O que são gatilhos mentais e como usá-los para captar mais leads em sua Associação

por | dez 21, 2022 | Blog, Marketing | 0 Comentários

Você sabe que gatilhos mentais podem agilizar decisões de fechamento de adesão?

Pois é, entendendo bem o que são gatilhos mentais e sabendo usá-los estrategicamente, os resultados de sua Associação de Proteção Veicular serão cada vez melhores. 

Isso porque, todo o trabalho que se tem para conseguir aquele tão esperado “sim” do potencial associado, pode acontecer mais rapidamente.

Quer saber como? Vamos te contar! Basta continuar a leitura. 

O que são gatilhos mentais e como eles atraem potenciais leads?

Gatilhos mentais são estratégias de persuasão utilizadas no marketing para que o receptor reaja à uma necessidade de ação. São estímulos psicológicos que impactam diretamente na mente de quem recebe a mensagem e induzem a uma reação. 

Sabe por que isso acontece?

Porque nosso cérebro está condicionado — ou programado — a responder de forma positiva a determinados estímulos específicos. 

Por isso que o consultor deve conhecer os principais gatilhos mentais e como pode utilizá-los. No entanto, é preciso ser cuidadoso para não parecer que está convencendo e induzindo os potenciais associados a tomarem uma decisão e agirem sem que ainda não estejam preparados. 

Gatilhos mentais e hacks mentais são a mesma coisa?

Tanto os gatilhos mentais como os hacks são técnicas da psicologia cognitiva que agem de forma a influenciar a audiência. Os hacks são como “caminhos mais curtos” para chegar à mente de um usuário e influenciá-lo. 

Para que fique mais fácil de compreender: quando você cria uma postagem para as redes sociais com algo divertido, você está usando um hack. Quando você cria uma oferta com tempo limitado, está usando um gatilho, o da urgência.

De forma resumida, o conceito de hack é mais amplo e abrange em seu escopo os gatilhos mentais.

Veja cinco exemplos de gatilhos bastante utilizados:

  • urgência: o potencial associado deve compreender que precisa decidir logo porque a oferta de adesão tem tempo limitado. Exemplo: “Você tem até dia xx/xx para aproveitar a oferta”;
  • escassez: na mesma linha da urgência, só que há um número limitado de ofertas ou que já estão acabando. Exemplo: “A oferta é válida para os 20 primeiros contatos”; 
  • prova social: usuários que já têm sua proteção veicular contam como estão tranquilos, pois não precisam se preocupar com algum tipo de evento. Exemplo: depoimentos de associados;
  • exclusividade: fazer o potencial associado se sentir especial. Exemplo: “Entre para este grupo VIP no WhatsApp e recebe nossa oferta”;
  • histórias: contar uma história ajuda o usuário a se conectar e até mesmo se identificar com o personagem e aumenta a possibilidade de convencimento. Exemplo: “Quer saber como fulano escapou de uma situação complicada por ter feito sua proteção veicular?”.

10 palavras que são gatilhos mentais poderosos e como usá-las em sua Associação

Olha só esta excelente dica: palavras que funcionam como gatilhos mentais e que você pode usar em suas ações de marketing na Associação.

Conheça 10 delas:

  1. grátis
  2. fácil 
  3. segredo
  4. porque / por que
  5. todo mundo
  6. todos
  7. ganhe
  8. agora
  9. comprovado 
  10. novo

Quando e onde usar gatilhos mentais

Não basta apenas saber o que são gatilhos mentais, sem que saiba em qual contexto eles devem ser usados. 

Essas palavras que citamos acima, por exemplo, podem ser usadas em diferentes canais de comunicação com leds e potenciais associados. 

Veja só:

No e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas eficazes de comunicação com leads em diversas etapas da jornada comercial.

Ele permite que se possa usar palavras persuasivas, como as que mostramos acima e os gatilhos, na linha de assunto, no corpo do e-mail e em botões de CTA (Call-To-Action). 

O gatilho de urgência, por exemplo, também pode aparecer em forma de um cronômetro, mostrando o tempo que o lead ainda tem para tomar sua decisão. 

Em landing pages

As landing pages são páginas cujo objetivo é a conversão. Elas são criadas para direcionar o visitante a realizar uma ação, que pode ser: 

  • baixar um material rico;
  • fazer a inscrição na newsletter;
  • solicitar uma cotação.

Neste tipo de material, os gatilhos devem ser distribuídos estrategicamente ao longo da página, para ajudar a converter visitante em lead.

Nos conteúdos 

Sim, a escrita persuasiva e os gatilhos mentais também podem ser usados em textos do site, artigos do blog e chamadas nas redes sociais de sua Associação. 

Lembre-se que oferecer conteúdo relevante é uma das melhores formas de gerar leads para sua Associação de Proteção Veicular. 

Exemplos de frases com palavras persuasivas e gatilhos mentais que você pode usar nos materiais de sua Associação

– Ganhe desconto na mensalidade indicando um amigo

– Infográfico grátis com dicas de como cuidar bem de seu veículo

– Por que todo mundo está aceitando a nossa oferta?

– Conheça o segredo para proteger seu veículo de qualquer tipo de evento

– Comprovado! Quem tem proteção veicular dorme bem mais tranquilo

– Corra para pegar nossa oferta, você só tem 12 horas para isso

– Entre para nosso grupo de associados VIPs e tenha acesso exclusivo às novidades 

– As 20 primeiras pessoas a solicitar orçamento terão desconto na contratação

Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. E sobre os gatilhos que mostramos hoje, eles podem ser usados nos recursos aos quais os associados do Power CRM têm acesso, como landing page e formulários personalizados, powerlinks para divulgação em redes sociais e muitos outros. Se quiser, conheça mais soluções que o Power CRM oferece. E não deixe de indicar nosso CRM para seu gestor e presidente da Associação.

<a href="https://site.powercrm.com.br/author/rovedo/" target="_self">Gustavo Torquette</a>

Gustavo Torquette

Sou co-fundador do Power CRM.

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