Ter um negócio de sucesso é o sonho de qualquer empreendedor. Entretanto, atingir esse objetivo é um trabalho árduo. Afinal, a taxa de mortalidade das empresas chega a taxa de 30,2% ao longo dos 5 primeiros anos de atuação (dados da pesquisa Sobrevivência das Empresas, 2020). Para não entrar nessa porcentagem, é preciso ter planejamento e organização.
Quem possui uma associação de proteção veicular também precisa se esforçar para alcançar o sucesso, usando estratégias específicas para isso. E é sobre o que vamos conversar ao longo deste texto.
Nos próximos tópicos, você vai compreender quais as etapas essenciais para se destacar dentro desse mercado. Confira!
6 etapas para fazer da sua associação um sucesso em todo o país
Cada associação tem a sua própria realidade, o que vai afetar as ações e estratégias voltadas para seu desenvolvimento. Contudo, existem alguns passos que se aplicam a todos os cenários e são eles que listamos abaixo.
1. Busque capacitação constante
Faça cursos de graduação ou pós-graduação, cursos livres, participe de palestras, workshops e eventos sobre gestão. Em resumo, busque novos conhecimentos e aperfeiçoe aqueles que já possui. É isso que vai ajudá-lo a lidar com novos desafios, conquistar mais associados e se destacar da concorrência.
2. Crie estratégias de marketing
Para construir um negócio de sucesso, é preciso investir em marketing. No caso das associações, isso não é diferente. Você precisa criar estratégias para prospectar novos associados, encurtar a jornada comercial e garantir a satisfação do seu público-alvo.
Desse modo, converse com a sua equipe e definam as melhores formas de gerar engajamento, seja criando campanhas nas redes sociais, desenvolvendo conteúdos para blogs, elaborando e-mail marketing etc.
3. Aproveite os benefícios da tecnologia
A tecnologia consegue simplificar processos, otimizar a produtividade da equipe e melhorar o relacionamos da sua associação com prospects e associados. Isso ocorre por meio de ferramentas específicas, entre elas podemos citar o Power CRM, criado com exclusividade para associações de proteção veicular.
O Power automatiza o envio de cotações, oferece relatórios completos sobre o funil comercial e desempenho de consultores, disponibiliza integração com um aplicativo de vistoria online, entre outras vantagens.
4. Fique atento a riscos em potencial
Para fazer sua associação crescer, você terá que tomar decisões que, muitas vezes, envolvem riscos. Nesses casos, o importante é saber as consequências envolvidas em cada ação e estar preparado para lidar com elas.
Diferentemente de fazer escolhas por impulso, decisões com riscos calculados oferecem resultados mais positivos e permitem avanços.
5. Conheça seu mercado
Estude a fundo o mercado de associações de proteção veicular. Procure saber quais são as novidades e os principais entraves da área, conheça as associações que mais se destacam e analise as que encerraram suas atividades recentemente.
Todos esses dados vão ajudar você a elaborar boas estratégias e se posicionar de forma adequada dentro do segmento, destacando-se dos concorrentes.
6. Motive sua equipe
Você não é o único responsável pelo sucesso da sua associação. A sua equipe de consultores, gestores e demais colaboradores possui papel de destaque nessa empreitada. Afinal, se eles não estiverem satisfeitos, as captações de novos associados vão diminuir, bem como a qualidade do atendimento e a produtividade geral.
Tendo isso em mente, esforce-se para engajar seu time, oferecendo um ambiente de trabalho harmônico e colaborativo.
A importância do plano de negócios para o crescimento de qualquer empreendimento
Plano de negócios é um documento que descreve a ideia geral de uma empresa, bem como seus objetivos de curto, médio e longo prazo. É por meio dele que você consegue analisar a viabilidade do projeto e também montar estratégias para crescer dentro do mercado.
Ter um plano de negócios vai ajudá-lo na hora de buscar financiamentos, lidar com imprevistos, consolidar sua marca e expandir seu empreendimento.
O ideal é que o documento seja elaborado antes da criação da empresa, mas nada impede que você o desenvolva posteriormente. O importante é montar o plano e usá-lo como guia para tomar decisões mais acertadas e, assim, alcançar o sucesso.
O Power CRM pode contribuir para o sucesso da sua associação
Como mencionamos antes, o Power CRM pode ser um ótimo aliado para o sucesso da sua associação. Essa ferramenta facilita todos os processos do setor comercial, gerando agilidade, economia de tempo e maior produtividade.
Entre os recursos ofertados pelo Power estão:
- acompanhamento dos leads dentro do funil de comercial;
- agendamento de atividades e lembretes;
- landing page integrada com o CRM;
- disponibilização de hotlinks;
- comparativo de planos;
- pagamentos online;
- fluxo para acompanhamento dos consultores;
- criação de preços por cidade e modelo de carro;
- cotações rápidas, feitas em menos de um minuto;
- vendas online;
- split de pagamento que divide comissões e pagamento de forma automática;
- integração com o app Visto, que realiza vistorias online;
- sincronismo com o SGA, sistema de pós-venda que faz a gestão do associado;
- relatórios;
- importação de lista de leads do Excel.
E então, preparado para ter uma associação de sucesso? Coloque em prática todas as etapas que citamos ao longo do texto e utilize o Power CRM como aliado para atingir esse objetivo. Entre em contato com a nossa equipe e realize a contratação agora.