Indicadores de gestão: 06 metodologias para aplicar na sua Associação agora!

por | mar 25, 2022 | Gestão de Empresas, Marketing | 0 Comentários

Você sabia que indicadores de gestão são muito úteis dentro de uma associação? Eles ajudam o gestor a acompanhar, entre outras coisas, o desempenho da equipe, o retorno sobre o investimento e a satisfação dos associados. Além disso, contribuem com o processo de tomada de decisão. 

Certo, mas o que, de fato, são indicadores de gestão?  No artigo de hoje, iremos explicar esse conceito e apresentar as sete principais métricas que devem ser utilizadas em uma Associação de Proteção Veicular. Siga acompanhando!

O que são indicadores de gestão?

As métricas, ou os indicadores de gestão, representam um conjunto de dados que medem o desempenho de diversas atividades dentro de uma empresa. Elas são especialmente úteis, pois fornecem informações precisas aos gestores, o que é muito importante na hora de avaliar resultados. 

Hoje existem diversos indicadores importantes para um negócio, e eles podem ser divididos em quatro grandes categorias:

  • financeiros;
  • qualidade;
  • vendas;
  • produtividade. 

Os 6 indicadores mais importantes que você deve utilizar em sua Associação de Proteção Veicular

Pela variedade de indicadores de gestão que existem, torna-se inviável utilizar todos ao mesmo tempo. Isso mais atrapalharia um negócio do que traria benefícios. Sendo assim, é importante utilizar aqueles que fazem sentido para você. No caso de uma Associação de Proteção Veicular, são eles:

1. Retorno sobre o Investimento (ROI)

O Retorno sobre o Investimento, também conhecido como ROI, é um dos indicadores mais importantes que qualquer negócio pode ter. 

Por meio dele, você consegue verificar se a sua associação está acertando ou errando ao fazer determinado investimento. Isto pode incluir campanhas de marketing, compra de alguma ferramenta, treinamento para os consultores etc. 

2. Total de leads gerados por mês

Ao analisar o total de leads gerados por mês, você consegue observar se as estratégias de prospecção de novos associados estão dando resultado. O Power CRM, por exemplo, disponibiliza vários relatórios para a sua associação, incluindo a quantidade de leads que sua equipe conseguiu gerar. 

3. Custo por Lead (CPL)

O Custo por Lead leva em conta os gastos que você tem com estratégias de marketing e anúncios para conquistar novos leads e o número efetivo de leads captados. Essa métrica é importante, pois lhe dá uma visão clara de custos que impactam fortemente o processo de captação. 

4. Taxa de conversão 

A taxa de conversão vai analisar, em suma, quantos dos leads captados tornaram-se  associados de fato. Por meio dela, você consegue verificar o desempenho do time comercial e, a partir daí, pode tomar decisões estratégicas. 

Ao utilizar o Power CRM, é possível fazer uma análise bem detalhada dessa métrica. Afinal, o painel do programa mostra toda a jornada comercial da sua associação, desde o primeiro contato com o lead até o fechamento do negócio.  

5. Market Share 

Market Share é um indicador que mensura a relevância da associação que você gerencia em relação ao mercado no qual ela está inserida. Isso mostra a competitividade do negócio. 

6. Satisfação dos associados 

Como o nome sugere, este indicador mede o quanto seus associados estão contentes com o serviço prestado pela associação. Isso pode levar em conta o atendimento dos consultores, a velocidade na hora de contratar a proteção para o veículo, o tipo de cobertura oferecida etc. 

As vantagens de utilizar um modelo de gestão por indicadores

Utilizar um modelo de gestão por indicadores traz diversos benefícios. Aqui selecionamos os quatro principais: 

Otimização de recursos

Com as métricas, você tem acesso a dados precisos, que mostram o real desempenho de determinada ação ou estratégia. Sendo assim, fica mais fácil determinar o que precisa ser feito para resolver um problema. Isso faz com que seja possível otimizar recursos e evitar gastos desnecessários. 

Melhor acompanhamento dos processos

Ao ter acesso a dados numéricos, concisos e específicos, você pode acompanhar processos de forma mais rápida e melhor. Isso o permite analisar diferentes setores e estratégias ao mesmo tempo, fornecendo uma perspectiva ampla do negócio. 

Tomada de decisão mais precisa, com base em dados

Tomar decisões com base em dados gera resultados mais positivos para sua associação, pois diminui erros de interpretação e falhas de julgamento. Além disso, você consegue agir em menos tempo e realizar ajustes no processo de gestão para evitar que os problemas aumentem. 

Organização mais simples das atividades

Por fim, outra grande vantagem de utilizar um modelo de gestão por indicadores, é que o processo administrativo fica mais organizado. Afinal, cada setor consegue visualizar o que sua performance em números e sabe o que precisa atingir ao final de determinado período. 

Ao mesmo tempo, você consegue visualizar a eficiência de cada atividade ou processo realizado e, dependendo do resultado, pode propor melhorias ou ajustes. 

Como deu para notar, existem diversos indicadores interessantes para sua Associação de Proteção Veicular, e o Power CRM lhe ajuda a analisar vários deles. Ter acesso a essas métricas, como já explicamos, traz vários benefícios para o negócio. 

Dessa maneira, fale com o presidente da sua associação e sugira que ele entre em contato conosco para contratar o Power CRM e aproveitar todas as vantagens que a ferramenta oferece.

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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