Script de captação de WhatsApp para conquistar indicações de seus associados

por | jun 17, 2022 | Blog, Marketing | 0 Comentários

Você quer ver seu time de consultores fechando mais negócios?  Quer otimizar o treinamento da equipe e capacitar novos membros de maneira eficiente?  Uma ótima maneira de atingir estes objetivos é utilizando um script de captação.  

Este tipo de recurso pode ser adotado em diferentes abordagens que envolvam o processo de captação. Contudo, hoje falaremos especificamente das interações utilizando o WhatsApp. Afinal, ele é o aplicativo mais utilizado  no Brasil para fazer captações e atendimento, atingindo 79% das empresas (Sebrae Rio, 2022). 

A importância e usar um script de captação no WhatsApp

Vendedores experientes nem sempre gostam de seguir um script de captação, pois acreditam que isso engessa as interações com o consumidor. Entretanto, quando bem construído, o script facilita o contato e aumenta as chances de finalizar uma negociação. 

Ele funciona como um roteiro que a equipe deve seguir para chamar a atenção e deixar o cliente curioso pelo que está sendo apresentado.  

O objetivo aqui não é agir como um robô lendo instruções, mas ter um guia do que fazer. A partir dele, é possível fazer ajustes para se adaptar ao perfil de cada cliente. 

A grande vantagem do script de captação é que seu time não precisa resolver uma equação de abordagem a cada contato. Ela já tem um modelo para se basear. As ações dali em diante serão muito mais direcionadas. 

E, quando falamos em WhatsApp, um canal onde todos desejam atendimento rápido, essa otimização é ainda mais necessária. Além disso, a abordagem pelo WhatsApp precisa ser muito objetiva para captar o interesse do usuário. Caso contrário, a mensagem se perde em meio aos diversos contatos diários de cada pessoa. 

Principais vantagens

Outras vantagens de incentivar o uso de um script de captação junto a sua equipe incluem:

  • melhora da performance;
  • melhor alcance de novos clientes;
  • facilidade para treinar novos vendedores, pois é só compartilhar o script com esses colaboradores e tirar possíveis dúvidas;
  • padronização do atendimento, o que ajuda a fortalecer a marca;
  • melhora na experiência de atendimento do usuário.  

Como construir um script para a abordagem correta pelo WhatsApp?

Como deu para perceber, existem vários motivos para utilizar scripts dentro de uma abordagem pelo WhatsApp

Contudo, para alcançar as vantagens citadas, é indispensável que você aprenda a criar tais scripts. Afinal, modelos prontos não são eficientes. 

Um bom roteiro leva em conta o serviço ou produto com o qual você trabalha, assim como o perfil do seu público. Com isso em mente, listamos algumas dicas: 

1. Saiba quem é seu potencial associado

Entenda com quem seus consultores vão conversar: qual a idade média das pessoas, qual o gênero, o tipo de trabalho que possuem etc. Essas informações ajudam a dar o “tom” do script. 

Assim, você consegue ajustar a questão da linguagem, a forma como o consultor deve se apresentar e divulgar o serviço de proteção veicular. 

2. Divida o script de captação em etapas

O processo de captação de novos associados envolve diferentes etapas e isto precisa estar presente no script. 

Uma forma simples de dividir o roteiro é a seguinte:

  • saudação;
  • investigação do problema do lead;
  • confirmação de dados;
  • apresentação das soluções ofertadas pela associação;
  • oferta do serviço, com técnicas para incentivar o fechamento da adesão;
  • despedida. 

3. Use como base experiências de sucesso 

Em todo time de consultores, sempre há aqueles que possuem um desempenho acima da média. Sendo assim, analise a técnica dessas pessoas e observe as negociações que mais deram certo. 

A partir daí, crie um script que “reproduza” tais abordagens. Isso ajudará a nivelar o restante da equipe, gerando resultados positivos para todos. 

4. Dê treinamento

Ensine seus consultores a utilizar o script de captação. Esclareça dúvidas, faça dinâmicas simulando uma interação real com o associado e ajude-os a melhorar o processo de abordagem, de maneira a torná-lo natural. 

5. Analise e revise seu script

Por fim, é importante acompanhar o andamento das adesões depois do uso do script. Verifique como estão as métricas e faça uma reunião com os consultores. Pergunte se estão tendo dificuldades, questione sobre os benefícios percebidos e peça sugestões de melhorias. Isso é indispensável para otimizar o processo e manter uma evolução constante. 

A interação do Power CRM com o WhatsApp

Colocar em prática todas as informações apresentadas ao longo do texto vai melhorar bastante o trabalho da sua equipe durante a abordagem pelo WhatsApp. Contudo, você pode otimizar ainda mais esse processo usando o Power CRM. 

Esta é uma ferramenta criada especialmente para as associações de proteção veicular e  muito útil no contato com associados e potenciais associados. 

Uma das funcionalidades do Power é a integração com o WhatsApp, que facilita a comunicação entre consultor e usuário. Você pode utilizá-las de duas maneira principais:

  • enviando uma cotação de plano;
  • mandando um link para o pagamento da adesão e do plano contratado.

Esses passos são feitos na página principal do Power CRM, dentro do card correspondente ao usuário da negociação. 

Outro recurso interessante é que o consultor consegue personalizar a mensagem que o potencial associado recebe no momento em que a cotação ou link de pagamento é enviado. Isso ajuda na hora de criar uma abordagem mais eficiente.  Esperamos que o texto de hoje o ajude a melhorar a produtividade do seu time. Aproveite e converse com o presidente da associação onde atua e sugira também a contratação do Power CRM. Ele pode entrar em contato conosco e profissionais especializados vão apresentar todas as vantagens da ferramenta.

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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