Retenção de talentos em sua associação: o que é, como fazer e 4 boas práticas

por | jul 8, 2022 | Blog, Gestão de equipes | 0 Comentários

Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas os associados que fazem a Associação ser um sucesso. Os colaboradores são fundamentais para que sua empresa tenha os resultados esperados. Mas, para que isso funcione, é necessário se preocupar com a retenção de talentos do seu empreendimento. 

Claro que é importante investir em novos talentos. Porém, essa prática deve ser realizada sem que os veteranos sejam esquecidos. Dessa forma, ambas as partes se sentirão motivadas e engajadas em um único propósito: o crescimento do negócio. E essa ideia também vale para as associações. 

O problema é que muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como criar estratégias para reter talentos e quais são os principais benefícios dessa prática. Pensando nisso, criamos este artigo com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Vamos conferir?

O que é a retenção de talentos?

Basicamente, a retenção de talentos baseia-se em estratégias para que o colaborador não saia da sua associação, ou seja, para que não ocorra rotatividade de funcionários. 

Esta é uma prática que parece simples de ser desenvolvida, mas se não for realizada corretamente, pode significar apenas perda de tempo e de dinheiro para a associação. 

Além disso, também é importante que você não acredite que apenas uma boa remuneração salarial é suficiente. Foi-se o tempo em que o colaborador se preocupava apenas com isso. Então, é preciso que sua associação saiba exatamente do que o funcionário necessita para conseguir retê-lo. 

Atualmente, muitos colaboradores procuram associações que os valorizem como um todo, da mesma forma que desejam que eles realizem um bom trabalho. E, para que essa retenção ocorra, é preciso um bom planejamento.

Principais benefícios da retenção de talentos

É claro que não adianta apenas falar que essa prática é boa para sua associação. Por isso, elencamos abaixo os principais benefícios da retenção de talentos para você. 

Garante que os serviços sejam prestados com qualidade

Quando você conta com colaboradores engajados, fica mais fácil para a sua associação garantir um padrão de qualidade, aumentando a credibilidade e a autoconfiança do time. 

Ajuda na construção de um ambiente de trabalho amigável 

Por conhecerem a associação como um todo e estarem alinhados no mesmo objetivo, os colaboradores disseminam boas práticas e tornam-se exemplos a serem seguidos. 

Fora isso, oferecer uma boa estrutura, equipamentos novos, matéria-prima adequada para o trabalho diário e locais de descanso também são práticas que ajudam na construção de um ambiente organizacional agradável. 

Reduz gastos trabalhistas 

Reter e investir nos seus colaboradores custa bem menos do que contratar colaboradores novos. Um novo recrutamento, seleção, integração e desligamento gera custos altos.

Sendo assim, o melhor é focar em diminuir a rotatividade. Além disso, sem rotatividade, sua associação também irá atrair novos talentos. Afinal, quem não gostaria de trabalhar em um local que é referência em oferecer qualidade e bem-estar para os funcionários? 

Além do salário: 4 estratégias para reter talentos na sua associação

Agora que você já entendeu a importância e os benefícios da retenção de talentos, deve estar se perguntando como fazer isso. Abaixo preparamos as melhores estratégias para reter talentos que podem ajudar nesse processo. 

Selecione as pessoas certas 

Se sua associação não contratar o funcionário correto, que esteja alinhado com a missão e os valores do seu negócio, possivelmente, ele não passará muito tempo no local. Portanto, não é à toa que colocamos esta como a primeira estratégia para reter talentos.

Para fazer uma escolha adequada, o RH precisa estar com o processo de recrutamento e seleção bem estruturado. Verifique como funciona o método atual de contratação e, se for necessário, realize melhorias. 

Tenha um bom plano de carreira

Ninguém quer entrar em uma associação e permanecer nela por anos e anos no mesmo cargo, concorda? Todo mundo almeja crescimento profissional. E, como dissemos no início do artigo, o sucesso da sua associação vem dos colaboradores. Nada mais justo do que recompensá-los. 

Diante disso, é importante que sua associação conte com um plano de carreira bem estruturado e organizado, com cargos compatíveis com a função e salários justos. Se a associação não possuir um, providencie o mais rápido possível. 

Promova a flexibilidade 

Flexibilidade não significa que sua associação vai virar “terra sem lei”. Significa que as regras vão existir, mas não serão rigorosas. Afinal, com a nossa rotina cada vez mais complexa, flexibilidade é algo que a maioria dos colaboradores deseja. 

Você pode verificar se é possível ter uma jornada de trabalho mais flexível, assim como trabalho em equipe, prazos de entrega saudáveis e projetos adequados para o perfil de cada colaborador. 

Tenha uma cultura do feedback 

Quando falamos em feedback, estamos falando não apenas do feedback gestor-funcionário, mas também do funcionário-gestor. É importante que seu funcionário se sinta confortável em falar o que pensa sobre o trabalho, os colegas de equipe e outros assuntos para que melhorias possam ser colocadas em prática.

Já um feedback gestor-funcionário precisa ter compreensão dos pontos de vista, conhecimento sobre o assunto abordado e bastante diálogo. Caso sua associação ainda não tenha a cultura do feedback, procure implementá-la e veja a diferença que fará na equipe.Bom, agora você já sabe que a retenção de talentos é um investimento que vale a pena. Siga nossas dicas e aumente a satisfação da equipe da sua associação. Aproveite e confira também o post 6 etapas essenciais para tornar sua Associação um sucesso em todo país.

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

Outras publicações

Como configurar o token integração do Sign no CRM? (Power Sign)

Primeiramente é necessário adicionar um token no sistema Power Sign, siga o passo a passo abaixo:1º: Acesse o sistema Power Sign 2º: Acesse o menu Configurações 3º: Clique em Adicionar 4º: Escreva o título da Integração  5º: Clique em Gerar token 6º: Escolha o...

Assista uma apresentação

E descubra como o Power CRM pode impulsionar o trabalho da sua equipe comercial

Não perca mais nenhuma novidade!

Inscreva-se para receber todas novidades do nosso blog.

loading...