6 etapas de como treinar sua equipe para alcançar excelência no relacionamento com seus associados

por | ago 10, 2022 | Blog, Marketing | 0 Comentários

Você quer que sua associação cresça e torne-se referência no serviço de proteção veicular? Uma das formas de conseguir isso é investindo em um treinamento de atendimento para sua equipe. Afinal, grande parte das pessoas buscam um relacionamento de excelência quando realizam uma negociação. 

Na verdade, mais de 90% da população afirmam que ser bem atendido é mais importante do que preço. Isto foi constatado em uma pesquisa feita pela empresa Hibou, no final de 2020. 

Sendo assim, preparamos este conteúdo para auxiliar você a qualificar sua equipe para que ela possa se relacionar melhor com o público. Aproveite a leitura!

A importância de ter excelência no relacionamento com o associado

Como mencionamos, ter excelência no relacionamento com o cliente é algo muito importante para o processo de fidelização do público. 

Na prática, uma experiência ruim faz com que 33,3% das pessoas deixem de fazer novas transações com uma empresa. Quando o problema se repete de duas a três vezes, esse número aumenta para 53,9% do público. 

Mas, o que, de fato, afeta o relacionamento? Quais são os pontos em que você precisa ficar de olho na hora de trabalhar o treinamento de atendimento com sua equipe? A Hibou fez essa análise e destacou alguns. São eles:

  • ouvir com atenção o que a pessoa está falando;
  • explicar de forma clara como um funciona o serviço;
  • demonstrar conhecimento do serviço ofertado;
  • apresentar as vantagens e desvantagens do serviço;
  • fazer sugestões pertinentes ao que a pessoa está buscando para solucionar seu problema.  

Treinamento de atendimento com sua equipe: 6 etapas indispensáveis 

Com tudo o que apresentamos, você já sabe qual a importância de garantir excelência no relacionamento com o cliente. Quando se trata do atendimento dentro de uma associação, a questão não é diferente. Até porque seu associado e potencial associado também quer ser bem tratado. 

Diante disto, ter uma equipe qualificada é indispensável para conseguir atender com qualidade. Então, vamos ao processo de treinamento, que pode ser dividido em seis etapas. São elas:

1. Foque nas soft skills

Quando se trata de atendimento ao público, sua equipe de consultores precisa ter habilidades comportamentais bem desenvolvidas. E é aqui que entram soft skills como: 

2. Alinhe expectativas

Seus colaboradores precisam entender o que você espera de um bom atendimento. Portanto, é indispensável deixar claro quais objetivos precisam ser atingidos e como será o processo de avaliação de desempenho. 

3. Forneça as ferramentas necessárias

Além das soft skills, o colaborador precisa de ferramentas técnicas para ter excelência no atendimento com o cliente. Assim, é importante ter acesso a um bom celular ou notebook com headset para se comunicar. 

Além disso, utilizar programas voltados à gestão de relacionamento com o cliente, o famoso CRM, facilita todo o processo. Uma ótima opção para as associações de proteção veicular é o Power CRM. 

4. Mapeie o atendimento atual

Para verificar o que precisa mudar no atendimento, você precisa, primeiro, analisar como ele está atualmente. Desse modo, analise todas as interações que foram realizadas. Veja quais os principais problemas enfrentados pelos consultores, quais as queixas dos leads e associados e os motivos de perda de negociações. 

Para realizar essas tarefas, você pode fazer uma reunião com os consultores e também gravar alguns dos atendimentos, bem como conversar com seus associados. Assim, fica muito mais fácil encontrar erros e oportunidades de melhoria. 

5. Crie exercícios práticos 

Um ponto essencial em um treinamento de atendimento é que ele não pode ficar apenas em conceitos teóricos. Ou seja, você precisa criar momentos para que os consultores exercitem o processo de atendimento. Isto deve ocorrer, preferencialmente, dentro de dinâmicas simuladas com a própria equipe. 

6. Faça com que sua equipe conheça todos os serviços da associação

A última etapa do processo de treinamento é capacitar o consultor para que ele conheça tudo sobre a sua associação e os planos de proteção que ela oferece. Dessa maneira, terá total capacidade para conversar com os associados, esclarecendo dúvidas e apresentando vantagens e desvantagens. 

Como o Power CRM ajuda a melhorar o relacionamento com seus associados

O Power CRM é um programa criado especialmente para as associações de proteção veicular. Portanto, ele possui diversos recursos que atendem às necessidades desse perfil de empreendimentos. E isso inclui questões ligadas ao processo de atendimento. Entre elas, podemos citar:

  • facilidade para se comunicar com o associado, enviando cotações por WhatsApp ou e-mail diretamente pelo Power;
  • aba para anotar atividades que precisa realizar, como responder um associado, evitando esquecer de dar tal retorno;
  • relatório que registra os principais motivos de perda de uma negociação, o que o ajuda a definir estratégias para melhorar a abordagem com leads e associados;
  • criação de cotações personalizadas para o potencial associado, com possibilidade dele mesmo inserir ou retirar serviços opcionais;
  • relatórios para analisar a quantidade de negociações criadas, em andamento e finalizadas, bem como quantas estão vinculadas a cada consultor; assim você consegue observar o desempenho da sua equipe. 

E então, preparado para aproveitar todas as vantagens que o Power CRM oferece? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe para ter acesso a mais informações.

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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