Como escrever e-mail marketing imbatível para gerar novas adesões?

por | abr 27, 2022 | Blog, Marketing, Vendas | 0 Comentários

Como você faz contato com seus prospects? Caso utilize apenas o telefone e as redes sociais, chegou o momento de conhecer outra ferramenta extremamente efetiva: o e-mail marketing

Escrever um bom e-mail é uma das melhores maneiras de se comunicar com os leads e guiá-los até o momento da adesão. Afinal, 4,3 bilhões de pessoas no mundo possuem uma conta de e-mail e 91% delas verificam a caixa de entrada ao menos uma vez ao dia (dados da pesquisa Marketing Statistics, da Hubspot). 

Então, pense na imensa possibilidade de negociações que está ao seu alcance. Todavia, para alcançar o público, você precisa usar estratégias que o ajudem a escrever bem. E é isso que vamos apresentar ao longo deste texto. 

Siga com a leitura e descubra como produzir um e-mail marketing imbatível. 

O que é um e-mail marketing e por que ainda é essencial?

E-mail marketing é uma estratégia de comunicação que utiliza mensagens de e-mail para trabalhar o relacionamento entre empresa e cliente. Esta tática é tradicional em companhias do mundo todo, sendo 40 vezes mais eficaz para captação do que redes sociais como o Facebook (dados da Campaign Monitor). 

Além disso, o e-mail, diferentemente de um telefonema, pode ser acessado no momento que for melhor para a pessoa. Ela pode reler as informações caso não entenda algo, pode salvar e enviar para outro indivíduo inclusive. 

Um e-mail marketing bem escrito prende a atenção, consegue ser compartilhado com vários clientes simultaneamente e você ainda tem acesso a métricas importantes (taxa de clique, CTR etc.).

Como o e-mail pode aumentar as adesões em sua Associação de Proteção Veicular?

Como consultor, você pode enviar e-mails para potenciais associados que estão em diferentes etapas da jornada comercial, apresentando informações relevantes ao público. E consegue fazer isso de forma rápida (atingindo várias pessoas) e não invasiva (cada um vai ler a mensagem quando tiver interesse).

Mas, afinal, como isso vai impactar positivamente o número de adesões? Bem, existem vários fatores que fazem do e-mail marketing uma ferramenta imbatível. Entre eles, podemos citar:

  • amplo alcance com pouco esforço;
  • diferentes abordagens de conteúdo, desde nutrição até mensagens para finalizar uma negociação;
  • apresentação atrativa em que você pode utilizar imagens, ilustrações, cores variadas etc.;
  • facilidade de acesso, afinal mais de 80% das pessoas usam o celular para abrir e-mails (pesquisa da Marketing Statistics);
  • oportunidade de criar campanhas segmentadas, de acordo com os diferentes perfis dos prospects que estão em sua base de contatos. 

Sobre as campanhas segmentadas, é importante frisar que elas conseguem aumentar a taxa de conversão em 355%, de acordo com a Juniper Research. Esse é um número extremamente expressivo.

7 dicas para escrever bem e enviar um e-mail imbatível 

Agora você já sabe que vale a pena investir no e-mail marketing. Contudo, precisa descobrir como escrever bem para criar uma mensagem impactante. Do contrário, seu conteúdo será ignorado ou apagado sem gerar nenhum engajamento. Para evitar que isto ocorra, coloque em prática as dicas abaixo:

1. Conheça seu público

Entender o perfil das pessoas para quem você está enviando um e-mail é importante, pois o ajuda a definir a linguagem utilizada, a melhor abordagem e o tipo de conteúdo.

2. Crie um título chamativo para o assunto

Em uma caixa de e-mail abarrotada, um título atraente é o que vai fazer com que a sua mensagem ganhe destaque, instigando o leitor a ler o assunto inteiro. 

3. Escreva mensagens segmentadas

Nem todos os seus potenciais associados estão na mesma etapa da jornada comercial. Ao compreender isso, você deve criar e-mails com conteúdos específicos para cada perfil. 

Ou seja, quem está ainda na fase de cotação, pode receber uma mensagem falando sobre os benefícios de aderir a um plano de proteção veicular. Por outro lado, as pessoas que estão indo para a etapa de vistoria, podem ter mais interesse em ler algo que esclareça dúvidas sobre esse momento. 

O Power CRM é uma ferramenta que lhe dá uma visão clara de toda a jornada comercial da sua associação. Isso ajuda bastante na hora de realizar a segmentação. 

4. Esteja atento às regras de português

Um e-mail com erros de ortografia e concordância não passa credibilidade. Como consequência, você não consegue engajar o leitor. 

5. Crie e-mails personalizados

E-mails personalizados com o nome do leitor (é possível usar ferramentas específicas para fazer isso, como Mailchimp, Locaweb Email Marketing, RD Station Marketing etc.) geram mais conversão. Portanto, invista nesta estratégia na hora de elaborar a mensagem. 

6. Use uma linguagem real

Para escrever bem um e-mail, você deve usar uma linguagem que favoreça a comunicação com o potencial associado. Sendo assim, crie um conteúdo que transmita empatia, além disso seja educado e gentil. Lembre-se que uma pessoa vai ler o conteúdo, então nada de criar um texto robótico ou completamente neutro. 

7. Insira uma chamada para ação 

Ao enviar um e-mail, você tem um objetivo específico. Seja finalizar um processo de adesão, responder alguma dúvida, apresentar um plano interessante ao prospect etc. 

Então, na hora de finalizar a mensagem, coloque uma chamada para ação. Ou seja, uma frase indicando o que o leitor deve fazer em seguida, como realizar o pagamento da adesão, entrar em contato com o consultor ou aderir ao plano apresentado. 

Agora é com você! Use as dicas que apresentamos e comece a utilizar e-mails para se comunicar com potenciais associados. 

Caso queira melhorar ainda mais o relacionamento com seu público, aposte no Power CRM, uma ferramenta criada especialmente para associações de proteção veicular.  Converse com o presidente da sua associação e diga para que entre em contato conosco. Um dos nossos consultores vai explicar como o Power CRM pode aumentar seu número de adesões. 

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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