Por que o Instagram da minha associação não cresce? Conheça 04 motivos e saiba como otimizar

por | set 30, 2022 | Blog, Marketing | 0 Comentários

Sua associação possui um Instagram comercial, mas os números não aumentam, independente da estratégia utilizada?

Isso é mais comum do que se imagina. É preciso conhecer os motivos que levam a esse problema para conseguir traçar uma solução.

Quer entender o por que o Instagram da associação não cresce e as principais causas disso? Então continue acompanhando o artigo e boa leitura!

4 motivos para a sua associação não crescer no Instagram

Crescer no instagram é um grande desafio. É preciso ter um planejamento bem feito para conseguir conquistar a visualização do público. 

Mas se mesmo com uma estratégia eficiente o seu Instagram comercial não tem apresentado resultados, há algum motivo por trás disso.

Separamos as principais causas do porquê a rede social da associação não consegue alcançar um número maior de pessoas. Confira:

Vocês têm conferido as métricas?

Para crescer no instagram de maneira correta, é preciso prestar atenção nas métricas. Elas serão capazes de sinalizar seus erros e acertos, e pode explicar porque o perfil da marca não cresce na rede social.

É a partir delas que você irá compreender o que agrada seus seguidores e o que eles esperam da associação.

Faça uma análise e procure entender o que te aproxima do seu público, quais temáticas costumam trazer maior retorno, se os horários que tem publicado estão de acordo com o horário de pico da rede social, etc. 

Estudando os números logo você verá resultados!

O conteúdo que tem feito é de qualidade?

Pode parecer uma pergunta óbvia, mas os conteúdos que têm produzido são de qualidade?

Apenas criar e postar qualquer coisa relacionada ao setor da associação não gera engajamento. 

Se sua abordagem é repetitiva, massante, muito longa, e copia o estilo de outros perfis na rede social, provavelmente o público vai apenas te ignorar.

Produzir conteúdo requer dedicação e, principalmente, criatividade! Considere se colocar no lugar dos seguidores e se pergunte: “Esse conteúdo é algo que eu gostaria de ver no meu perfil pessoal?”.

Além disso, ritmo e constância serão essenciais para que o perfil comercial da sua associação se mantenha em evidência. Manter a frequência de postagem é fundamental para crescer.

A associação em que trabalha interage com o público?

A sua associação interage com seu público, ou apenas posta os conteúdos e ignora todos os comentários?

Como qualquer rede social, o Instagram se baseia em relacionamentos.Aproveite a plataforma e estreite o laço entre a marca e o lead.

Curtir e responder comentários e stories é essencial para que a sua associação desenvolva uma imagem carismática, sólida e muito querida pelo público.

Quem está à frente do Instagram domina as ferramentas da plataforma?

Stories e reels são exemplos de ferramentas poderosas que a rede social possui. Apesar de simples, essa é uma forma eficaz de manter contato e atualizar o seu público.

A partir deles, também é possível vender suas ideias de maneiras diferentes, aumentando a força da marca.

Uma ideia interessante é mostrar um pouquinho do dia a dia da associação. Isso interessa os seus leads tanto quanto os serviços, ideias e valores do negócio.

Aproveite da rede social para fazer enquetes, testes e caixas de perguntas. Essa é uma maneira descontraída, porém eficaz, de receber feedback e gerar engajamento.

Também não podemos esquecer de falar das hashtags. Sempre as inclua em seus posts, visto que é através destas que o seu público desejado vai te encontrar. Atente-se a mantê-las relacionadas aos temas da publicação. De três a cinco hashtags já é mais que o suficiente.

Abuse desses recursos e não se esqueça de categorizá-los nos destaques. Assim, sua atuação ficará clara tanto para quem já te acompanha quanto para os novos visitantes.

Otimizando o Instagram comercial da Associação

Para otimizar o Instagram comercial da sua associação, é preciso prestar atenção em mais fatores do que apenas os que já foram citados.

Converse com a equipe responsável pelas redes sociais do negócio e veja se a estratégia aborda pontos como:

  • Posts em horário de picos de usuários;
  • Utilização estratégica das hashtags;
  • O agendamento de posts;
  • Patrocinio de posts.

Seu planejamento precisa conter todos esses pontos para que seja considerado efetivo.

Além disso, um outro fator primordial é a análise da maneira que a concorrência utiliza essa rede social.

Conhecer os seus concorrentes e entender o que e como tem feito para gerar os seus números é fundamental. Use-os de base e inspire-se para criar conteúdos originais,  para que possa se destacar dos demais.

A importância do Instagram na captação de novos associados

Tendo ultrapassado redes como Twitter e Facebook no Brasil, o “Insta” é a 3° rede mais acessada pelo público, com mais de 120 milhões de acessos diários. A média de tempo que as pessoas passam na mídia é de 3 horas e 47 minutos/dia.

Utilizando a plataforma de maneira correta, o potencial de visualização das marcas, gera engajamento orgânico, estreita laços com o público e facilita o processo para a associação se tornar uma referência em seu setor de atuação.

Com a exposição ganha através do Instagram e a estratégia correta, aumentar a sua captação de leads se torna um processo mais simples.

Quer outra maneira de melhorar a captar associados para sua associação? O Power CRM conta com recursos como Powerlinks e importação de listas externas para ajudar nessa questão.

O Powerlink é um link especial, que vai redirecionar o lead para uma página de desejo do consultor . Esse link também possui um QR code que pode ser colocado em propagandas físicas e virtuais.

A importação de listas externas é manual, onde um membro da equipe aborda pessoas perguntando se elas possuem interesse na proteção veicular, solicitando seus dados. A partir disso, o Power permite o contato solicitado do consultor com o lead.

Agora que já sabe como o Instagram e o Power aumentam a captação de associados, converse com seu presidente para traçar estratégias com ambas ferramentas! Para conseguir o Power CRM, entre em contato com nossos consultores!

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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