Como fazer a Gestão do Tempo de seus consultores de Proteção Veicular

por | set 29, 2021 | Blog, Gestão de equipes | 0 Comentários

Após treinar a equipe comercial da associação de proteção veicular , é chegada a hora de “ir para campo”. Ou seja, é hora de captar e fechar adesões. 

Assim, com metas estabelecidas, é preciso organizar as tarefas e gerenciar o tempo

Por que é importante ensinar Gestão do Tempo para seus consultores

A gestão do tempo, aliás, é uma forte aliada em processos comerciais, uma vez que equilibra e otimiza o tempo gasto em operações. 

Assim, se chega a um parâmetro e não se desperdiça muito tempo nem se faz uma captação rápida e muitas vezes não tão bem feita. 

Com esse objetivo, selecionamos algumas estratégias de como aumentar a produtividade da equipe comercial de associação de proteção veicular, fazer uma gestão do tempo eficiente, bem como algumas ferramentas úteis nesse processo, como as que auxiliam com a gestão de tempo e com o relacionamento com o cliente (CRM).

Acompanhe!

Gestão do tempo: 5 táticas para a equipe alcançar voos de águia

A gestão do tempo é uma série de técnicas utilizadas para melhorar a realização de tarefas e aumentar a produtividade e eficiência da equipe de consultores. 

Com a adoção dessas táticas, aliadas a ferramentas de gestão do tempo que auxiliam o cumprimento das tarefas, é possível colher melhores resultados dentro dos prazos estabelecidos. 

Conheça algumas dessas técnicas de gestão do tempo:

1. Planejamento: traga sua equipe para perto de você

Se você tem dúvidas sobre como aumentar a produtividade da equipe comercial da sua associação de proteção veicular e torná-la mais eficiente, e não sabe por onde começar, aqui vai a primeira dica: comece pelo planejamento. 

Planeje junto com a equipe, assim o time se sente parte do processo e há mais chances de aumentar a produtividade. Além disso, eles conseguem ver o todo e como acontece o processo de distribuição de tarefas — e participar disso os torna mais comprometidos com o trabalho.

Dica de ferramenta: 5W2H

Para planejar, você pode usar a ferramenta 5W2H, que organiza as ações a serem desenvolvidas da seguinte forma:

  • What (objetivo/meta) – o que fazer?
  • Why (motivo/benefício) – por que fazer?
  • Who (responsável/equipe) – quem vai fazer?
  • When (data/cronograma) – quando fazer?
  • Where (local/departamento) – onde fazer?
  • How (atividades/processos) – como fazer?
  • How much (custo/quantidade) – quanto vai custar?

No contexto das associações de proteção veicular, o 5W2H pode ajudar a planejar um aumento nas captações ou uma ação para trabalhar com as cotações que estão encalhadas. 

2. Priorize as tarefas dos seus consultores: cada coisa no seu tempo

Feito o planejamento, é hora de priorizar as tarefas. Este passo é fundamental para a definição do que precisa ser feito com mais urgência. Assim, a equipe não fica gastando tempo com atividades que podem ser feitas mais adiante e com mais calma.

Dizemos isso porque sempre há atividades que precisam ser resolvidas no mesmo dia e outras que podem esperar um pouco mais. 

Se tiver problema para priorizar as ações, no tópico final vamos falar sobre uma ferramenta de priorização que é bastante útil para a definição desta etapa. As prioridades podem, inclusive, serem marcadas no software de CRM. 

O Power CRM, por exemplo, desenvolvido totalmente para o segmento de proteção veicular, tem essa opção. Assim, os consultores responsáveis saberão o que fazer primeiro (como a quais cotações em andamento dar prioridade) e organizarão melhor o seu tempo. 

3. Defina metas: pense alto, mas não viaje na maionese

Metas são importantes para manter o foco, a motivação e, ao final, dar a sensação de dever cumprido

Exemplos de Metas para Associações

Estabeleça quantas adesões o seu consultor deve alcançar mensalmente (ou no período que você determinar). Mas atenção: as metas precisam ser alcançáveis. 

Coisas muito fora do alcance podem frustrar o consultor, além de ocupar um tempo que ele poderia estar usando para traçar estratégias para o cumprimento de metas mais acessíveis. 

4. Delegue as tarefas: você é o líder, mas divida o trabalho

Estabelecidas as prioridades, delegue tarefas entre a equipe. Não deixe por conta, para que cada um pegue o que quiser. 

Além de injusto, pois os primeiros podem pegar as consideradas mais fáceis, não demonstra que você é um líder e que, como tal, guia o seu time para ações bem-sucedidas. 

Essa também é uma funcionalidade encontrada no Power CRM. Desse modo, as tarefas são destinadas aos consultores definidos pelo gestor, e a partir dali há um melhor controle de quem está avançando e gerenciando melhor seu tempo. 

Isso, aliás, você consegue com a ferramenta de planejamento que mostramos no passo 1 — só levar de lá para o CRM.

5. Organize as pausas: descanse sua equipe para voltar com tudo!

Tão importante quanto focar e fazer as coisas acontecerem, é dar um tempo das atividades e relaxar a mente

Organize horários com intervalos predefinidos — assim, a equipe para por alguns minutos, troca uma ideia, toma um café, come um lanche e repõe as energias para voltar ao trabalho. 

Mas, se for um líder mais flexível, permita que seus consultores decidam quando quiserem fazer suas pausas. 

Nesse sentido, as pausas são fundamentais para recuperar a criatividade e a disposição

Como  bombar a produtividade da equipe comercial de associação de proteção veicular: 5 passos essenciais

Na sequência de dicas e técnicas para um melhor trabalho com a equipe comercial, alguns passos são necessários para dar aquele impulso e aumentar a produtividade do time de captações. 

Veja 5 dicas de como aumentar a produtividade da equipe comercial de associação de proteção veicular:

1. Motive e lidere: não só fale, seja exemplo!

O papel do líder é fundamental para motivar a equipe, explorar seus pontos fortes, ajudar na organização de tarefas e gestão do tempo e levar em direção a  resultados satisfatórios. 

Então seja a pessoa em quem a equipe sabe que pode confiar e encontrar suporte para os momentos em que precisar de ajuda. Personifique essa figura: incentive, critique de forma construtiva, ajude seus consultores a crescerem dentro da associação

2. Crie um bom ambiente organizacional e conquiste sua equipe

Um bom ambiente organizacional faz com que os consultores se sintam aconchegados e confiantes para desempenhar suas funções de forma eficaz

Às vezes o ambiente pode estar meio carregado de preocupações, estresse e ansiedade. Dê uma parada de uma meia hora, converse, mostre algo engraçado, seja criativo em formas de deixar o clima mais leve. 

Caso esteja perto do final do expediente, marque um happy hour com a turma — mas atenção: tome os cuidados necessários, ainda estamos em meio a uma pandemia. 

3. Pense no bem-estar e qualidade de vida dos consultores: seja parceiro!

Mostre à equipe o quanto eles são importantes para a associação. Mas, faça isso também em ações: preocupe-se com a ergonomia, com a saúde e com a segurança dos consultores

Disponibilize cadeiras, teclados e mouse pads ergonômicos, descanso para pés e tudo que deixe o consultor mais confortável e seguro para desempenhar suas funções. 

Outra ótima ideia: promova um dia de massagem relaxante, contrate um massoterapeuta que vá até o local — certamente sua equipe vai amar. 

4. Seja flexível: mostre humanidade

Um consultor não está se sentindo bem? Deixe-o ir para casa, repousar e se recuperar. Algumas horas não farão tanta diferença para a associação, mas farão para ele. 

Outro consultor não tem com quem deixar o filho? Deixe-o trabalhar de casa. A pandemia mostrou como também é possível ser produtivo em home office

5. Recompense e veja os olhos de seus consultores brilharem!

Crie um sistema de recompensas por produtividade. Incentive, exija e bonifique os resultados. 

Pode ser bonificações em dinheiro, mas também pode ser um final de semana em um hotel, um vale-presente, uma cesta de café da manhã ou de produtos diversos. Há muitas ideias para isso. Inclusive, você pode personalizar: bonifique com itens que você sabe que o consultor apreciará. 

Você pode achar que isso não está ligado à gestão tempo. Não está diretamente, mas, indiretamente, fará toda a diferença na rotina da associação. Com consultores satisfeitos e motivados, a gestão do tempo pode ser melhor aplicada e garantir os melhores resultados.

Esses são só alguns exemplos, pois há muito mais recursos que ajudam muito na gestão do tempo. Quer saber mais sobre o Power CRM? Convide o Presidente de sua associação a falar com um de nossos consultores

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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