A produção de conteúdo digital é um desafio para qualquer associação que deseja criar uma imagem na internet. Isso porque existem diversas etapas para a criação de um material de qualidade.
E um dos primeiros passos para isso é a definição das palavras-chave e hastags. Mas, o que é preciso saber para fazer a escolha desses termos?
Para te ajudar a criar um conteúdo relevante e que seja capaz de se comunicar com seu público na internet, neste artigo, você descobrirá tudo o que precisa para escolher termos assertivos!
Aproveite e boa leitura!
Como trabalhar a produção de conteúdo digital da sua associação?
Saber como trabalhar a produção de conteúdo digital de uma associação é um desafio diário. Afinal, na internet, o tempo passa diferente. O que era novidade ontem, hoje, já não é mais, e amanhã existe a possibilidade de estar obsoleto.
O primeiro passo para criar um engajamento eficaz é fazer a escolha de palavras-chave e hastags que falem com seu público ao mesmo tempo que se encaixam e descrevem, objetivamente, o conteúdo que você produziu.
Como escolher suas palavras-chave e hashtags
Para conseguir escolher termos que façam a ponte entre você e seu público, é preciso responder às seguintes perguntas:
- Se eu fosse uma pessoa buscando por essa solução, como eu procuraria?
- Quais são os termos parecidos com o que eu quero usar?
- Como essa palavra-chave/hashtag fala com o meu serviço?
- Como posso segmentar o termo para direcionar as pessoas para o meu conteúdo?
Respondendo essas 4 perguntas, você conseguirá definir keywords que sejam capazes de conectar a sua marca com os usuários.
5 dicas para fazer uma boa escolha de palavras-chave e hashtags
Fazer a escolha de palavras-chave e hashtags pode se mostrar bem desafiador se você não conhece alguns “macetes” na hora de fazê-lo.
Abaixo, você pode conferir algumas dicas para tornar simplificar essa tarefa. Ao começar por:
Antes de definir, saiba seus objetivos
Antes de procurar ou definir suas palavras-chave e hashtags, veja quais são os objetivos da associação ao realizar o anúncio.
Você quer gerar engajamento? Divulgar um produto? Fazer um pronunciamento em relação ao um determinado assunto?
Essas e outras perguntas precisam ser respondidas, para que que se possa construir um conteúdo de qualidade que realmente se encaixe na palavra escolhida.
Pesquise a presença das palavras nas plataformas
Faça uma busca rápida e confira se a palavra que usará como palavra-chave ou hashtag já está sendo utilizada. E caso esteja, observe como ela é usada.
Isso facilitará definir uma nova e criativa abordagem nas redes, facilitando o engajamento com o público.
Tome cuidado apenas para garantir que a palavra escolhida tem relação com seu serviço. Se novas pessoas alcançarem a sua marca por meio da hashtag e perceberem que sua solução não tem relação com o que procuram, elas não terão uma boa impressão.
Não utilize palavras muito abrangentes
Tente segmentar ao máximo a palavra-chave escolhida sem fugir do seu objetivo.
Termos muito abrangentes vão te colocar em uma posição onde você pode ganhar mais visibilidade, mas terá muito mais concorrência a sua volta do que gostaria, o que vai afetar os seus resultados.
Procure utilizar ferramentas de busca de palavras-chave
Ao produzir um conteúdo, usar ferramentas como o Sem Rush ou o Ubbersuggest são ótimos meios de achar palavras-chaves que tenham relação com o assunto que deseja abordar.
Esses mecanismos costumam ter recursos que vão te permitir verificar o volume de busca, possibilidade de engajamento e termos associados que facilitam e permitem um ranqueamento orgânico no Google.
Nunca esqueça de fazer uma hashtag da associação!
Um erro comum em Instagrams comerciais, principalmente de iniciantes, é a falta de atenção com as hashtags divulgando o nome da própria marca. Não faça isso!
As hashtags funcionam como as palavras-chaves dentro da rede social, e é através delas que os usuários procuram e localizam assuntos que os interessam
Quando você faz a hashtag da sua associação, isso significa que está entrando para o motor de busca da plataforma, facilitando a divulgação do seu nome e permitindo que o seu público alvo lhe encontre com maior facilidade.
Como o Power ajuda você na produção de conteúdo para sua Associação
A produção de conteúdo digital não conta apenas com keywords efetivas. Para que seja bem executada, é preciso que ela seja baseada em dados relacionados ao seu negócio.
Com o Power CRM, criar listas, importar leads e usá-los como base de dados para o desenvolvimento de materiais relevantes é muito mais simples.
Com nosso sistema, você poderá traçar diferentes perfis que se interessam pela solução da sua associação e desenvolver conteúdo para diferentes públicos, ampliando a visibilidade do negócio e aumentando o engajamento dos seus leads.
O que está esperando? Apresente o Power para o seu presidente hoje mesmo, para que ele entre em contato e adquira a ferramenta que irá mudar a realidade da associação!