3 KPIs de marketing digital que todo gestor deve acompanhar 

por | mar 8, 2023 | Blog, Marketing | 0 Comentários

Todo gestor precisa saber mensurar os seus KPIs de marketing digital para que a associação possa descobrir se seus objetivos estão sendo atingidos através das estratégias implantadas na divulgação online.

No entanto, quando falamos de indicadores de desempenho, principalmente no ambiente digital, não fica tão claro quais se deve acompanhar, visto a grande variedade destes.

Por isso, separamos neste artigo os principais KPIs que todo gestor deve ficar de olho na hora de avaliar os resultados obtidos através da implementação de uma estratégia de marketing digital.

Aproveite e boa leitura!

3  KPIs de marketing digital essenciais para sua Associação

Toda associação precisa acompanhar os seus KPIs se quiser tomar decisões inteligentes. Afinal, é através destes dados que se pode medir o desempenho de um negócio.

No entanto, existem múltiplos indicadores a serem levados em consideração, principalmente quando falamos a respeito de estratégias de marketing digital. 

Ainda que não se possa descartar nenhum indicador, é preciso saber quais são os mais importantes a se avaliar para que se possa descobrir se o planejamento e abordagens estão trazendo resultados satisfatórios.

Abaixo, você pode conferir os principais KPIs de marketing digital que deve acompanhar para entender a realidade e se será possível atingir as metas definidas para a associação, Confira:

Custo e conversão de leads

Além de saber quanto está custando para o negócio adquirir novos leads, também e preciso entender qual a taxa de conversão destes em associados.

Conhecer estes números permite avaliar a viabilidade de uma estratégia ao mesmo tempo que se torna possível identificar pontos de melhoria dentro da mesma, permitindo a redução de custos enquanto se consegue manter ou alcançar ainda mais pessoas.

Ticket médio

O ticket médio é um KPI importantíssimo, tanto dentro quanto fora do marketing digital, pois ele está ligado diretamente ao dinheiro que entra para a associação.

Esse indicador de desempenho indica o valor médio gasto por cada pessoa com os seus serviços.

Por exemplo: se 10 associados adquiriram uma proteção veicular A que custa R$ 200,00 e outros 30 individuos fizeram a contratação de um serviço B pelo custo de R$ 100,00, o negócio teve uma receita de 30 vendas, obtendo R$ 5.000,00.

Ao dividir o montante total pelo número de aquisições (5000/30) chega-se a R$ 125,00. Esse é seu ticket médio.

Número de visitantes no site

Uma atração de tráfego qualificado deve ser prioridade após a implementação de estratégias focadas em marketing digital. Afinal, um lead de qualidade tem mais chances de engajar a uma marca.

Por isso, avaliar a quantidade de acesso de visitantes na página da associação é praticamente obrigatório. No entanto, fique atento a métricas de vaidade. Por mais que os números de acesso sejam, de fato, importantes, eles precisam dar retorno.

É preciso estar ciente de que nem todos aqueles que entram em um site estão ali para adquirir seu serviço.

Sendo assim, responder a pergunta “Como posso converter esses visitantes em possíveis compradores” vai se mostrar essencial para atingir as metas estabelecidas pela associação.

Como mensurar seus indicadores de desempenho?

Avaliar os resultados dos seus indicadores de desempenho vai demandar mais trabalho do que pode imaginar.

Isso por que você vai precisar passar por etapas que contam com fatores subjetivos, definidos pela própria associação, para entender se os resultados apresentados estão sendo, ou não, satisfatórios.

Por isso, separamos estas dicas que vão te ajudar na hora que for realizar a avaliação. Confira:

1 – Estabeleça objetivos inteligentes

Para entender como medir indicadores de desempenho, você precisa ter em mente quais os objetivos que circundam tais indicadores.

Seus objetivos precisam ser sólidos, específicos, mensuráveis, relevantes e – principalmente- alcançáveis para a realidade do negócio. E tudo isso com um prazo bem definido.

Portanto, ao invés de colocar algo abrangente e vago como “aumentar o número de vendas”, “aumentar as vendas totais a uma taxa mensal de 4,7%” será um indicador mais eficiente.

2 – Defina seus fatores críticos de sucesso

Outro ponto importante é definir quais os fatores críticos para o sucesso do negócio.

Aqui, você irá estabelecer parâmetros que levam a sua associação a realizar seus objetivos firmados.

Utilizando o exemplo dado na última dica, se o seu objetivo envolve  aumentar a contratação de seus serviços em um percentual de 4,6%, tal percentual não pode ser aleatório, e sim baseado em dados concretos baseados nos seguintes fatores:

  • Quão bem, comparativamente, a concorrência aumenta suas vendas?
  • Até que ponto o seu negócio conseguiu atender aos objetivos de crescimento no ano passado?

Quanto mais informações analisar, mais realistas e realizáveis serão suas metas e seus KPIs.

3 – Invista em pesquisa

Alguns KPIs só podem ser mensurados por meio de pesquisas, como é o caso da satisfação de associados, clima organizacional, brand awareness, entre outros.

Porém, você só poderá experimentar os resultados positivos de uma pesquisa se for realizada uma análise de dados eficiente do resultado da mesma.

Para isso, será preciso coletar tais dados e convertê-los em informação relevante para a associação. Tal informação se tornará em conhecimento na mão da parte estratégica da marca, permitindo tomada de decisões mais assertivas.

O Power CRM pode ajudá-lo a acompanhar os KPIs da sua Associação

Agora que já sabe quais KPIS de marketing digital deve se manter atento e como mensurar os seus indicadores de desempenho da maneira correta, é preciso contar com uma ferramenta que facilite todos esses processos, não é mesmo?

E essa ferramenta é o Power CRM! Através de nossa plataforma, você conseguirá obter dados precisos que refletem a realidade da associação e permitem traçar objetivos e metas realistas, facilitando a aplicação de seus KPIs.

Além disso, também é possível emitir relatórios e verificar o desempenho após a implementação de novas estratégias. Tudo de maneira simples e funcional,  a fim de garantir informações de extrema relevância no menor espaço de tempo possível!

Quer garantir esse recurso para a sua associação? Converse com o seu presidente hoje mesmo e peça para que ele entre em contato com nossa equipe e traga o Power CRM para dentro de sua Associação!

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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