3 ferramentas para montar um calendário editorial para as redes sociais da sua Associação de Proteção Veicular

por | dez 30, 2021 | Blog, Marketing | 0 Comentários

Sabe como organizar as publicações das redes sociais de sua Associação de Proteção Veicular? Utilizando um calendário editorial. 

O calendário editorial é como se fosse um calendário real, onde você vai colocar seu planejamento de conteúdo para redes sociais. 

Essa ferramenta ajuda a deixar o fluxo de trabalho mais ágil, pois com tudo planejado e distribuído no calendário, o controle de publicações fica bem mais fácil. 

Que tal saber mais sobre o calendário editorial e entender por que ele é um recurso importante em suas ações de marketing? Leia o artigo! 

Por que é importante ter um calendário editorial de postagens nas redes sociais?

O calendário editorial é fundamental para  organizar as pautas levantadas no planejamento editorial — neste caso, no planejamento de conteúdo para redes sociais.

Dessa forma, os responsáveis sabem exatamente quais são as pautas que devem ser produzidas, as palavras-chaves que serão trabalhadas, qual linha seguir (temas e formatos, por exemplo), se a publicação vai ficar nos destaques do Instagram depois,  e demais informações necessárias, como dia e horário para publicar. 

Com o calendário editorial, é possível ser mais produtivo e também estabelecer uma frequência de postagens. Além disso, essa é uma ferramenta essencial para acompanhar as tarefas e os prazos. 

Em resumo, o calendário editorial sistematiza todas as ações que devem acontecer para as publicações nas redes sociais de sua Associação de Proteção Veicular. 

Além de uma melhor organização, o calendário editorial também é importante porque facilita acompanhar os resultados e obter insights que ajudam a melhorar o conteúdo, como:

  •  melhorias dias e horários para postar;
  • o que o público das redes de sua associação mais gosta (imagens, vídeos, textos etc.);
  • quais CTAs (chamadas para ação) melhor performaram;
  • qual frequência é ideal para as postagens de sua associação etc. 

De posse dessas informações, fica bem mais fácil criar os próximos conteúdos e promover mais engajamento e interação com os seguidores.

Como fazer um planejamento de conteúdo para as redes sociais?

Há alguns passos básicos para criar o conteúdo proposto no planejamento de conteúdo para redes sociais e pautado no calendário. 

Separamos duas principais:

1 – Defina em quais redes sociais sua associação vai estar presente

Se sua Associação de Proteção Veicular ainda não está nas redes sociais, é preciso decidir em quais ela se fará presente. 

Se já está em uma ou mais redes sociais, você terá que analisar e rever as publicações que estão sendo feitas. 

Vamos explicar, e isso vale para quem está entrando agora: se é criada uma mesma publicação para duas ou mais redes sociais, isso precisa mudar. 

Cada rede social tem um tipo de público, um tipo de abordagem, tipos de publicações e formatos. Dessa forma, seu planejamento terá que considerar tudo isso. Após planejados os conteúdos, é hora de criar um calendário editorial para cada rede. 

Na prática significa que você pode criar um post de divulgação do powerlink, a landing page do Power CRM (se sua associação já utiliza esse CRM), para a mesma data, nas redes sociais.No entanto, a descrição e a arte devem seguir a linguagem que mais se adapta à rede.

2 – Descubra quais formatos explorar

Neste caso, será preciso experimentar, mensurar e experimentar novamente até descobrir quais formatos de conteúdo melhor performan. 

Dias, horários, tipos de conteúdo e abordagem: teste tudo que até descobrir os que entregam melhores resultados. Só assim conseguirá estabelecer um padrão para futuros calendários. 

A seguir, conheça três ferramentas que são excelentes para criar o calendário de conteúdo de suas redes sociais.

3 ferramentas essenciais para criar um calendário de conteúdo nas redes sociais

Agora que já tem algumas dicas sobre a criação do cronograma editorial para as redes sociais de sua associação, precisa saber onde pode criar o calendário. 

Vamos te mostrar três ferramentas gratuitas onde é possível organizar cronologicamente as publicações de sua associação.

1 – Trello

O Trello é uma ferramenta de gestão de projetos e processos excelente para organizar tarefas. A metodologia kanban é uma das formas mais produtivas, flexíveis e transparentes de organização de tarefas!

As publicações podem ser criadas em tarefas (nos cartões do
Trello) e com as datas e horários em que deverão ser publicadas. O próprio gerenciador avisa quando a data de publicação estiver se aproximando. 

2 – Planilhas

Excel, Libre e Planilhas do Drive são também ótimas ferramentas que podem ser utilizadas para a criação do calendário editorial. 

Ágeis e funcionais, você pode criá-las uma vez e depois apenas fazer uma cópia para um novo calendário. E nem é preciso excluí-las, pelo contrário, você pode ter o cronograma de um ano inteiro em um mesmo lugar, basta criar novas abas (uma aba para cada mês, por exemplo).

3- Agenda do Google

Também conhecida como Google Calendar, a agenda do Google é realmente um calendário, com espaço para agendar eventos (que podem ser as publicações). 

Além desses registros, também é possível compartilhar a agenda com outras pessoas e, se for o caso, permitir que elas também a editem.

A agenda do Google também é organizada por meio de datas e horários, tudo que precisa para organizar as publicações das redes sociais de sua associação.

Esperamos que aproveite as dicas deste artigo! 

Antes de você ir: falamos anteriormente sobre o Power CRM, desenvolvido especificamente para Associações de Proteção Veicular. 

Se sua associação ainda não tem, conheça todas as suas funcionalidades e faça a sugestão ao seu presidente. O Power CRM é a nova era para as Associações de Proteção Veicular.  

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