Perdeu o controle do comercial? Acompanhe todos os passos do seu time com o Power CRM

por | abr 6, 2022 | Blog, Gestão de equipes, Vendas | 0 Comentários

Acompanhar as etapas ligadas ao processo comercial de uma associação é algo complicado. Você precisa resolver várias questões de forma rápida, observar métricas constantemente e coordenar consultores e gestores para que atuem em prol de um objetivo em comum. 

Diante de todos esses desafios, não é de se espantar que grande parte das pessoas tenha dificuldades em controlar a área comercial. Se este também for o seu caso, você precisa conhecer o Power CRM. Esta ferramenta foi criada especialmente para associações de proteção veicular e fornece diversos recursos para fazer seu negócio crescer. 

Continue com a leitura deste post e entenda como o Power CRM pode ajudá-lo com o monitoramento do setor comercial. 

A importância de manter o controle do processo comercial da sua Associação

Ter um processo comercial bem organizado é importante, pois fornece uma visão clara do fluxo de captações que ocorre dentro da sua associação. Ou seja, você consegue observar, por exemplo:

  • onde estão os maiores entraves para o fechamento de um negócio;
  • quais consultores conseguem as maiores taxas de conversão;
  • qual o ponto crítico de uma negociação;
  • quantos contatos com o lead são necessários até que ele se torne um associado etc. 

Todas essas informações são indispensáveis na hora de criar estratégias de captação junto aos consultores e aos gestores da sua associação. Além disso, elas o ajudam a identificar falhas de produtividade, gargalos que precisam ser resolvidos, entre outras questões. 

Em resumo, quando você controla o processo comercial consegue resolver problemas com mais agilidade e investir esforços em ações que dão resultado. 

Conhecendo as 7 etapas do funil comercial

Funil comercial é outra forma (talvez a mais popular) pela qual o processo comercial de um negócio também é conhecido. 

O funil engloba todas as etapas que envolvem a captação de novos associados. Dependendo da estrutura da sua associação, isso pode ter mais ou menos estágios. Aqui o dividimos em sete passos básicos. São eles:

  1. prospecção: momento de selecionar os leads que podem ter interesse no seu negócio;
  1. qualificação: filtrar, dentre os leads selecionados, aqueles que realmente querem ou precisam do serviço que a sua associação oferece, ou seja, definir quem são os potenciais associados; 
  1. apresentação: mostrar por que o seu serviço é exatamente aquilo que o lead precisa;
  1. envio de proposta: momento em que o consultor entra em contato com o potencial associado para lhe dar uma proposta de específica;
  1. negociação: é a interação mais efetiva do consultor com o potencial associado; aqui são esclarecidas dúvidas e realizados ajustes no acordo para que se chegue a um consenso positivo para ambos os lados;
  1. fechamento: é a hora em que o lead decide pela compra e torna-se, de fato, um associado;
  1. fidelização: é o momento de acompanhar o associado depois da adesão, verificando se ele está satisfeito com o serviço, sanando possíveis dúvidas etc. Ou seja, é o atendimento que visa a fidelização. 

Como utilizar o Power CRM para fazer o acompanhamento dos processos

Depois de tudo o que explicamos, chegou a hora de entender por que o Power CRM pode ajudá-lo a acompanhar a área comercial da sua associação. Para isso, selecionamos cinco pontos importantes. 

1. Visualização fácil das etapas do funil comercial

O Power CRM tem um painel onde você consegue visualizar as diferentes etapas do funil comercial do seu negócio. Essa aba foi pensada exclusivamente para associações de proteção veicular, portanto possui estágios bem específicos:

  • cotações recebidas;
  • em negociação;
  • vistorias;
  • liberadas para cadastro;
  • captações concretizadas. 

Estas etapas estão divididas em colunas e cada uma delas é composta por vários cartões que correspondem às transações que estão sendo realizadas. 

Sendo assim, você consegue acompanhar, por exemplo, quantas cotações recebidas existem atualmente e quem são os consultores vinculados a cada uma delas. O mesmo vale para as outras fases do funil. 

2. Acompanhamento do status de cada negociação 

Todos os cartões que aparecem dentro do funil comercial possuem tags que indicam, por exemplo, se o potencial associado concordou com plano de proteção apresentado, se a vistoria foi aprovada ou está em processo de aprovação, se a cotação expirou etc. 

A visualização rápida de todos esses dados é importante para o controle do processo comercial

3. Verificação da origem do lead

Saber a origem de um lead ajuda você a verificar quais canais de captação dão mais resultados. Pensando nisso, os criadores do Power CRM criaram um campo dentro de cada cartão de negociação especialmente para esse dado. 

Assim, os consultores podem selecionar se determinado lead chegou à associação por meio de: indicação, ações na rua, visita na loja, Facebook, presencial ou site.

4. Acompanhamento do histórico das negociações

Consultores e gestores conseguem visualizar dentro do sistema do Power CRM cada passo do processo de negociação. Isso aparece na aba “histórico” que existe em todos os cartões listados no funil comercial

Desse modo, você verifica quantas ações foram necessárias para finalizar uma compra e pode criar estratégias para otimizar esse processo. 

5. Acesso a relatórios detalhados

O Power CRM cria relatórios com dados precisos relacionados à área comercial. Você consegue verificar, por exemplo:

  • a taxa de conversão do seu negócio;
  • o percentual de negociações em cada etapa do funil;
  • os principais motivos de perda de potenciais associados;
  • o ranking dos seus consultores, assim como os valores de comissão que cada um deve receber;
  • os veículos que foram recusados pela sua associação etc. 

As cinco facilidades do Power CRM que acabamos de apresentar são apenas uma mostra dos benefícios que essa ferramenta proporciona ao time comercial da sua associação. Para saber mais informações, entre em contato conosco agora mesmo e converse com um dos nossos especialistas. Nosso time está pronto para mostrar para você por que o Power é a ferramenta ideal para quem possui uma Associação de Proteção Veicular. 

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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