Sua associação possui um Instagram comercial, mas os números não aumentam, independente da estratégia utilizada?
Isso é mais comum do que se imagina. É preciso conhecer os motivos que levam a esse problema para conseguir traçar uma solução.
Quer entender o por que o Instagram da associação não cresce e as principais causas disso? Então continue acompanhando o artigo e boa leitura!
4 motivos para a sua associação não crescer no Instagram
Crescer no instagram é um grande desafio. É preciso ter um planejamento bem feito para conseguir conquistar a visualização do público.
Mas se mesmo com uma estratégia eficiente o seu Instagram comercial não tem apresentado resultados, há algum motivo por trás disso.
Separamos as principais causas do porquê a rede social da associação não consegue alcançar um número maior de pessoas. Confira:
Vocês têm conferido as métricas?
Para crescer no instagram de maneira correta, é preciso prestar atenção nas métricas. Elas serão capazes de sinalizar seus erros e acertos, e pode explicar porque o perfil da marca não cresce na rede social.
É a partir delas que você irá compreender o que agrada seus seguidores e o que eles esperam da associação.
Faça uma análise e procure entender o que te aproxima do seu público, quais temáticas costumam trazer maior retorno, se os horários que tem publicado estão de acordo com o horário de pico da rede social, etc.
Estudando os números logo você verá resultados!
O conteúdo que tem feito é de qualidade?
Pode parecer uma pergunta óbvia, mas os conteúdos que têm produzido são de qualidade?
Apenas criar e postar qualquer coisa relacionada ao setor da associação não gera engajamento.
Se sua abordagem é repetitiva, massante, muito longa, e copia o estilo de outros perfis na rede social, provavelmente o público vai apenas te ignorar.
Produzir conteúdo requer dedicação e, principalmente, criatividade! Considere se colocar no lugar dos seguidores e se pergunte: “Esse conteúdo é algo que eu gostaria de ver no meu perfil pessoal?”.
Além disso, ritmo e constância serão essenciais para que o perfil comercial da sua associação se mantenha em evidência. Manter a frequência de postagem é fundamental para crescer.
A associação em que trabalha interage com o público?
A sua associação interage com seu público, ou apenas posta os conteúdos e ignora todos os comentários?
Como qualquer rede social, o Instagram se baseia em relacionamentos.Aproveite a plataforma e estreite o laço entre a marca e o lead.
Curtir e responder comentários e stories é essencial para que a sua associação desenvolva uma imagem carismática, sólida e muito querida pelo público.
Quem está à frente do Instagram domina as ferramentas da plataforma?
Stories e reels são exemplos de ferramentas poderosas que a rede social possui. Apesar de simples, essa é uma forma eficaz de manter contato e atualizar o seu público.
A partir deles, também é possível vender suas ideias de maneiras diferentes, aumentando a força da marca.
Uma ideia interessante é mostrar um pouquinho do dia a dia da associação. Isso interessa os seus leads tanto quanto os serviços, ideias e valores do negócio.
Aproveite da rede social para fazer enquetes, testes e caixas de perguntas. Essa é uma maneira descontraída, porém eficaz, de receber feedback e gerar engajamento.
Também não podemos esquecer de falar das hashtags. Sempre as inclua em seus posts, visto que é através destas que o seu público desejado vai te encontrar. Atente-se a mantê-las relacionadas aos temas da publicação. De três a cinco hashtags já é mais que o suficiente.
Abuse desses recursos e não se esqueça de categorizá-los nos destaques. Assim, sua atuação ficará clara tanto para quem já te acompanha quanto para os novos visitantes.
Otimizando o Instagram comercial da Associação
Para otimizar o Instagram comercial da sua associação, é preciso prestar atenção em mais fatores do que apenas os que já foram citados.
Converse com a equipe responsável pelas redes sociais do negócio e veja se a estratégia aborda pontos como:
- Posts em horário de picos de usuários;
- Utilização estratégica das hashtags;
- O agendamento de posts;
- Patrocinio de posts.
Seu planejamento precisa conter todos esses pontos para que seja considerado efetivo.
Além disso, um outro fator primordial é a análise da maneira que a concorrência utiliza essa rede social.
Conhecer os seus concorrentes e entender o que e como tem feito para gerar os seus números é fundamental. Use-os de base e inspire-se para criar conteúdos originais, para que possa se destacar dos demais.
A importância do Instagram na captação de novos associados
Tendo ultrapassado redes como Twitter e Facebook no Brasil, o “Insta” é a 3° rede mais acessada pelo público, com mais de 120 milhões de acessos diários. A média de tempo que as pessoas passam na mídia é de 3 horas e 47 minutos/dia.
Utilizando a plataforma de maneira correta, o potencial de visualização das marcas, gera engajamento orgânico, estreita laços com o público e facilita o processo para a associação se tornar uma referência em seu setor de atuação.
Com a exposição ganha através do Instagram e a estratégia correta, aumentar a sua captação de leads se torna um processo mais simples.
Quer outra maneira de melhorar a captar associados para sua associação? O Power CRM conta com recursos como Powerlinks e importação de listas externas para ajudar nessa questão.
O Powerlink é um link especial, que vai redirecionar o lead para uma página de desejo do consultor . Esse link também possui um QR code que pode ser colocado em propagandas físicas e virtuais.
A importação de listas externas é manual, onde um membro da equipe aborda pessoas perguntando se elas possuem interesse na proteção veicular, solicitando seus dados. A partir disso, o Power permite o contato solicitado do consultor com o lead.
Agora que já sabe como o Instagram e o Power aumentam a captação de associados, converse com seu presidente para traçar estratégias com ambas ferramentas! Para conseguir o Power CRM, entre em contato com nossos consultores!