alcançar vários outros benefícios. 

Hoje, vamos explicar tudo relacionado ao tema, incluindo o conceito de CRM, suas vantagens e a relação que possui com as estratégias de marketing. Além do mais, mostraremos a importância de uma associação veicular utilizar tal sistema nas atividades cotidianas. 

Sendo assim, siga conosco e fique por dentro de um conteúdo que fará a diferença no crescimento do seu negócio. Aproveite!

Entendendo o que é CRM 

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que significa gestão de relacionamento com o cliente. 

Ele é uma ferramenta, um sistema, cujo objetivo é facilitar e melhorar a relação que as empresas possuem com seu público. E, no caso das associações, o CRM facilita todo o processo de contato não apenas com os associados e possíveis associados, mas também com consultores. 

Quando você faz uso desse sistema no cotidiano do seu negócio, consegue reunir vários dados importantes em um único local, o que permite tomar decisões mais rápidas e assertivas. Além disso, ele facilita a integração entre times e contribui para o desenvolvimento de melhores estratégias de marketing, suporte, captação etc. 

Quais os tipos de CRM?

O mercado disponibiliza diferentes tipos de CRM, cada qual com objetivos específicos. Alguns têm funções mais amplas e outros dão ênfase em determinados setores. Tendo isso em mente, podemos dividir um sistema CRM em:

CRM Operacional

É uma ferramenta voltada para a área de suporte, que cuida das reclamações e elogios recebidos do público, bem como das principais atividades dos consultores e vendedores. 

CRM Analítico

Este tipo de sistema dá ênfase nas atividades de marketing, coletando dados que ajudam na criação de diversas estratégias.  

CRM Colaborativo

O CRM colaborativo tem a função de interligar as áreas de vendas, marketing e suporte, fazendo com que esses times se ajudem mutuamente. 

CRM Estratégico

Este é o sistema CRM mais completo, pois possui todas as funções anteriores, fazendo com que o seu negócio possa atuar de forma integrada e estratégica. 

Principais vantagens de utilizar um sistema CRM

Agora você já sabe o que é CRM. Mas, afinal, por que vale a pena investir nesse tipo de ferramenta quando você pode fazer todo gerenciamento de dados de forma manual? 

Bem, se tiver uma pequena associação, com poucos setores e colaboradores, talvez essa técnica funcione. Contudo, à medida que sua associação crescer, trabalhar dessa maneira não será mais tão positivo. Os motivos são simples: dificuldade para atualizar todas as informações, falhas de comunicação entre setores e esforço para interpretar dados separados de forma conjunta. 

Diante desse cenário, o CRM surge como uma ferramenta de extrema importância para quem quer ter uma visão ampla do próprio negócio e mais produtividade nas atividades desenvolvidas. Fora isso, as principais vantagens de você adotar um sistema de gestão de relacionamento com o cliente incluem:

Automação de processos 

Você sabe o trabalho que dá ter que atualizar dados diariamente ou cobrar dos consultores um retorno sobre o andamento das negociações iniciadas. Ao utilizar um CRM, essas e várias outras tarefas podem ser automatizadas. Isso poupa tempo, bem como evita erros e atrasos no acompanhamento das informações. 

Além do mais, processos automatizados melhoram a comunicação entre setores e lhe dá uma visão mais clara do que está acontecendo dentro do seu negócio em tempo real. Consequentemente, torna-se mais fácil tomar decisões ou mesmo realizar ajustes nas atividades que estão sendo desenvolvidas. 

Centralização de dados

Sem um sistema CRM, cada setor guarda seus dados em arquivos próprios. Isso dificulta que os colaboradores trabalhem de forma colaborativa. Afinal, cada vez que a área de captação, por exemplo, quiser ter acesso às informações do time de marketing precisará entrar em contato com o pessoal e esperar que encontrem e passem o que foi pedido. Isso atrasa vários processos. 

Também é importante lembrar que dados descentralizados têm maior propensão de se perderem, o que pode gerar muitos transtornos. 

Além de evitar esses problemas, o CRM faz com que você não fique dependente de uma única pessoa para ter acesso a informações relevantes ou com receio de perder dados de um possível associado depois que um consultor sai do negócio.  

Melhor compreensão das necessidades do cliente

Como você já sabe, o CRM facilita o processo de interação com o cliente. Isso porque é possível acompanhar de perto os contatos feitos pela sua equipe, bem como estruturar todos os pontos de comunicação. 

Essa dinâmica faz com que você consiga perceber em quais momentos há maiores entraves para o fechamento do negócio e compreender por que isso está ocorrendo. Consequentemente, você passa a ter uma visão melhor das necessidades do seu associado e pode criar estratégias para conquistá-lo de forma mais efetiva. 

Usando informações de setores separados, esse processo de análise passa a ser muito mais complexo, já que envolve ter de coletar dados das áreas individualmente, compará-los e cruzá-los entre si. 

Integração entre diferentes plataformas e times

Outra grande vantagem de investir em um CRM é que ele possibilita a integração entre os times, como já explicamos, mas também entre plataformas. Isto significa que você consegue conectar ao sistema vários tipos de ferramentas. 

No caso do Power CRM, por exemplo, o software possui integração com o app Visto, para realização de vistorias online, e com o SGA, um sistema que faz a gestão do associado. 

Essa dinâmica tecnológica aumenta a produtividade do seu negócio, dando mais agilidade aos processos. 

Como o CRM ajuda nas estratégias de marketing? 

Nos tópicos anteriores, apresentamos as vantagens gerais que um sistema CRM oferece. Agora, daremos ênfase na relação dele com a área de marketing. Em especial quando se trata de inbound marketing, cujo objetivo é fazer seu negócio ser encontrado por possíveis clientes. 

Tendo isso em mente, a relação entre CRM e marketing é muito próxima. Afinal, o programa ajuda a unir processos e informações que possibilitam um acompanhamento completo de várias ações envolvendo atração, conversão, retenção, monitoramento e satisfação do seu público. 

A seguir, explicamos de forma mais detalhada como tudo isso ocorre. 

Melhor acompanhamento das etapas do funil comercial

Por meio do CRM, você consegue acompanhar claramente a eficácia do funil comercial da sua associação. Isso porque fica mais fácil verificar como está o fechamento de negócio em cada etapa da jornada. 

Ou seja, com todos os dados registrados no programa, é possível analisar, por exemplo:

  • quantas novas captações são feitas pelos consultores;
  • quantos contatos são necessários da primeira interação até a concretização do negócio;
  • o número de desistências que ocorrem no meio nas etapas intermediárias do funil comercial etc. 

Tudo isso dá a você a possibilidade de aperfeiçoar estratégias, reduzir etapas da jornada de compras, se necessário, e melhorar a comunicação com o associado.

Análise de métricas e criação de estratégias de marketing 

A relação entre CRM e marketing também é importante para a análise de métricas. Afinal, o sistema o ajuda a fazer conexões mais precisas e entrega relatórios completos. Desse modo, você passa a ter acesso a vários dados importantes de forma simples e rápida. 

No Power CRM, por exemplo, são gerados relatórios que mostram a origem dos leads, os possíveis motivos de perdas, quais consultores fazem mais captações, o tempo médio das captações, entre outras questões relativas ao funil comercial etc. 

Tudo isso, além de ficar arquivado em um único local, facilitando todo o acesso, contribui para a criação de estratégias de marketing. Dessa maneira, seu time consegue montar campanhas, desenvolver técnicas de abordagem, criar anúncios etc. 

Quando uma associação deve investir em CRM?

Entender o que é CRM é o primeiro passo para adquirir tal ferramenta. Todavia, quando é o momento certo de fazer esse investimento? Muito provavelmente você também tem essa dúvida ao pensar na sua associação. 

Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que qualquer empresa ou associação pode e deve fazer uso de um sistema de gestão de relacionamento com o cliente/associado. Isso independentemente do tamanho ou do tempo de atuação no mercado. 

Entretanto, existem momentos em que adotar essa ferramenta passa a ser necessário para o crescimento do seu negócio. E são essas ocasiões que apresentamos nos tópicos a seguir. 

Captações em baixa

Caso a sua associação esteja apresentando um baixo número de captações, você precisa parar e entender qual etapa da jornada de compras apresenta entraves.  Desse modo, poderá realizar ajustes certeiros para resolver o problema. 

E, dentro desse cenário, o CRM é perfeito para lhe dar essa visão, pois mostra em qual ponto do funil cada lead se encontra. Além disso, você consegue visualizar métricas, tipos de abordagem que já foram utilizadas e não deram resultado, possíveis reclamações dos associados ou dos consultores, entre outras questões. 

Processos com pouca integração

Quando os times de uma associação não trabalham de forma colaborativa, ocorrem falhas de comunicação, processos precisam ser repetidos e os custos aumentam. Além disso, possíveis dúvidas dos associados demoram para serem sanadas, já que o fluxo de dados está desalinhado. Isso acarreta inúmeros problemas, inclusive diminuição de captações. 

Se sua associação estiver vivenciando esses problemas, chegou o momento de adquirir um CRM para ajudá-lo a colocar os processos em ordem. Afinal, como mostramos anteriormente, este software centraliza informações e ajuda a integrar times e ferramentas. 

Dessa maneira, os vários setores da sua associação vão conseguir trabalhar de forma integrada e com mais produtividade. Isso é bom para você, para o negócio, para os colaboradores e, é claro, para os associados. 

Dificuldade para tomar decisões 

Você precisa tomar decisões todos os dias dentro da associação e sabemos que isso pode ser desafiador. 

Boas decisões dependem de análises precisas, baseadas em dados que o ajudem a descobrir o que precisa ser alterado. Porém, quando não há relatórios atualizados, fica complicado entender o que está dando errado e fazer escolhas corretas. 

Caso esse seja um problema recorrente no seu negócio, vale a pena fazer uso de um CRM e perceber o quanto tal ferramenta pode facilitar seu cotidiano.  

Por que utilizar um CRM para sua Associação de Proteção Veicular?

Até o momento, falamos sobre CRM de forma geral e do quanto ele é importante para empresas de todos os ramos, incluindo as associações.

No mercado, existem diferentes sistemas disponíveis no mercado, como o RD Station, o Salesforce, o HubSpot, entre outros. 

Entretanto, se você possui uma associação para proteção veicular, saiba que vantagens de utilizar um sistema criado especialmente para o seu negócio, como o Power CRM, são inúmeras. Afinal, a ferramenta terá funções desenvolvidas para facilitar questões próprias do seu dia a dia. 

Nos tópicos a seguir, detalhamos alguns dos principais motivos para você utilizar um CRM para associação de proteção veicular.  

Maior velocidade para envio de cotações 

Por meio do Power CRM, é possível automatizar várias ações relacionadas ao envio de cotações para potenciais associados. Isso pode ser feito, por exemplo, usando integrações nativas com a tabela Fipe, com o Detran e o Denatran. Assim, todo o processo de pesquisa de placas e preenchimento de dados passa a ser feito muito mais rapidamente. 

Além disso, você consegue criar páginas online que seu público acessa e, depois de completar algumas informações, recebe a cotação para o veículo que possui. Tudo de forma rápida, simples e vinculada ao sistema CRM

Possibilidade de configuração de tabelas

Outra grande vantagem de usar um CRM próprio para associação de proteção veicular é que você consegue configurar tabelas de acordo com os serviços que oferece e as características do seu negócio. 

Sendo assim, é possível criar tabelas com tipos de proteção ofertada, veículos cobertos, valores, descontos específicos, cidades atendidas etc. 

Fazer essas configurações agiliza vários processos, bem como evita erros no envio das cotações por parte dos consultores. Consequentemente, todo o trabalho flui com maior eficiência.  

Análise de desempenho dos consultores

Medir o desempenho dos consultores que trabalham com você é importante para o desenvolvimento do negócio. Afinal, com base nessas métricas, é possível perceber quem traz os maiores rendimentos para a associação e quem do time está apresentando dificuldades. 

Desse modo, você pode promover treinamentos para o pessoal que está com baixa performance e incentivos para quem vem se destacando. Isso tende a estimular a equipe, melhorando a motivação e, por consequência, os resultados de captação.  

Melhor organização do fluxo de captações

Com um CRM para associação de proteção veicular, você consegue visualizar todo o fluxo de captações do seu negócio. Isso significa observar quais são as novas cotações recebidas, o que está em processo de negociação, quais veículos estão na vistoria e aqueles que já foram liberados. Além, é claro, das captações concretizadas. 

Junto a tudo isso, também é possível ver quais são os consultores responsáveis por cada cotação e em qual processo da jornada eles estão. Ter essa perspectiva geral é extremamente útil para o desenvolvimento de estratégias e resolução de possíveis problemas.   

Possibilidade de realizar captações online

Uma das possibilidades do Power CRM aqui é fazer uso dos powerlinks que  podem ser divulgados de forma digital. Neste caso, quando um potencial associado acessar o powerlink, já será direcionado para uma página de cotações online, que estará vinculada ao Power CRM.  

Além do mais, o sistema oferece outra funcionalidade exclusiva: o potencial associado consegue fazer pagamentos de adesão de forma automática, sem nem precisar conversar com um consultor. 

A importância de preparar sua associação para fazer uso de um CRM 

Diante de tudo o que explicamos até o momento, temos certeza que você ficou interessado em adquirir um CRM para a sua associação. Todavia, ao contratar esse tipo de ferramenta, lembre-se de realizar treinamentos com a sua equipe para que todos saibam como utilizá-la. 

De nada adianta jogar o sistema em cima dos consultores e dos gestores sem uma preparação. É preciso mostrar a eles o funcionamento da ferramenta e quais os benefícios que trará para o trabalho cotidiano. Além disso, escolher o CRM adequado para o seu negócio, com recursos específicos, faz toda a diferença para o engajamento do time. 

Conhecendo o Power CRM 

O Power CRM é um sistema voltado exclusivamente para associações de proteção veicular. Ele foi criado em 2017 e já foi utilizado para a criação de mais de 2 milhões de cotações, possui mais de 400 associações vinculadas e 15 mil usuários.  

Seu sistema é totalmente voltado para facilitar o cotidiano dos consultores, garantir a satisfação dos associados e melhorar o processo de gestão. Nossas soluções incluem:

  • acompanhamento dos leads dentro do funil de comercial;
  • agendamento de atividades e lembretes;
  • landing page integrada com o CRM;
  • disponibilização de powerlinks;
  • comparativo de planos;
  • pagamentos online;
  • fluxo para acompanhamento dos consultores;
  • criação de preços por cidade e modelo de carro;
  • cotações rápidas, feitas em menos de um minuto;
  • vendas online;
  • split de pagamento que divide comissões e pagamento de forma automática;
  • integração com o app Visto, que realiza vistorias online;
  • sincronismo com o SGA, sistema de pós-venda que faz a gestão do associado;
  • relatórios;
  • importação de lista de leads do excel. 

Sendo assim, que tal adotar o Power CRM? Entre em contato conosco para conhecer melhor todas as funcionalidades disponíveis e, assim, fazer sua associação de proteção veicular crescer cada dia mais!

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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