Quer aumentar o número de novos associados que chegam até a sua Associação de Proteção Veicular? Gostaria de mensurar melhor os resultados da sua equipe de consultores? Então, você precisa criar um processo de captação que lhe ajude a realizar todas essas atividades. Mas, como fazer isso?
Neste texto, vamos apresentar um processo objetivo, com quatro etapas essenciais, para que possa colocar em prática na sua associação.
Está preparado para ter mais performance? Então, venha conosco e boa leitura!
Por que é importante criar um processo de captação para sua associação?
O processo de captação de novos associados consiste em um conjunto de procedimentos simples e previsíveis que os consultores devem cumprir.
É como se fosse um roteiro que ajuda o time comercial a negociar melhor e ter mais retorno positivo no momento da adesão.
Elaborar tal processo gera diversos benefícios para a sua associação. Entre eles, podemos citar:
possibilidade de mensurar o desempenho dos consultores que trabalham com você;
facilidade para treinar novos colaboradores;
melhoria da produtividade do time, que pode atuar de forma mais precisa, sabendo como agir em cada etapa da captação;
identificação de gargalos na jornada comercial;
diminuição de erros;
replicação de conhecimento.
Captação de novos associados na prática: 4 etapas essenciais
Você precisa saber que o processo de captação pode ser construído de diferentes formas, levando em conta a realidade da sua Associação de Proteção Veicular. Entretanto, aqui apresentamos quatro etapas que se ajustam à maior parte dos casos.
1. Prospecção
Esta é a etapa inicial de toda captação de novos associados. É aquele momento do primeiro contato. Ele pode ocorrer por meio do recebimento de uma cotação, mensagem por email, ligação telefônica ou até mesmo pela importação de lista de bancos de dados.
Aqui o objetivo dos consultores deve ser entender melhor quem é esse prospect. Ou seja, quais suas dores, quais desafios estão enfrentando, qual o motivo de buscarem uma Associação de Proteção Veicular etc.
Reunir todas essas informações é importante para que seu time chegue mais preparado à fase de abordagem e consiga criar um relacionamento de confiança com o cliente.
Caso você tenha dificuldade com esta etapa, um software CRM pode ajudá-lo.
O Power CRM, por exemplo, é voltado em específico para associações de proteção veicular. Ele centraliza todos os dados das cotações recebidas, bem como permite a importação de listas de contatos para o sistema.
Assim, você consegue verificar todos os leads que entraram na sua jornada comercial e trabalhar em cima deles.
2. Abordagem
Depois de pesquisar sobre seu potencial associado, é importante criar uma estratégia de abordagem personalizada. A ideia aqui é fazer uma proposta que atenda a necessidade do lead ao invés de apresentar vários planos ou soluções que a sua associação possui.
Seus consultores devem focar naquilo que a pessoa precisa e explicar como tal solução vai ajudá-la. Ou seja, a ênfase deve estar no potencial associado, que precisa sentir-se ouvido e compreendido.
Essa personalização ajuda seu time a se conectar melhor com quem está conversando e facilita o seguimento do lead dentro do funil comercial.
3. Negociação
A fase da negociação na captação de novos associados pode ter tempos de duração variados. E esse período tem relação direta com a etapa anterior.
Sendo assim, quanto menos eficiente tiver sido a abordagem, mais longa tende a ser a negociação. Afinal, tendem a surgir mais dúvidas, as soluções apresentadas podem não fazer sentido para o lead etc. Nestes casos, o consultor precisará de esforço extra para finalizar a captação.
De modo geral, a negociação é o momento de fazer os ajustes finais para levar o potencial associado a finalizar a adesão.
Portanto, seu time deve fazer uso de técnicas de persuasão para gerar senso de urgência no interessado. Isso pode ser feito com a oferta de descontos, brindes, condições especiais, entre outras opções.
Aqui também vale oferecer condições de pagamento flexíveis, caso seu consultor tenha autorização para isso.
No Power CRM, você consegue habilitar e desabilitar esse tipo de permissão, bem como verificar quantas negociações estão em andamento e quais consultores estão vinculados a cada uma delas.
4. Fechamento
Esta é a etapa em que o consultor conclui a captação e o lead se torna, de fato, um novo associado. Aqui ocorre a assinatura do contrato e o pagamento da adesão.
Para chegar até este momento, é importante que todas as etapas anteriores tenham sido seguidas pelo seu time. Dessa maneira, durante o fechamento será preciso resolver apenas pequenas questões burocráticas ou técnicas, como o processo de vistoria, a liberação para cadastro etc.
Todos esses pontos também podem ser acompanhados diretamente pelo PowerCRM, o que facilita o processo de acompanhamento e a resolução de possíveis problemas de forma rápida.
A construção do processo de captação: conversando com seus consultores
A melhor maneira de construir um processo de captação é conversando com seu time de consultores. Afinal, são eles que estão em contato direto com associados e possíveis associados.
Assim, conseguem perceber quais estratégias dão mais resultado, quais os gargalos dentro da jornada comercial, quais as dificuldades enfrentadas etc.
Ter esses feedbacks é muito importante. Eles vão ajudá-lo, enquanto gestor, a ajustar as quatro etapas apresentadas de acordo com a sua realidade. Sendo assim, é possível acrescentar outros pontos no processo, por exemplo.
Além disso, você poderá criar técnicas de abordagem ou de negociação adequadas para seu time. Isso tende a gerar mais engajamento dos consultores.
Bem, esperamos que o texto de hoje tenha sido útil para seu cotidiano profissional e melhore a produtividade da equipe com a qual trabalha.
E, caso queira uma ajuda extra para a captação de novos associados, conte com as soluções do Power CRM.Converse com o presidente da sua Associação de Proteção Veicular e sugira que ele entre em contato conosco para saber mais informações sobre o sistema.
Um gestor precisa ter em mãos mais do que apenas uma ferramenta para contar. Afinal, você lida com os mais diversos dados durante sua rotina e somente conhecendo as métricas essenciais é possível ter um desempenho satisfatório.
No seu ambiente, entender como funciona a CPL, o LTV, a CAC e a importância do cálculo do ROI é extremamente importante.
Mas, o que significam essas siglas, quais são suas funções e como é possível aplicá-las dentro da sua associação? Abaixo você pode conferir um pouco mais de tudo isso!
4 Métricas essenciais que você precisa conhecer
No mercado, existem diversas métricas diferentes que podem ser aplicadas para o desenvolvimento dos mais variados tipos de estratégia. Principalmente, as de marketing digital.
Entretanto, quatro dessas são consideradas métricas essenciais dentro de qualquer planejamento. São estas:
ROI;
LTV;
CAC;
CPL.
Utilizar esses dados em conjunto com programas de gestão como o Power CRM facilita a organização das informações recebidas de seus leads. Além disso, também permite uma conversão mais fácil, já que o contato direto com a pessoa é bem simplificado.
Fora que a utilização de ferramentas e métricas também o permitirá mensurar resultados de forma orgânica, acelerando o seu acesso aos dados que tanto precisa.
Mas como é possível utilizá-las da melhor maneira? Como se faz um cálculo ROI, de CPL, de um LTV ou de um CAC? E, afinal, por que todas essas informações são importantes? É isso que vamos explicar nos próximos tópicos.
CPL é uma das métricas essenciais mais utilizadas dentro do marketing digital e significa Custo por Lead. Ou seja, através dela é possível calcular e descobrir o quanto você está investindo para transformar as pessoas que acessam seu site em leads.
Além disso, você consegue mensurar quantos leads, de fato, estão sendo convertidos através do site da sua associação.
A seguir, explicamos como calcular CPL!
Como calcular CPL
O cálculo pode ser feito da seguinte maneira:
Faça o levantamento do valor investido;
Depois, divida esse valor pela quantidade de leads gerados;
O resultado da conta será o seu CPL.
Aqui está um exemplo:
Investimento realizado = R$ 1.000,00;
Número de Leads que foram gerados com este investimento: 100;
CPL = 1000/100 = R$ 10,00
O que é e como calcular LTV e CAC?
LTV e CAC são duas métricas que funcionam em conjunto para que você consiga atingir os resultados desejados.
Porém, no caso do CAC, é possível aplicá-lo de forma individual, a depender do planejamento feito pelo time da sua associação.
LTV
LTV trata-se do Lifetime Value. Sua conta pode ser tida como a segunda maneira de calcular o ROI.
Ela está diretamente ligada a negócios que funcionam no modelo de assinaturas ou pagamento de mensalidades, como é o caso das associações de proteção veicular.
Ou seja, se você vende serviços e seu associado os assina, é o LTV que se utiliza para calcular o ROI.
CAC
O CAC trata-se do Custo de Aquisição do Cliente. Logo, ele é uma métrica que mede o quanto um novo associado custa para a sua associação.
Essa informação leva em conta também a vida útil da interação do associado com o negócio, o lucro gerado através dele e os canais viáveis de aquisição desse perfil de usuário.
Mas, é claro que somente a definição não basta. Quer conferir como calcular LTV e CAC? Então, confira essas fórmulas!
Como calcular LTV e CAC
Para calcular o LTV, você precisa destas informações:
valor do produto (ou da assinatura);
número de repetições da transação (meses da assinatura);
tempo de retenção média (ano).
Já no caso da CAC, o cálculo levará em conta estes dados:
investimento para aquisição do associado;
número de associados.
Para que os cálculos fiquem mais claros, segue um exemplo de cada uma das fórmulas aplicadas:
LTV: Valor do produto * Número de repetições da transação * Tempo de retenção média.
Se dissermos que o valor do produto é de R$ 30,00, o número de repetições da transação é 12 e o tempo de retenção é 1, a conta ficaria assim:
30 * 12 * 1 = 360
CAC: Investimento para aquisição do associado / Número de associados
Se dissermos que o investimento para aquisição é de R$ 1.000,00, e a quantidade de associados é de 100, então a conta fica assim:
1000/100 = 10.
A importância do cálculo ROI
O Retorno sobre Investimento, conhecido como ROI, é uma das métricas essenciais mais utilizadas do mercado. Ela se trata de um indicador de desempenho cujo objetivo é avaliar o custo-benefício de determinado investimento.
Existem duas maneiras de se fazer o cálculo ROI. Uma é voltada para vendas únicas. Já a outra é igual àquela usada para definir o LTV (que mostramos anteriormente) e é indicada para as transações que envolvem cobranças de mensalidades, caso das associações.
Como fazer o cálculo do ROI
Aqui vamos apresentar a fórmula do ROI direcionada para negócios que trabalham com vendas únicas. Afinal, a fórmula do cálculo da LTV, você conferiu em tópicos anteriores.
Tendo isso mente, para calcular o ROI, você precisa dos seguintes dados:
investimento realizado;
valor do produto;
total de vendas;
ganho obtido;
Nesse cenário, a conta fica desta forma:
R$ 100,00 (Investimento realizado)
R$ 150,00 (Valor do produto) * 30 (Total de vendas) = R$ 4.500,00 (Ganho obtido).
ROI = (valor arrecadado – investimento) / investimento.
ROI = (4.500,00 – 100,00) / 100,00.
ROI = 44
ROI (%) = 44 x 100 = 4.400%
Como deu para perceber, todas as métricas aqui apresentadas são extremamente importantes para a evolução da sua associação.
Sendo assim, é necessário conhecer e aplicar cada uma delas na hora de tomar decisões gerenciais. Isso o ajudará a agir de forma mais precisa e ter resultados efetivos no cotidiano. Está procurando por uma ferramenta que possa tornar os desafios da sua associação mais simples? Então, não deixe de conferir mais informações sobre o Power CRM e apresente-o ao seu presidente! Ao entrar em contato conosco, vocês vão perceber que nosso sistema é a solução que estavam procurando!
Quer se relacionar melhor com seus associados? Deseja aumentar a quantidade de captações e espera que os consultores tenham abordagens eficientes na hora das negociações? Ao entender o que é CRM e aplicá-lo dentro da sua associação, você consegue atingir os objetivos citados, além de alcançar vários outros benefícios.
Hoje, vamos explicar tudo relacionado ao tema, incluindo o conceito de CRM, suas vantagens e a relação que possui com as estratégias de marketing. Além do mais, mostraremos a importância de uma associação veicular utilizar tal sistema nas atividades cotidianas.
Sendo assim, siga conosco e fique por dentro de um conteúdo que fará a diferença no crescimento do seu negócio. Aproveite!
Entendendo o que é CRM
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que significa gestão de relacionamento com o cliente.
Ele é uma ferramenta, um sistema, cujo objetivo é facilitar e melhorar a relação que as empresas possuem com seu público. E, no caso das associações, o CRM facilita todo o processo de contato não apenas com os associados e possíveis associados, mas também com consultores.
Quando você faz uso desse sistema no cotidiano do seu negócio, consegue reunir vários dados importantes em um único local, o que permite tomar decisões mais rápidas e assertivas. Além disso, ele facilita a integração entre times e contribui para o desenvolvimento de melhores estratégias de marketing, suporte, captação etc.
Quais os tipos de CRM?
O mercado disponibiliza diferentes tipos de CRM, cada qual com objetivos específicos. Alguns têm funções mais amplas e outros dão ênfase em determinados setores. Tendo isso em mente, podemos dividir um sistema CRM em:
CRM Operacional
É uma ferramenta voltada para a área de suporte, que cuida das reclamações e elogios recebidos do público, bem como das principais atividades dos consultores e vendedores.
CRM Analítico
Este tipo de sistema dá ênfase nas atividades de marketing, coletando dados que ajudam na criação de diversas estratégias.
CRM Colaborativo
O CRM colaborativo tem a função de interligar as áreas de vendas, marketing e suporte, fazendo com que esses times se ajudem mutuamente.
CRM Estratégico
Este é o sistema CRM mais completo, pois possui todas as funções anteriores, fazendo com que o seu negócio possa atuar de forma integrada e estratégica.
Principais vantagens de utilizar um sistema CRM
Agora você já sabe o que é CRM. Mas, afinal, por que vale a pena investir nesse tipo de ferramenta quando você pode fazer todo gerenciamento de dados de forma manual?
Bem, se tiver uma pequena associação, com poucos setores e colaboradores, talvez essa técnica funcione. Contudo, à medida que sua associação crescer, trabalhar dessa maneira não será mais tão positivo. Os motivos são simples: dificuldade para atualizar todas as informações, falhas de comunicação entre setores e esforço para interpretar dados separados de forma conjunta.
Diante desse cenário, o CRM surge como uma ferramenta de extrema importância para quem quer ter uma visão ampla do próprio negócio e mais produtividade nas atividades desenvolvidas. Fora isso, as principais vantagens de você adotar um sistema de gestão de relacionamento com o cliente incluem:
Automação de processos
Você sabe o trabalho que dá ter que atualizar dados diariamente ou cobrar dos consultores um retorno sobre o andamento das negociações iniciadas. Ao utilizar um CRM, essas e várias outras tarefas podem ser automatizadas. Isso poupa tempo, bem como evita erros e atrasos no acompanhamento das informações.
Além do mais, processos automatizados melhoram a comunicação entre setores e lhe dá uma visão mais clara do que está acontecendo dentro do seu negócio em tempo real. Consequentemente, torna-se mais fácil tomar decisões ou mesmo realizar ajustes nas atividades que estão sendo desenvolvidas.
Centralização de dados
Sem um sistema CRM, cada setor guarda seus dados em arquivos próprios. Isso dificulta que os colaboradores trabalhem de forma colaborativa. Afinal, cada vez que a área de captação, por exemplo, quiser ter acesso às informações do time de marketing precisará entrar em contato com o pessoal e esperar que encontrem e passem o que foi pedido. Isso atrasa vários processos.
Também é importante lembrar que dados descentralizados têm maior propensão de se perderem, o que pode gerar muitos transtornos.
Além de evitar esses problemas, o CRM faz com que você não fique dependente de uma única pessoa para ter acesso a informações relevantes ou com receio de perder dados de um possível associado depois que um consultor sai do negócio.
Melhor compreensão das necessidades do cliente
Como você já sabe, o CRM facilita o processo de interação com o cliente. Isso porque é possível acompanhar de perto os contatos feitos pela sua equipe, bem como estruturar todos os pontos de comunicação.
Essa dinâmica faz com que você consiga perceber em quais momentos há maiores entraves para o fechamento do negócio e compreender por que isso está ocorrendo. Consequentemente, você passa a ter uma visão melhor das necessidades do seu associado e pode criar estratégias para conquistá-lo de forma mais efetiva.
Usando informações de setores separados, esse processo de análise passa a ser muito mais complexo, já que envolve ter de coletar dados das áreas individualmente, compará-los e cruzá-los entre si.
Integração entre diferentes plataformas e times
Outra grande vantagem de investir em um CRM é que ele possibilita a integração entre os times, como já explicamos, mas também entre plataformas. Isto significa que você consegue conectar ao sistema vários tipos de ferramentas.
No caso do Power CRM, por exemplo, o software possui integração com o app Visto, para realização de vistorias online, e com o SGA, um sistema que faz a gestão do associado.
Essa dinâmica tecnológica aumenta a produtividade do seu negócio, dando mais agilidade aos processos.
Como o CRM ajuda nas estratégias de marketing?
Nos tópicos anteriores, apresentamos as vantagens gerais que um sistema CRM oferece. Agora, daremos ênfase na relação dele com a área de marketing. Em especial quando se trata de inbound marketing, cujo objetivo é fazer seu negócio ser encontrado por possíveis clientes.
Tendo isso em mente, a relação entre CRM e marketing é muito próxima. Afinal, o programa ajuda a unir processos e informações que possibilitam um acompanhamento completo de várias ações envolvendo atração, conversão, retenção, monitoramento e satisfação do seu público.
A seguir, explicamos de forma mais detalhada como tudo isso ocorre.
Melhor acompanhamento das etapas do funil comercial
Por meio do CRM, você consegue acompanhar claramente a eficácia do funil comercial da sua associação. Isso porque fica mais fácil verificar como está o fechamento de negócio em cada etapa da jornada.
Ou seja, com todos os dados registrados no programa, é possível analisar, por exemplo:
quantas novas captações são feitas pelos consultores;
quantos contatos são necessários da primeira interação até a concretização do negócio;
o número de desistências que ocorrem no meio nas etapas intermediárias do funil comercial etc.
Tudo isso dá a você a possibilidade de aperfeiçoar estratégias, reduzir etapas da jornada de compras, se necessário, e melhorar a comunicação com o associado.
Análise de métricas e criação de estratégias de marketing
A relação entre CRM e marketing também é importante para a análise de métricas. Afinal, o sistema o ajuda a fazer conexões mais precisas e entrega relatórios completos. Desse modo, você passa a ter acesso a vários dados importantes de forma simples e rápida.
No Power CRM, por exemplo, são gerados relatórios que mostram a origem dos leads, os possíveis motivos de perdas, quais consultores fazem mais captações, o tempo médio das captações, entre outras questões relativas ao funil comercial etc.
Tudo isso, além de ficar arquivado em um único local, facilitando todo o acesso, contribui para a criação de estratégias de marketing. Dessa maneira, seu time consegue montar campanhas, desenvolver técnicas de abordagem, criar anúncios etc.
Quando uma associação deve investir em CRM?
Entender o que é CRMé o primeiro passo para adquirir tal ferramenta. Todavia, quando é o momento certo de fazer esse investimento? Muito provavelmente você também tem essa dúvida ao pensar na sua associação.
Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que qualquer empresa ou associação pode e deve fazer uso de um sistema de gestão de relacionamento com o cliente/associado. Isso independentemente do tamanho ou do tempo de atuação no mercado.
Entretanto, existem momentos em que adotar essa ferramenta passa a ser necessário para o crescimento do seu negócio. E são essas ocasiões que apresentamos nos tópicos a seguir.
Captações em baixa
Caso a sua associação esteja apresentando um baixo número de captações, você precisa parar e entender qual etapa da jornada de compras apresenta entraves. Desse modo, poderá realizar ajustes certeiros para resolver o problema.
E, dentro desse cenário, o CRM é perfeito para lhe dar essa visão, pois mostra em qual ponto do funil cada lead se encontra. Além disso, você consegue visualizar métricas, tipos de abordagem que já foram utilizadas e não deram resultado, possíveis reclamações dos associados ou dos consultores, entre outras questões.
Processos com pouca integração
Quando os times de uma associação não trabalham de forma colaborativa, ocorrem falhas de comunicação, processos precisam ser repetidos e os custos aumentam. Além disso, possíveis dúvidas dos associados demoram para serem sanadas, já que o fluxo de dados está desalinhado. Isso acarreta inúmeros problemas, inclusive diminuição de captações.
Se sua associação estiver vivenciando esses problemas, chegou o momento de adquirir um CRM para ajudá-lo a colocar os processos em ordem. Afinal, como mostramos anteriormente, este software centraliza informações e ajuda a integrar times e ferramentas.
Dessa maneira, os vários setores da sua associação vão conseguir trabalhar de forma integrada e com mais produtividade. Isso é bom para você, para o negócio, para os colaboradores e, é claro, para os associados.
Dificuldade para tomar decisões
Você precisa tomar decisões todos os dias dentro da associação e sabemos que isso pode ser desafiador.
Boas decisões dependem de análises precisas, baseadas em dados que o ajudem a descobrir o que precisa ser alterado. Porém, quando não há relatórios atualizados, fica complicado entender o que está dando errado e fazer escolhas corretas.
Caso esse seja um problema recorrente no seu negócio, vale a pena fazer uso de um CRM e perceber o quanto tal ferramenta pode facilitar seu cotidiano.
Por que utilizar um CRM para sua Associação de Proteção Veicular?
Até o momento, falamos sobre CRM de forma geral e do quanto ele é importante para empresas de todos os ramos, incluindo as associações.
No mercado, existem diferentes sistemas disponíveis no mercado, como o RD Station, o Salesforce, o HubSpot, entre outros.
Entretanto, se você possui uma associação para proteção veicular, saiba que vantagens de utilizar um sistema criado especialmente para o seu negócio, como o Power CRM, são inúmeras. Afinal, a ferramenta terá funções desenvolvidas para facilitar questões próprias do seu dia a dia.
Nos tópicos a seguir, detalhamos alguns dos principais motivos para você utilizar um CRM para associação de proteção veicular.
Maior velocidade para envio de cotações
Por meio do Power CRM, é possível automatizar várias ações relacionadas ao envio de cotações para potenciais associados. Isso pode ser feito, por exemplo, usando integrações nativas com a tabela Fipe, com o Detran e o Denatran. Assim, todo o processo de pesquisa de placas e preenchimento de dados passa a ser feito muito mais rapidamente.
Além disso, você consegue criar páginas online que seu público acessa e, depois de completar algumas informações, recebe a cotação para o veículo que possui. Tudo de forma rápida, simples e vinculada ao sistema CRM.
Possibilidade de configuração de tabelas
Outra grande vantagem de usar um CRM próprio para associação de proteção veicular é que você consegue configurar tabelas de acordo com os serviços que oferece e as características do seu negócio.
Sendo assim, é possível criar tabelas com tipos de proteção ofertada, veículos cobertos, valores, descontos específicos, cidades atendidas etc.
Fazer essas configurações agiliza vários processos, bem como evita erros no envio das cotações por parte dos consultores. Consequentemente, todo o trabalho flui com maior eficiência.
Análise de desempenho dos consultores
Medir o desempenho dos consultores que trabalham com você é importante para o desenvolvimento do negócio. Afinal, com base nessas métricas, é possível perceber quem traz os maiores rendimentos para a associação e quem do time está apresentando dificuldades.
Desse modo, você pode promover treinamentos para o pessoal que está com baixa performance e incentivos para quem vem se destacando. Isso tende a estimular a equipe, melhorando a motivação e, por consequência, os resultados de captação.
Melhor organização do fluxo de captações
Com um CRM para associação de proteção veicular, você consegue visualizar todo o fluxo de captações do seu negócio. Isso significa observar quais são as novas cotações recebidas, o que está em processo de negociação, quais veículos estão na vistoria e aqueles que já foram liberados. Além, é claro, das captações concretizadas.
Junto a tudo isso, também é possível ver quais são os consultores responsáveis por cada cotação e em qual processo da jornada eles estão. Ter essa perspectiva geral é extremamente útil para o desenvolvimento de estratégias e resolução de possíveis problemas.
Possibilidade de realizar captações online
Uma das possibilidades do Power CRM aqui é fazer uso dos powerlinks que podem ser divulgados de forma digital. Neste caso, quando um potencial associado acessar o powerlink, já será direcionado para uma página de cotações online, que estará vinculada ao Power CRM.
Além do mais, o sistema oferece outra funcionalidade exclusiva: o potencial associado consegue fazer pagamentos de adesão de forma automática, sem nem precisar conversar com um consultor.
A importância de preparar sua associação para fazer uso de um CRM
Diante de tudo o que explicamos até o momento, temos certeza que você ficou interessado em adquirir um CRM para a sua associação. Todavia, ao contratar esse tipo de ferramenta, lembre-se de realizar treinamentos com a sua equipe para que todos saibam como utilizá-la.
De nada adianta jogar o sistema em cima dos consultores e dos gestores sem uma preparação. É preciso mostrar a eles o funcionamento da ferramenta e quais os benefícios que trará para o trabalho cotidiano. Além disso, escolher o CRM adequado para o seu negócio, com recursos específicos, faz toda a diferença para o engajamento do time.
Conhecendo o Power CRM
O Power CRM é um sistema voltado exclusivamente para associações de proteção veicular. Ele foi criado em 2017 e já foi utilizado para a criação de mais de 2 milhões de cotações, possui mais de 400 associações vinculadas e 15 mil usuários.
Seu sistema é totalmente voltado para facilitar o cotidiano dos consultores, garantir a satisfação dos associados e melhorar o processo de gestão. Nossas soluções incluem:
acompanhamento dos leads dentro do funil de comercial;
agendamento de atividades e lembretes;
landing page integrada com o CRM;
disponibilização de powerlinks;
comparativo de planos;
pagamentos online;
fluxo para acompanhamento dos consultores;
criação de preços por cidade e modelo de carro;
cotações rápidas, feitas em menos de um minuto;
vendas online;
split de pagamento que divide comissões e pagamento de forma automática;
integração com o app Visto, que realiza vistorias online;
sincronismo com o SGA, sistema de pós-venda que faz a gestão do associado;
relatórios;
importação de lista de leads do excel.
Sendo assim, que tal adotar o Power CRM? Entre em contato conosco para conhecer melhor todas as funcionalidades disponíveis e, assim, fazer sua associação de proteção veicular crescer cada dia mais!
Você tem dificuldade de fazer captações pelo WhatsApp ou até mesmo usando o telefone? Esse é um problema recorrente, que afeta diretamente as captações de novos associados e tende a deixar os gestores em estado de alerta.
Caso você se encontre nesse tipo de situação, o texto de hoje vai ajudá-lo a melhorar seu desempenho. Boa leitura!
A importância das captações pelo WhatsApp e por telefone
Nos dias de hoje, as pessoas estão com a rotina cada vez mais agitada. Por isso, dificilmente, uma pessoa terá tempo de encontrá-lo pessoalmente e ouvir sua proposta sobre um serviço ou produto.
Sendo assim, dominar técnicas de captações pelo telefone torna-se indispensável para as associações que desejam crescer. E, com as novas tecnologias, também não podemos esquecer das captações pelo WhatsApp.
Tendo isso em mente, você precisa estar à vontade para captar a distância. Do contrário, as novas captações vão diminuir cada vez mais. Entretanto, como fazer isso? Nos próximos tópicos, separamos importantes dicas que vão ajudar consultores e gestores a terem mais produtividade.
6 Técnicas de captações por telefone para você se destacar
As seis técnicas de captações pelo telefone listadas abaixo são bem simples de colocar em prática, mas fazem total diferença na hora de alcançar novos associados.
1. Faça um roteiro de abordagem
Planeje o que você vai falar durante o contato por telefone. Isso faz com que a conversa seja mais objetiva e o ajuda a organizar argumentos para possíveis questionamentos ou dúvidas do potencial associado.
2. Estruture a captação em etapas
Em geral, as pessoas não querem permanecer muito tempo em uma ligação ouvindo uma proposta. Dessa maneira, o ideal é quebrar o processo em etapas e definir objetivos específicos para cada ligação realizada para o lead.
O Power CRM pode ajudar você a definir os compromissos que terá com cada potencial associado. Nele você consegue registrar e programar atividades para não perder nenhum compromisso.
3. Cuide da sua postura na hora da conversa
Mesmo que ninguém esteja vendo você, manter uma postura ereta na hora da ligação impacta positivamente no seu tom de voz e melhora até sua autoconfiança. Portanto, nada de sentar largado na cadeira.
4. Pesquise e conheça o potencial associado
Pela falta do contato físico, é importante buscar outras maneiras de criar empatia com seu possível associado. Desse modo, antes de fazer uma ligação, informe-se um pouco mais sobre ele. Isto inclui seu estilo de vida, tipo de trabalho etc. Assim, poderá fazer uma abordagem mais personalizada.
5. Use um headset em vez do telefone
Ao fazer vendas por telefone, vale a pena investir em um headset (fone com microfone) e utilizar a internet para entrar em contato com os leads. Dessa maneira, você fica com as mãos livres para anotar todos os dados da pessoa e pode fazer isso diretamente no computador.
6. Coloque o cliente no centro da conversa
Colocar o cliente no centro da conversa é uma das principais técnicas de captação pelo telefone que você deve adotar. Isso porque ela ajuda a criar conexão e prende a atenção do ouvinte, deixando-o mais predisposto a ouvir os benefícios do serviço que você está oferecendo.
6 Dicas de captação usando o WhatsApp para perder o medo do digital
Investir nas captações pelo WhatsAppé algo extremamente necessário. Afinal, quantas pessoas você conhece que utilizam essa ferramenta? Ela está cada vez mais popular nos dias de hoje.
O Power CRM, inclusive, disponibiliza para você uma página de site na qual é possível vincular seu número de WhatsApp. O Powerlink dessa página pode ser divulgado em todas as suas redes sociais. Assim, quando um possível associado acessar o endereço, vai cair no site e poderá entrar em contato com você diretamente pelo WhatsApp. Tudo de forma rápida.
Sendo assim, mesmo que não esteja tão familiarizado com o mundo digital, fique de olho e aproveite as seis dicas abaixo. Temos certeza que, em pouco tempo, poderá ter um retorno positivo nas captações realizadas.
1. Faça uso das listas de transmissão
As listas de transmissão permitem que você envie mensagens para até 256 contatos diferentes de uma única vez. O melhor é que o recado chega a cada pessoa de forma individual, o que ajuda no processo de interação.
2. Use o WhatsApp Web
O WhatsApp Web é um recurso do WhatsApp que permite abrir o aplicativo diretamente no computador. Assim, você pode conversar com os leads com maior agilidade e preencher todas as informações captadas diretamente no sistema de gerenciamento da sua associação.
3. Estruture um calendário de mensagens
Quando você trabalha com captações pelo WhatsApp é comum ter vários contatos na sua agenda. Além disso, muito provavelmente, cada um deles está em uma etapa específica da jornada de compra.
Desse modo, é importante criar um calendário de mensagens para nutrir esses leads corretamente e dar andamento ao processo de captação.
4. Divulgue informações no status do WhatsApp
O status do WhatsApp é um ótimo recurso para divulgar promoções, campanhas ou informações que você considere relevantes sem ser invasivo com seus contatos. Sendo assim, abuse desse recurso nas suas atividades cotidianas.
5. Tenha um WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma versão profissional do WhatsApp. Dentro dela, você consegue inserir várias informações específicas do seu negócio, como horário de funcionamento, endereço, contato de e-mail etc.
Nossa dica, nesse caso, é usar apenas a versão Business para conversar com associados e possíveis associados. Assim, você transmite maior profissionalismo e separa suas mensagens pessoais daquela do trabalho.
6. Caso envie áudios, seja breve
Enviar áudios pode ser uma boa forma de se aproximar dos potenciais associados ou explicar melhor algumas informações. Entretanto, evite mensagens longas, com mais de um minuto. Afinal, ninguém quer passar muito tempo ouvindo áudio de pessoas que mal conhece.
Esperamos que você tenha aproveitado as técnicas de captações pelo telefone e usando o WhatsApp que apresentamos ao longo do texto. Agora, basta aplicá-las em seu cotidiano. Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de conteúdos voltados para Associações de Proteção Veicular. E caso tenha interesse no Power CRM, indique para que o Presidente de sua Associação solicite contato.
Captar associados online para sua associação parece uma tarefa difícil? Que nada!
Vamos te mostrar, neste artigo, que a captação online é simples e essencial para aumentar o número de associados de sua Associação de Proteção Veicular.
É difícil captar associados online? Como fazer isso?
Não é difícil captar associados online. Tudo o que sua associação precisa é saber quais ferramentas utilizar e como fazer e, principalmente, ter um recurso que possibilite o acompanhamento desses leads (e futuros associados) pelo funil comercial — como o Power CRM.
O CRM projetado especialmente para Associações de Proteção Veicular permite que se faça o acompanhamento dos leads em tempo real. Dessa forma, fica bem mais fácil saber o que fazer para ir levando o lead até o fechamento da adesão.
Lembre-se que não basta somente aumentar as captações online. Esse é o primeiro passo, depois disso há todo o processo de direcionar o potencial associado à adesão.
A captação de potenciais associados pode ser feita de diversas formas: por meio de postagens do blog, publicações nas redes sociais da associação, pelo Google Ads etc. Sobre isso, temos dicas ótimas no último tópico.
Vantagens de aumentar captações online para sua associação
Ao aumentar captações online, aumentam potencialmente as possibilidades de adesões.
Isso significa que sua Associação de Proteção Veicular vai crescer, aumentando significativamente o número de associados.
Além disso, quanto mais associados são captados, mais aumenta a visibilidade de sua associação. Para captá-los, sua associação terá mais ações online e será cada vez mais vista e conhecida.
É necessário lembrar que as captações acontecem por meio de ações coordenadas em seus canais de divulgação, como as redes sociais, o WhatsApp, o e-mail marketing.
Outras vantagens são:
maior chance de adesão: quando alguém troca seus dados por algum tipo de material rico ou na assinatura de uma newsletter é porque esse visitante tem realmente interesse na proteção veicular. Sendo assim, as chances de ele fechar uma adesão com sua associação são grandes;
caso o lead não feche uma adesão de imediato, ele não deixa de estar ao alcance de sua associação, pelo contrário, ele continua lá, pronto para ser nutrido e direcionado pela jornada, até que decida tomar a decisão de fechar a adesão.
Como captar associados online? 4 dicas matadoras
Agora que você já sabe um pouco sobre a importância e as vantagens da captação online de associados, precisa saber como captá-los.
Basta um formulário de assinatura de newsletter, a oferta de um material rico (como infográfico ou e-book) ou mesmo uma CTA direcionando a um formulário de cotação online e pronto, lá está seu lead.
2 – Não subestime o poder do WhatsApp
O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais utilizados no país. Muitas organizações utilizam o app como meio de alcançarem seu público-alvo e, é claro, captar mais leads.
Não sei se você sabe, mas as pessoas adoram ver stories. Esse é um recurso que possibilita criar conteúdo criativo e até divertido. Use efeitos de vídeos, faça lives, instigue os usuários a interagirem.
Além disso, também é possível colocar CTAs, dizendo ao usuário o que ele deve fazer. Por exemplo: “Clique para receber uma cotação”.
Além do tráfego pago gerado pelo site ou blog de sua associação, pense na possibilidade do tráfego pago.
Tráfego pago ou links patrocinados são aqueles anúncios que aparecem nos resultados do Google, quando pesquisamos por alguma palavra-chave ou determinado assunto.
Com o Power CRM em sua associação e essas super dicas que demos aqui, é bom se preparar para a chuva de leads (e lembre-se de nutri-los bem, até que tomem a decisão de fechar a adesão).
Sua associação já tem o Power CRM? Se não, faça a sugestão ao seu diretor!