Você sabe o que é marketing sazonal e como ele pode impactar positivamente nos resultados de sua Associação de Proteção Veicular?
Marketing sazonal é uma estratégia que consiste em aproveitar determinados períodos do ano para aumentar as captações e fechamento de adesões.
A sazonalidade define alguns períodos específicos, em que a procura por determinados produtos aumenta, e, consequentemente, as captações e fechamentos de adesão.
Apesar de pouco explorado em alguns casos, o marketing sazonal representa boas oportunidades para os consultores de uma Associação de Proteção Veicular.
Por isso, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse tema e conhecer algumas ações de marketing sazonal para sua Associação. Acompanhe!
Você imagina como o marketing sazonal impacta nas captações de sua Associação?
Como dissemos anteriormente, algumas datas impulsionam os negócios. Sabemos disso pelas datas comemorativas, por exemplo.
Entretanto, como consultor, você pode estar deixando oportunidades passarem ao não identificar momentos de maior demanda.
Um possível exemplo de sazonalidade no segmento de proteção veicular é durante o período do ano em que a compra de carros aumenta.
O final de ano, que pela data comemorativa de Natal já é um período de sazonalidade, também é propício por outro motivo, como revendas dando descontos para bater a meta anual.
Logo em seguida, nos meses de janeiro e fevereiro, o objetivo é a necessidade de vender os estoques de veículos do ano anterior.
Além de tudo isso, nesse período, o número de viagens também aumenta, tanto por causa das festas de final de ano quanto por causa das férias escolares. Isso também pode contar como sazonalidade no mercado de proteção veicular.
Sobre o impacto do marketing sazonal nas captações da Associação, você já deve imaginar, não? Mais captações de leads e mais chance de fechamento de adesões.
Porém, mesmo que as adesões não aconteçam de imediato, as captações aumentam o banco de leads, que são nutridos pela jornada comercial e representam possibilidades reais de conversão em fechamento.
Quais ações de marketing sazonal podemos criar para Associações de Proteção Veicular?
Definir ações de marketing sazonal é uma atividade que não deve ser deixada de lado nem em segundo plano.
Tenha em mente que fechamentos nesses períodos garantem a sobrevivência do negócio em períodos de histórico baixo em adesões.
Mas o que seriam essas ações de marketing sazonal? Veja exemplos:
- valores diferenciados;
- ofertas especiais:
- primeiro mês gratuito;
- descontos para quem fechar adesão em evento X (como uma feira);
- desconto para quem fechar a adesão até data X;
- desconto na primeira parcela para renovação;
- descontos para quem indica novos associados etc.
É importante que se faça um acompanhamento das métricas dessas campanhas. Assim, é possível verificar o que não deu certo, o que pode ser repetido ou melhorado e também qual ação foi mais efetiva.
Além disso, mensurar os resultados ajuda com a percepção do quanto uma campanha sazonal oferece de resultados em comparação aos demais períodos do ano.
Exemplos de métricas para medir as campanhas sazonais:
- tempo do lead na jornada comercial até efetuar a conversão;
- número de leads captados com as campanhas;
- custo de aquisição do lead;
- quantidade de adesões;
- motivos para perda de leads;
- canais que mais geraram resultados em captações.
Estratégia para sua Associação: crie um calendário de sazonalidade e não perca as oportunidades
Para criar um calendário de sazonalidade, primeiro entenda as diferenças entre alguns períodos de sazonalidade:
- datas comemorativas: são as datas em que comemoramos o dia de alguma pessoa ou de profissionais, como Dias das Mães, Dia do Administrador etc.;
- datas sazonais: tem a ver com um momento específico, como Black Friday, Dia do Cliente e outros.
Para criar um calendário de sazonalidade é preciso identificar datas e períodos relacionados ao negócio, neste caso, à proteção veicular. Esses são períodos que podem atrair mais leads e impactar fortemente nas adesões.
Inclua as datas comemorativas e pesquise sobre outros tipos de eventos, como a FENAPROVE, além de eventos locais, em sua cidade.
Feito o cronograma, é hora de definir como fazer. Para isso, toda equipe comercial deve trabalhar junta para:
- estabelecer objetivos de cada ação, como divulgar a marca ou fechar adesões;
- definir os canais de mídia e as ações de outbound marketing;
- decidir sobre os materiais que serão produzidos;
- definir o público-alvo das ações sazonais;
- estabelecer o que será oferecido.
Power CRM: seu parceiro para todas as horas!
Seja em campanhas sazonais ou nas campanhas normais de sua Associação, você pode ter um excelente aliado: o Power CRM.
Criado especialmente para o segmento de proteção veicular, o Power CRM agiliza os processos e disponibiliza uma diversidade de recursos que podem ser muito bem explorados em campanhas, como landing page personalizada e powerlinks para divulgação, além da rapidez no envio de cotações. Você pode conhecer mais sobre o CRM para Associações de Proteção Veicular e indicá-lo a seu gestor comercial e ao presidente de sua associação.