Funil Comercial: Por que sua Associação de Proteção Veicular Precisa de Um?

por | out 7, 2021 | Blog, Gestão de equipes, Vendas | 0 Comentários

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Um funil comercial é um sistema estratégico capaz de tornar ações comerciais mais acertadas, bem como ajudar na captação, adesão e fidelização de associados.

É um modelo fundamental para acompanhar a jornada de compra do potencial novo associado de proteção veicular.

Por isso, no Power CRM, software voltado ao segmento de associações de proteção veicular. A jornada começa na captação do lead até a adesão como associado.

Dessa forma, enquanto a jornada do consumidor associado de proteção veicular é acompanhada, ele vai sendo nutrido com conteúdos que o encaminham para fechar a adesão. 

Por isso, o funil comercial é tão importante, porque ele define de que forma os leads serão nutridos e receberão “auxílios” para seguirem na jornada. 

Então que tal saber mais sobre esse modelo estratégico e conhecer as vantagens para sua associação de proteção veicular? Continue a leitura!

A jornada do seu lead para se transformar em associado tem 4 etapas 

Primeiramente, entenda um pouco mais sobre como acontece a jornada de compra do consumidor no segmento de proteção veicular. 

Etapa 1: Visitante: está só espiando

Quando chega no topo do funil, ele ainda é visitante e ainda não conhece a solução que você tem. 

Ele chegou até sua associação por meio dos buscadores, de links patrocinados ou de indicação. 

Etapa 2: Lead: está rolando um clima

A esta altura, ele já se interessou pelo que você oferece. Inclusive, até deixa seus dados em troca de algo, como um material rico, por exemplo. Esse material pode ser um e-book, um infográfico etc. 

Sendo assim, este é o momento de começar a criar um relacionamento. Para isso, é preciso auxiliá-lo a identificar sua necessidade e a encontrar uma solução para resolvê-la. 

Etapa 3: Oportunidade: deu match!

associação de proteção veicular nova captação

O potencial associado já está em sua lista de e-mail marketing. Agora é hora de adotar uma abordagem mais direta.

Comece a nutri-lo com conteúdos que abordem sutilmente o seu negócio. Assim, você começa a posicionar sua associação como referência na área de proteção veicular.

Etapa 4: Associado: e foram felizes para sempre!

Ao chegar aqui, seu lead já decidiu pela adesão e já é associado. Mas isso não significa que o trabalho acabou.

Em outras palavras, aqui você deve adotar estratégias de fidelização de associado. Isso garante que ele repita o ciclo de adesão  futuramente ou que faça indicações. 

Funil Comercial: como utilizá-lo a favor de sua associação de proteção veicular

Sabe por que é importante focar no funil comercial? Porque ele é usado para a conversão de quem está interessado em seu negócio.

Ou seja, se você não captou uma pessoa para sua associação de proteção veicular, não foi porque ele não tem interesse no que você tem a oferecer. 

Ele pode ainda não estar maduro para decidir sobre a compra, pode ter incertezas e dúvidas, por isso mesmo que você vai guiá-lo pelas etapas do funil, até que ele tome a decisão.

Então, se o potencial associado pediu uma cotação e você vê que o cartão está lá, parado na pipeline do Power CRM, com o status de “negociação sem atividades”, é hora de instigá-lo a dar o próximo passo. 

Como ele ainda não se decida sobre a adesão, você vai nutri-lo com conteúdos que mostrem por que ele precisa da proteção veicular. É assim que funciona o funil. Você vai mostrando os caminhos.

Além disso, você pode fazer uso de gatilhos mentais, e explicar por que ele precisa com urgência, por exemplo.

O funil comercial pode melhorar bastante os processos comerciais de sua associação de proteção veicular, desde que tenha as estratégias certas, conforme veremos a seguir. 

4 estratégias fantásticas de Funil Comercial para otimizar seu processo comercial

1. Crie conteúdo relevante: mostre o quanto sua associação tem autoridade no assunto

O conteúdo é uma estratégia que funciona e que é eficaz para atrair potenciais associados ao seu funil comercial.

No entanto, não basta somente criar qualquer conteúdo e pronto. Acima de tudo, o conteúdo tem que ser relevante, por vários motivos.

Dentre eles citamos dois mais importantes:

  • você precisa convencer seu lead a avançar na jornada de compra do consumidor associado de proteção veicular; e
  • esse conteúdo tem que estar com e otimizado para ranquear nas primeiras posições do Google e dar visibilidade à sua associação.

Isso significa que é preciso dar informações importantes. Mostrar ao potencial associado que a associação tem o que ele precisa para resolver seu problema e se apresentar como autoridade no assunto, por exemplo. Tudo por meio de conteúdo otimizado para os motores de busca, como o Google. 

2. Tenha um site de navegação amigável: faça os olhos do usuário do seu site brilharem

Pode não parecer, mas a navegabilidade do site impacta sim, na captação de leads. 

Se for um site com um layout que funcione bem, com navegação amigável, botões grandes e bem posicionados, por exemplo, as chances de manter o lead interessado são maiores. 

Ninguém gosta de navegar em um site lento, carregado e com um visual não atrativo. 

Aliás, a velocidade de carregamento do site e essa navegação amigável e intuitiva, entre outros elementos, são fatores de ranqueamento nos mecanismos de busca. 

A experiência do usuário é um dos fatores mais em importantes atualmente. Tanto que há uma área em alta, UX Design, que trabalha somente para isso. O objetivo é que o usuário complete sua atividade no site no menor tempo possível e com poucos obstáculos. 

3. Incremente o conteúdo com ofertas exclusivas

associação de proteção veicular ofertas e promoções

Uma forma de fazer o lead avançar no funil é enviar ofertas e descontos exclusivos

Sabe aquele lead que citamos acima, em “negociação sem atividades” no Power CRM? Pois é, ele certamente dará um passo adiante se receber um desconto na adesão ou na primeira mensalidade. 

Às vezes nem precisa disso. Você pode, por exemplo, oferecer um plano mais econômico que o da cotação que ele fez. Dessa forma, ele está de volta à jornada de compra do consumidor associado de proteção veicular e mais próximo de tomar a decisão e optar pela adesão. 

Esse tipo de ação pode ajudar o lead a continuar sua trajetória no funil e concluí-la. Dessa forma, a associação consegue bater (e até ultrapassar) as metas e aumentar o número de adesões de associados. 

4. Esteja presente nas redes sociais com autoridade

Tenha uma coisa em mente: seu potencial associado está nas redes sociais

Então, adote uma estratégia para esses meios e crie um relacionamento com os seguidores. Eles representam grandes chances de chegarem ao todo do funil comercial da associação. 

Com postagens constantes no feed, vídeos, stories, reels, IGVT e outros recursos, sua associação pode:

  • divulgar os planos de proteção veicular;
  • fazer vídeos explicando como a associação opera;
  • tirar dúvidas e interagir com os seguidores qualificados;
  • gerar reconhecimento para a sua associação.

Um Funil Comercial feito sob medida para sua associação de proteção veicular

Com o Power CRM você consegue organizar o processo comercial de sua associação e acompanhar a jornada de compra no funil comercial

O Power CRM permite que sua associação:

  • capture leads com cotações automáticas no site;
  • envie a cotação diretamente no WhatsApp do lead;
  • acompanhe onde os leads estão na jornada de compra;
  • defina exatamente em qual lead focar para fazê-lo avançar pelo ciclo de adesões, dentre muitas outras funcionalidades.   

Ficou interessado na implementação do Power CRM? Indique ao Presidente de sua Associação de Proteção Veicular a solicitar um contato!

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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