Team building: como fazer em associação de proteção veicular

por | ago 30, 2021 | Blog | 0 Comentários

Uma boa integração entre uma equipe de trabalho é fundamental para o sucesso de uma associação de proteção veicular. Além de permitir um ambiente mais saudável e produtivo, ela pode também promover o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores. Sabe-se que uma equipe é tão forte quanto seu elo mais fraco. Então vamos discutir aqui algumas técnicas de team building mais comumente utilizadas para fortalecer sua equipe e subir o nível do jogo. 

Afinal, o que é team building e como aplicá-lo em uma associação de proteção veicular

O team building é um estilo de treinamento baseado em atividades dinâmicas de caráter lúdico e interativo, que tem como principais objetivos o  fortalecimento dos laços e melhoria da relação entre os colaboradores de uma empresa ou associação. Neste tipo de atividade, os colaboradores vivem situações que os levam além de seus papéis cotidianos. Dessa forma, refletem não só sobre seu impacto em cada indivíduo da equipe, mas também em sua equipe com um todo. 

O sucesso da atividade depende de um bom planejamento, que por sua vez depende principalmente de um líder motivado e comprometido com seus colaboradores (hiperlink com o texto Mindset de líder) . Comece estabelecendo um propósito para a sua atividade. Este pode ser de valorização do outro, de estímulo da criatividade e inovação ou até de trabalhar a capacidade de perdoar, por exemplo.

A melhor escolha vai depender de como está o desempenho da sua equipe e os pontos que você acha interessante trabalhar. Em seguida, busque quais atividades ou gamificações (aplicação de conceitos básicos de jogos em outras atividades, como educação e gestão de metas) que se enquadram melhor nos objetivos de sua associação.

Colocando em prática o treinamento team building em sua associação

Agora que você já entendeu o que é o team building e já definiu os pontos que precisam ser trabalhados na equipe de captação de sua associação de proteção veicular , você vai precisar encontrar a atividade ideal para pôr tudo isso em ação.

Vamos ajudar aqui citando algumas das atividades mais utilizadas atualmente:

1.Espiada

Esta atividade normalmente dura cerca de 25 minutos. Ela propõe que os colaboradores se juntem em grupos para construir uma réplica de uma escultura a partir de blocos de brinquedo. Parece fácil, mas o desafio é que cada membro do grupo só pode olhar uma imagem da escultura por 10 segundos, e deverá memorizá-la antes de voltar ao time.

Depois, ela terá 20 segundos para descrever a obra para seus colegas para que consigam montá-la. O time vencedor será o que chegar mais próximo à escultura original. Este exercício é muito bom para melhorar a comunicação e o conceito de trabalho em equipe, uma vez que esta precisa ocorrer de forma eficaz para que o desafio seja completado com sucesso.

2. Marshmallow challenge

O desafio do marshmallow é um exercício de design simples para pequenos grupos. Ele exige habilidades essenciais sobre criatividade e inovação que temos naturalmente desde o jardim de infância, mas tendemos a esquecer com o tempo.

As regras são fáceis: em 18 minutos, cada grupo pode usar 20 palitos de espaguete, um metro de fita adesiva, um metro de barbante e um marshmallow para construir a estrutura mais alta possível com o marshmallow no topo. Esta atividade trabalha a comunicação, ajuda a identificar líderes e estimula o senso de coletividade.

3. Jogo 2 verdades, 1 mentira

Neste jogo, cada participante escreve em uma folha de papel 2 fatos verdadeiros e um falso sobre sua vida. Em seguida, cada um lê as 3 frases e a partir de algumas perguntas os outros participantes devem adivinhar qual dos fatos é mentira.

Essa atividade simples ajuda a criar laços e unir os membros da sua equipe. Uma vez que nela podem ser compartilhadas informações pessoais que antes, talvez, não teriam oportunidades de serem expressadas.

4. Scape room

Este jogo consiste em fazer com que a equipe escape de uma ou mais salas através da solução de enigmas em um tempo determinado. Esta atividade é ótima para estimular a comunicação, criatividade na resolução de problemas e liderança.

A partir do momento em que as equipes entram nas salas, ninguém sabe ao certo o que vai acontecer ou o que existe por trás de cada porta. No entanto, todos sabem que o trabalho em equipe será essencial para a fuga. Todos têm que colaborar, dividir o seu esforço e distribuir tarefas para que o grupo tenha sucesso.

5.Atividades desportivas

O esporte sempre foi uma maneira muito eficiente de fazer amigos e promover interações sociais. Basta programar a atividade mais popular entre seus colaboradores no final de semana ou depois do expediente e curtir. Simples, porém muito eficiente, a prática de esportes coletivos como futebol (a famosa “pelada”) ou mesmo uma partida de vôlei, podem aumentar significativamente o espírito de equipe e a moral de seus colaboradores.

Recomenda-se que estas atividades sejam realizadas fora do espaço de trabalho, ao ar livre ou em qualquer outro ambiente que os ajude a fugir da rotina dos escritórios.

Você pode estar se perguntando se o team building realmente reforça o trabalho em equipe e de que forma será útil em seu negócio. Colaboradores de uma associação de proteção veicular podem trabalhar juntos de formas diversas. Eles podem se unir para criar melhores estratégias para a captação e adesão de associados, ou um pode ajudar o outro, por exemplo, sobre o funcionamento do CRM, dentre várias outras coisas.

Outras publicações

Associação de Proteção Veicular: como  captar novos associados?

Associação de Proteção Veicular: como captar novos associados?

A proteção veicular se tornou uma potencial alternativa para atender quem precisa proteger seu veículo e quer opções mais acessíveis.  Para atender essa demanda, surgiu no mercado o segmento de associação de proteção veicular.  Segmento, aliás, que cresce a...

Assista uma apresentação

E descubra como o Power CRM pode impulsionar o trabalho da sua equipe comercial

Não perca mais nenhuma novidade!

Inscreva-se para receber todas novidades do nosso blog.

loading...