Perfil de Liderança: Excelência na Gestão de Processos na sua Associação de Proteção Veicular

por | dez 17, 2021 | Blog, Gestão de equipes | 0 Comentários

Com mercados cada vez mais complexos e concorrência cada vez mais acirrada, os perfis profissionais que atuam como líderes influenciam significativamente nos resultados de um negócio.

Com sua associação não é diferente. Apesar de ser um modelo diferenciado de organização, também tem suas metas e profissionais atuando para alcançá-las. 

E se, suas equipes de profissionais tiverem um perfil de liderança norteando os processos, certamente sua associação terá muitos bons resultados. 

Além disso, a gestão de processos em sua associação de proteção veicular terá um excelente nível de eficiência e qualidade. 

Para aprofundar mais esse assunto, criamos este artigo. Acompanhe!

O que é ter um perfil de liderança?

Ter um perfil de liderança significa ter as qualidades que destaquem o profissional como alguém que motiva, promove o engajamento e que as pessoas admiram e se sintam seguras e influenciadas a seguir. 

Mas atenção: liderar não é mandar, dar ordens. É buscar o crescimento em conjunto, em torno de um objetivo comum. Ter o espírito de liderança é conseguir enxergar as potencialidades individuais e uni-las para desenvolver os processos. Dessa forma é possível alcançar grandes resultados. 

Levando isso para a gestão de processos em sua associação de proteção veicular, significa unir a equipe para alcançar os melhores resultados em captações de leads e fechamento de adesões. 

E durante essa caminhada, dar suporte, incentivar, identificar os pontos fracos e ajudar. 

Exemplo: um consultor tem dificuldade em entender o funcionamento de um software, enquanto outro tem facilidade. Em casos assim, o líder promove o trabalho em equipe, fazendo com que consultores que entendem melhor os processos ajudem quem tem mais dificuldade. 

Aliás, ele pode ir além e promover uma oficina de aprendizado, em que seus consultores trocam experiências e ajudam um ao outro e assim todos melhoram seu desempenho.

Boas atitudes de liderança para uma boa gestão de processos em  sua associação de proteção veicular

Veja a seguir algumas características de quem tem (ou de quem quer ter) um bom perfil de liderança:

1. Incentivo e motivação leva a equipe onde quiser

Uma equipe com um líder motivador e incentivador consegue ter um desempenho acima da média. Este tipo de liderança costuma ser também inovador e inserir novas metodologias de trabalho para fazer a equipe se sentir bem e valorizada. 

Exemplos de incentivos e motivações que este tipo de líder promove:

  • gestão de tempo considerando períodos curtos para um descanso (chamado de ócio criativo) ou um treinamento focado em pontos que necessitam ser otimizados;
  • bonificações por desempenho e resultados: não precisa ser necessariamente dinheiro, mas o líder pode criar um ambiente competitivo saudável, inserindo gamificação, por exemplo. A gamificação insere elementos de jogos em atividades rotineiras, como ganhar e perder vidas, ganhar medalhas, pontos…Exemplo: um consultor pode ganhar um jantar especial com a família, quando fechar 50 adesões.

2. Diálogo e comunicação são essenciais

O líder mantém seus consultores bem informados sobre tudo que acontece na associação de proteção veicular. Estratégias, metas, mudanças, resultados: tudo é compartilhado com eles. 

Além disso, o líder deve estar à disposição para uma conversa ou deve assumir a responsabilidade de chamar seu consultor para uma conversa sempre que tiver algo errado. 

A falta de diálogo pode causar situações de conflitos ou mal-resolvidas, e atrapalhar o bom andamento dos processos da associação.

3. Um bom líder forma novos líderes

Incentivar que seus consultores tomem decisões e que assumam outras responsabilidades, mesmo que sejam pequenas, mostra que você reconhece e valoriza os talentos da associação. 

Não é preciso ter medo de perder o posto. Pelo contrário, você estará preparando melhor consultores que podem ajudá-lo na gestão de processos, tornando-os mais ágeis e eficazes. 

Liderança: impactos e resultados para sua associação de proteção veicular

Com tudo que apontamos ao longo do artigo, você certamente percebeu que os impactos de uma boa liderança serão muito positivos para sua associação. 

E, conforme sabemos, se sua associação tem uma boa gestão de processos, que os otimiza, organiza e utiliza as melhores ferramentas e recursos para isso, os resultados só podem ser positivos e até mesmo surpreendentes. 

Liderança sempre tem a ver com resultados. Uma liderança comprometida com a associação e seus objetivos, produz os melhores resultados em termos de mais adesões. 

3 dicas para uma boa gestão de processos em sua associação de proteção veicular 

1. Seja a liderança e guie sua equipe

Seus consultores apresentarão os resultados que a associação espera se você os conduzir como um líder. Organize os processos, otimize as práticas, crie um fluxo de trabalho ágil e um bom clima organizacional. 

2. Delegue e dê feedbacks

Você não precisa ser autoritário, mas precisa delegar funções, medir desempenhos e cobrar resultados. Ao fazer isso, dê feedbacks ao seu time de consultores. Mesmo que tenham pontos a melhorar, eles precisam saber onde estão errando e como podem melhorar. Isso, aliás, faz parte de ter uma boa comunicação, conforme vimos anteriormente. 

3. Aproveite as ferramentas e metodologias

Ferramentas de gestão de processos otimizam uma rotina de trabalho de forma impressionante. O Power CRM, por exemplo, criado especificamente para associações de proteção veicular, ajuda na gestão de processos da associação.

Na verdade, ele concentra todos os processos de uma associação, e você pode acompanhar tudo em tempo real, o que também facilita que exerça sua liderança, uma vez que saberá onde precisa intervir e de que forma fazer isso. Caso sua associação de proteção veicular ainda não tenha o Power CRM, indique para seu diretor.

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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