Todo gestor sabe como os relatórios são importantes. Afinal, eles fornecem informações gerais sobre o negócio, o desempenho dos funcionários, os problemas que precisam ser solucionados etc. Porém, elaborar um relatório de gestão nem sempre é fácil e, via de regra, exige tempo. Entretanto, o Power CRM facilita todo esse processo.
Essa ferramenta, desenvolvida especialmente para associações de proteção veicular, gera diversos relatórios de forma automática. Inclusive, você consegue ter acesso a várias métricas importantes para o comercial.
O melhor é que os dados são de fácil acesso e ainda podem ser filtrados de diferentes maneiras. Siga com a leitura do conteúdo de hoje para entender melhor como funcionam os Power Relatórios.
Como o Power CRM ajuda a montar seu relatório de gestão
Na hora de montar seu relatório de gestão, você deve apresentar dados relevantes para o presidente da associação onde atua. Isso inclui questões ligadas à quantidade de cotações criadas e finalizadas, produtividade da equipe de consultores, dados financeiros, motivos para perdas de leads, entre outros.
Reunir todas essas informações é algo trabalhoso, principalmente quando a associação não possui um sistema informatizado para integrar esse conjunto de dados. Neste caso, você precisa reunir o conteúdo de diferentes locais, muitas vezes cruzando materiais para chegar a um resultado final.
Com o Power CRM, todos os dados que você precisa estão em um único lugar: dentro do sistema principal. Basta se conectar à plataforma com seu login e senha, ir até a aba Relatórios dentro do menu e acessar o que precisa.
A partir daí, é só utilizar as informações apresentadas e construir seu relatório fora do Power do jeito que desejar. É possível, inclusive, baixar os dados em formato xls. Assim, você consegue inserir as informações na planilha com a qual já trabalhe.
Power relatórios: o que você consegue visualizar na plataforma
Como mencionamos, o Power CRM disponibiliza relatórios com diversos dados que são importantes para o gestor. Neste tópico, vamos detalhar essa questão e apresentar tudo o que é possível visualizar dentro da plataforma. Desse modo, você pode aproveitar as suas funcionalidades ao máximo.
Ah, também é importante lembrar que todos os dados podem ser filtrados com base no período de tempo que você desejar e por consultor. Caso a sua associação possua cooperativas ou regionais, também é possível filtrar apenas para essas unidades.
Resumo de Uso
No campo Resumo de Uso, você tem uma visão geral de várias informações, como quantidade de negociações criadas, cotações criadas, negociações arquivadas e vendas concretizadas.
Ainda há detalhes sobre o processo de captação, venda, vistorias, cadastros e atividades. No quadro de Captações, você consegue ver a quantidade total de captações, bem como o número de captações oriundas de pipeline, formulários, powerlinks, afiliados e listas.
No quadro de Vendas, é possível visualizar a quantidade total de vendas e quantos processos de adesão foram pagos usando cartão, boleto, dinheiro ou ainda não receberam pagamento.
Passando para o quadro Atividades, você consegue ver a quantidade que está pendente, atrasada, concluída, em notas, anexos ou tags.
Dentro do quadro Vistorias são mostradas a quantidade total de negociações que estão nesta etapa e quantas ainda estão pendentes, em análise, já foram aprovadas ou reprovadas.
Por fim, no quadro Cadastros, há a quantidade de cotações que estão em processo de integração com o sistema SGA. Além disso, você vê quantos envios para o SGA foram feitos de forma automática e quantos cadastros foram inseridos manualmente.
Dashboard
Dentro do Dashboard, há gráficos mostrando o número de:
- vendas concretizadas;
- comissões (considera-se o valor pago sob vendas feitas no cartão e no boleto);
- origem dos leads;
- motivos de perda (ou seja, motivos que levaram cotações a serem arquivadas);
- tags automáticas (número de cotações separadas por essas tags);
- consultores que venderam mais;
- consultores que receberam mais cotações;
- cotações não atendidas, em atendimento, em vistoria, em cadastro, arquivadas e concretizadas.
Funil de vendas
Na aba Funil de Vendas, você encontra uma das métricas para o comercial mais importantes: a taxa de conversão. Assim, é possível analisar, com base em todas as cotações recebidas em determinado período, quantas resultaram em fechamento positivo.
Motivos de perda
Os motivos de perda também são importantes métricas para o comercial. Nesta aba, você consegue ver quantas cotações foram arquivadas, em que etapa do funil elas estavam e quais foram os motivos da perda.
Ranking
O Ranking é uma ótima aba para verificar a produtividade da sua equipe de consultores. Dentro dela, você consegue visualizar, de forma hierárquica, quais consultores geram mais cotações, vendas, conversão, receita de adesão e receita mensal.
Formas de pagamento
Na aba Formas de Pagamento, você vê o valor da adesão média cobrada pela sua associação e a quantidade de vendas realizadas. Também visualiza, de modo detalhado, quantas pessoas fizeram o pagamento em dinheiro, no boleto e no cartão de crédito em 1, 2 ou 3 parcelas.
Além disso, consegue ver o valor da receita proveniente de cada uma dessas formas de pagamento e o percentual que isso representa na receita total.
Veículos recusados
Outro relatório interessante é o de veículos recusados. Nesta aba aparece a lista de todos os veículos que não conseguiram um plano de proteção por falta de cobertura da associação. Este é um dado importante, pois o ajuda a verificar se precisa ampliar seus serviços.
Funcionalidades do Power CRM para uma gestão mais eficiente
Como deu para notar, o Power CRM oferece uma variedade de relatórios para a sua associação. Entretanto, não para por aí. Dentro da plataforma você tem acesso a várias funcionalidades que o ajudam no processo de gestão. Entre elas, estão:
- criação de notas para registrar as atividades que precisam ser feitas, inclusive de acordo com cada consultor;
- acesso ao painel financeira da associação, de uma unidade regional ou de uma cooperativa;
- criação de uma tabela de preços personalizada para os serviços ofertados pela sua associação;
- possibilidade dos próprios consultores adicionarem implementos (som automotivo, baú refrigerado etc.) que são somados ao valor protegido do veículo;
- importação de listas de leads captados em alguma ação externa;
- entre outros.
Sendo assim, não perca tempo. Converse com o presidente da sua associação e peça para que ele entre em contato conosco para conhecer melhor cada uma das soluções ofertadas.