Confira 4 erros comuns ao analisar métricas de captação de associados 

por | ago 12, 2022 | Blog, Marketing | 0 Comentários

Se você atua como gestor de uma associação de proteção veicular, precisa saber analisar métricas de captação. Afinal, esses dados ajudam a identificar a produtividade da sua equipe de consultores, bem como fornecem previsibilidade em relação a ações futuras. 

Contudo, apesar da importância que possuem, é comum que os gestores cometam erros ao analisar métricas. Isto pode ocorrer por diversas razões e sempre atrapalha os processos administrativos. 

Sendo assim, no conteúdo de hoje, vamos apresentar os erros mais comuns relacionados a métricas de captação e o que você pode fazer para evitá-los. 

Então, não perca tempo e siga com a leitura! 

Quais são as principais métricas de captação?

Gestores da área comercial precisam lidar com diferentes métricas de captação ao longo do dia. Entretanto, alguns desses dados são mais importantes do que outros. E isso é algo muito subjetivo,  pois depende da realidade de cada associação e da forma como ela desenvolve suas estratégias. 

Todavia, existem algumas métricas que se destacam dentro do conjunto geral e elas podem ser divididas em dois grandes grupos: resultado e eficiência. A seguir, separamos as três mais importantes:

Número de cotações criadas

Esta é uma métrica de resultado e mostra a quantidade de novas cotações feita pela associação. 

Esses dados, eles servem, basicamente, para fornecer uma visão precisa sobre o cumprimento de metas.  

Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica de eficiência, ou seja, ela indica como os resultados foram obtidos. Neste caso, você consegue visualizar quantas negociações seus consultores fecharam dentro do montante geral de cotações criadas. 

Esse tipo de dado é mais refinado que o anterior. 

Motivos de perda

Os motivos de perda entram no grupo de métrica de resultado e mostram as razões que levam um potencial associado a desistir do processo de negociação.  

Os 4 erros mais comuns ao analisar métricas de captação que os gestores mais cometem

Confira na lista abaixo os erros ao analisar métricas que ocorrem com maior frequência entre gestores comerciais. Além disso, apontamos algumas dicas de como evitá-los. 

1. Querer analisar muitas métricas ao mesmo tempo

Você precisa definir quais métricas de captação fazem sentido dentro da sua associação. Querer medir muitos indicadores apenas faz com que sua equipe perca tempo com dados irrelevantes e pode até mesmo confundir o processo de análise. 

Sendo assim, selecione duas, três ou até quatro métricas para monitorar regularmente. 

2. Ter uma jornada comercial desorganizada

É com base na jornada comercial que você consegue avaliar a evolução do lead, desde o momento da captação até a conversão. Sendo assim, quando os estágios da jornada estão desorganizados, é muito provável que você também calcule as métricas de forma equivocada.  

Desse modo, defina bem cada etapa do funil comercial e monitore suas métricas levando em conta essas etapas. 

3. Falta de ferramentas para analisar suas métricas

De forma geral, gerenciar métricas, bem como captar os dados que formam essas métricas,  toma tempo do gestor. Por conta disso, muitos acabam postergando o processo de análise em meio a correria das atividades cotidianas. 

Para evitar esse tipo de problema, invista em ferramentas que otimizem seu trabalho, seja monitorando dados importantes ou gerando relatórios de métricas. Uma ótima opção é o Power CRM, programa criado especialmente para as associações de proteção veicular.  Falaremos mais sobre ele no último tópico deste material. 

4. Alteração constante das métricas analisadas

Outro dos principais erros ao analisar métricas é não ter constância sobre os dados observados. Em resumo, trocar de indicadores de forma frequente. 

Quando esse tipo de situação ocorre, todo o processo de acompanhamento fica comprometido. Consequentemente, há prejuízos no desenvolvimento de estratégias de médio e longo prazo. 

Portanto, escolha com atenção quais métricas você analisar para não precisar modificá-las posteriormente. 

Quais métricas você consegue visualizar com o Power CRM?

Depois de tudo o que apresentamos ao longo dos tópicos anteriores, você tem o conhecimento necessário para evitar os erros mais comuns relacionados à análise métricas de captação.

Agora chegou o momento de conhecer melhor o Power CRM e entender como ele pode ajudar você a lidar com as métricas no cotidiano. 

Como mencionamos anteriormente, o Power é uma ferramenta desenvolvida para atender as associações de proteção veicular. Sendo assim, ele possui diversas funcionalidades que facilitam as atividades diárias dessas instituições, incluindo relatórios de métricas. 

Dessa maneira, ao acessar a plataforma, você consegue visualizar:

  • taxa de conversão;
  • quantidade de negociações criadas, arquivadas e finalizadas;
  • tipos de captações feitas (afiliados, pipeline, powerlink, listas);
  • origem dos leads;
  • principais motivos de perda;
  • ranking dos consultores, de acordo com a performance;
  • lista com os veículos recusados durante o processo de cotação. 

Como deu para perceber, o Power CRM proporciona uma visão comercial bem completa da sua associação. Portanto, não perca tempo: converse agora com o seu presidente  e passe nosso contato para ele. Temos uma equipe pronta para explicar todas as funcionalidades da plataforma.

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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