CPL, CAC, LTV, ROI: porque métricas são essenciais para a sua Associação de Proteção Veicular

por | fev 17, 2022 | Blog, Marketing | 0 Comentários

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Um gestor precisa ter em mãos mais do que apenas uma ferramenta para contar. Afinal, você lida com os mais diversos dados durante sua rotina e somente conhecendo as métricas essenciais é possível ter um desempenho satisfatório.

No seu ambiente, entender como funciona a CPL, o LTV, a CAC e a importância do cálculo do ROI é extremamente importante.

Mas, o que significam essas siglas, quais são suas funções e como é possível aplicá-las dentro da sua associação? Abaixo você pode conferir um pouco mais de tudo isso!

4 Métricas essenciais que você precisa conhecer

No mercado, existem diversas métricas diferentes que podem ser aplicadas para o desenvolvimento dos mais variados tipos de estratégia. Principalmente, as de marketing digital.

Entretanto, quatro dessas são consideradas métricas essenciais dentro de qualquer planejamento. São estas:

  1. ROI;
  2. LTV;
  3. CAC;
  4. CPL.

Utilizar esses dados em conjunto com programas de gestão como o Power CRM facilita a organização das informações recebidas de seus leads. Além disso, também permite uma conversão mais fácil, já que o contato direto com a pessoa é bem simplificado.

Fora que a utilização de ferramentas e métricas também o permitirá mensurar resultados de forma orgânica, acelerando o seu acesso aos dados que tanto precisa.

Mas como é possível utilizá-las da melhor maneira? Como se faz um cálculo ROI, de CPL, de um LTV ou de um CAC? E, afinal, por que todas essas informações são importantes? É isso que vamos explicar nos próximos tópicos. 

FOTO: https://pixabay.com/pt/illustrations/custo-conselho-cpl-escrita-1176675/

O que é e como calcular CPL

CPL é uma das métricas essenciais mais utilizadas dentro do marketing digital e significa Custo por Lead. Ou seja, através dela é possível calcular e descobrir o quanto você está investindo para transformar as pessoas que acessam seu site em leads.

Além disso, você consegue mensurar quantos leads, de fato, estão sendo convertidos através do site da sua associação.

A seguir, explicamos como calcular CPL!

Como calcular CPL

O cálculo pode ser feito da seguinte maneira: 

  1. Faça o levantamento do valor investido;
  2. Depois, divida esse valor pela quantidade de leads gerados;
  3. O resultado da conta será o seu CPL.

Aqui está um exemplo:

  • Investimento realizado = R$ 1.000,00;
  • Número de Leads que foram gerados com este investimento: 100;
  • CPL = 1000/100 = R$ 10,00

O que é e como calcular LTV e CAC?

LTV e CAC são duas métricas que funcionam em conjunto para que você consiga atingir os resultados desejados. 

Porém, no caso do CAC, é possível aplicá-lo de forma individual, a depender do planejamento feito pelo time da sua associação.

LTV

LTV trata-se do Lifetime Value. Sua conta pode ser tida como a segunda maneira de calcular o ROI. 

Ela está diretamente ligada a negócios que funcionam no modelo de assinaturas ou pagamento de mensalidades, como é o caso das associações de proteção veicular.

Ou seja, se você vende serviços e seu associado os assina, é o LTV que se utiliza para calcular o ROI.

CAC

O CAC trata-se do Custo de Aquisição do Cliente. Logo, ele é uma métrica que mede o quanto um novo associado custa para a sua associação. 

Essa informação leva em conta também a vida útil da interação do associado com o negócio, o lucro gerado através dele e os canais viáveis de aquisição desse perfil de usuário.

Mas, é claro que somente a definição não basta. Quer conferir como calcular LTV e CAC? Então, confira essas fórmulas!

Como calcular LTV e CAC

Para calcular o LTV, você precisa destas informações:

  • valor do produto (ou da assinatura);
  • número de repetições da transação (meses da assinatura);
  • tempo de retenção média (ano).

Já no caso da CAC, o cálculo levará em conta estes dados:

  • investimento para aquisição do associado;
  • número de associados.

Para que os cálculos fiquem mais claros, segue um exemplo de cada uma das fórmulas aplicadas:

LTV: Valor do produto * Número de repetições da transação * Tempo de retenção média.

Se dissermos que o valor do produto é de R$ 30,00, o número de repetições da transação é 12 e o tempo de retenção é 1, a conta ficaria assim:

30 * 12 * 1 = 360

CAC: Investimento para aquisição do associado / Número de associados

Se dissermos que o investimento para aquisição é de R$ 1.000,00, e a quantidade de associados é de 100, então a conta fica assim:

1000/100 = 10.

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A importância do cálculo ROI

O Retorno sobre Investimento, conhecido como ROI, é uma das métricas essenciais mais utilizadas do mercado. Ela se trata de um indicador de desempenho cujo objetivo é avaliar o custo-benefício de determinado investimento.

Existem duas maneiras de se fazer o cálculo ROI. Uma é voltada para vendas únicas. Já a outra é igual àquela usada para definir o LTV (que mostramos anteriormente) e é indicada para as transações que envolvem cobranças de mensalidades, caso das associações. 

Como fazer o cálculo do ROI

Aqui vamos apresentar a fórmula do ROI direcionada para negócios que trabalham com vendas únicas. Afinal, a fórmula do cálculo da LTV, você conferiu em tópicos anteriores. 

Tendo isso mente, para calcular o ROI, você precisa dos seguintes dados:

  1. investimento realizado;
  2. valor do produto;
  3. total de vendas;
  4. ganho obtido;

Nesse cenário, a conta fica desta forma:

R$ 100,00 (Investimento realizado)

R$ 150,00 (Valor do produto) * 30 (Total de vendas) = R$ 4.500,00 (Ganho obtido).

ROI = (valor arrecadado – investimento) / investimento.

ROI =  (4.500,00 – 100,00) / 100,00.

ROI = 44

ROI (%) = 44  x 100 = 4.400%

Como deu para perceber, todas as métricas aqui apresentadas são extremamente importantes para a evolução da sua associação. 

Sendo assim, é necessário conhecer e aplicar cada uma delas na hora de tomar decisões gerenciais. Isso o ajudará a agir de forma mais precisa e ter resultados efetivos no cotidiano. Está procurando por uma ferramenta que possa tornar os desafios da sua associação mais simples? Então, não deixe de conferir mais informações sobre o Power CRM e apresente-o ao seu presidente! Ao entrar em contato conosco, vocês vão perceber que nosso sistema é a solução que estavam procurando!

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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