O que é Análise SWOT e como essa ferramenta pode ajudar sua Associação de Proteção Veicular?

por | jan 13, 2023 | Blog, Gestão de Empresas, Marketing | 0 Comentários

Você já deve ter ouvido alguém falar algo a respeito da análise SWOT, não é mesmo? 

No entanto, à primeira vista, esse tipo de modelo analítico não fica tão claro sobre sua funcionalidade. É bem comum que diversas pessoas não saibam utilizá-lo, mesmo que este já seja antigo no mercado.

Pensando nisso, preparamos esse artigo que, além de lhe dizer que é a análise SWOT, também vamos trazer outros detalhes a respeito da mesma para que possa utilizá-la em sua associação de proteção veicular.

Aproveite e boa leitura!

O que é Análise Swot?

Caso nunca tenha sequer ouvido falar, saiba que a análise SWOT trata-se de uma sigla que refere-se a Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que traduzindo ficam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

É comum que se ouça falar a respeito deste método analítico como FOFA em cursos de faculdades cujo possuam a disciplina de Administração.

A SWOT foi criada com o propósito de avaliar grandes empresas. Apesar de não existir um registro bibliográfico que comprove o nascimento deste método, diversas fontes afirmam que seu desenvolvimento aconteceu na década de 60, por alguns professores da universidade de Stanford.

Segundo o Sebrae, para criar a FOFA, foram analisadas as 500 maiores companhias dos EUA, a fim de garantir a funcionalidade e veracidade do método.

Porém, a ferramenta se popularizou, e, hoje, faz parte de análises até mesmo de microempresas, sendo extremamente eficiente para descobrir mais informações a respeito de sua própria marca, permitindo trabalhar os lados fortes a fim de torná-los diferenciais que compensem – e muito- suas fraquezas.

Principais conceitos da SWOT

A SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico que permite analisar diversos aspectos do seu negócio. Mas o que cada palavra pertencente a sigla busca analisar?

Strengths (Forças)

Neste campo ficam separadas as vantagens, benefícios e exclusividades do negócio. É aqui onde você pode perceber como o seu produto ou serviço se diferencia dos demais.

Para descobrir suas forças, faça-se as seguintes perguntas:

  • No que a sua empresa é boa?;
  • Por que as pessoas buscam o seu serviço?;
  • O que fazemos que nenhum outro concorrente faz?;
  • O que fazemos melhor que nossos concorrentes?;
  • Por que as pessoas realmente contratam o seu serviço?

Weaknesses (Fraquezas)

As fraquezas tratam do oposto das forças. Ou seja, ela refere-se a aquilo que não impulsiona o seu negócio. A principal dica nesse campo é ser honesto, pois tentar manter uma pose arrogante irá lhe dar uma análise imprecisa da sua realidade.

Para descobrir suas fraquezas, as perguntas a serem feitas são:

  • Qual a reclamação mais frequente dos seus associados?;
  • Quais os motivos que fizeram a gente perder as últimas 3 vendas?;
  • Nossos colaboradores estão no maior nível de qualificação que podem chegar? Se não, por que?

Opportunities (Oportunidades)

Nas oportunidades, o olhar muda para o exterior, diferente da Força e Fraqueza, que olha para o interior da associação.

Você precisa avaliar fatores macro ambientais (como política, meio ambiente, tecnologia, economia) e micro ambientais (fornecedores, parceiros).

Threats(Ameaças)

Assim como nas oportunidades, as ameaças também tratam de fatores que você não tem influência, sendo praticamente impossíveis de prever ou evitar.

No entanto, ao identificar as possíveis ameaças, é possível começar a se preparar e tomar medidas para que quando os problemas surgirem, você ter condições de lidar com eles o quanto antes

Como usar esta ferramenta de planejamento estratégico na sua Associação?

Como podemos observar, a análise SWOT é um ótimo recurso para te ajudar a desenvolver a sua associação, uma vez que nela você pode identificar diversos fatores a respeito do seu negócio, inclusive aqueles que sequer tinha ideia que existiam.

E para usar essa ferramenta de planejamento estratégico de uma maneira efetiva, será preciso reavaliar os objetivos, metas e planos que tem para o negócio como um todo.

A partir do momento que entendemos nossas forças e fraquezas, é possível verificar se todos os processos realmente condizem com o seu serviço, e quais impactos causam na qualidade do que você oferece.

Logo, será possível fazer mudanças mais assertivas, fazendo sua solução se comunicar de maneira efetiva com o seu público alvo.

Os dados obtidos também vão lhe permitir identificar oportunidades únicas de negócio de antemão, assim como vão te ajudar a se preparar para eventuais adversidades.

Portanto, após a análise, o estratégico é quem deve decidir e direcionar, baseado nos dados, quais as melhores decisões para os cenários presente e futuro da associação.

Dicas para montar corretamente a matriz Swot

Montar uma análise SWOT não é difícil. Tudo que vai precisar é de um quadro branco, e um canetão. 

A partir disso, faça uma linha horizontal e vertical no quadro, dividindo-o em 4 partes. Atribua cada parte a uma das palavras da sigla e está pronta a sua matriz SWOT.

No entanto, é aqui onde o desafio começa, pois será dado início as perguntas feitas para se descobrir as informações necessárias a respeito de cada uma das áreas que essa ferramenta busca analisar.

Caso possua uma equipe responsável pelo estratégico, então os membros devem levantar tais questionamentos. Agora, se o que possui é uma equipe de gestores, então traga o seu time para a sala de reuniões e faça as perguntas a eles. Aproveite e dê espaço para que eles também levantam possíveis questionamentos.

Caso opte pela segunda abordagem, um brainstorm também é muito válido. Por vezes, seus colaboradores conseguirão ver o negócio de uma nova perspectiva, fazendo-o pensar em possibilidades que, sozinho, não seria possível.

Una o SWOT com O Power CRM e veja sua associação decolar!

Como pode ver, a análise SWOT é uma ferramenta simples, mas extremamente funcional, que revela diversos dados importantes para o estratégico de qualquer negócio. No entanto, ela não será capaz de modificar uma associação sozinha.

Para isso, será preciso contar com outros recursos, como o Power CRM, por exemplo. Unindo as informações obtidas em ambos, você conseguirá identificar oportunidades, superar suas fraquezas e ameaças, exaltar suas forças e, principalmente, se destacar no mercado!
O que está esperando? Peça para o presidente da sua associação entrar em contato com nossa equipe e garanta a nossa ferramenta para a sua companhia!

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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